08/03/2023 às 16h21min - Atualizada em 08/03/2023 às 16h18min

Entenda quais são os tipos de funil de vendas e seus processos

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Hoje, são inúmeras as estratégias e inovações que empreendedores e gestores devem considerar, o que dificulta não se perder. Porém, alguns merecem destaque, inclusive os diferentes tipos de funil de vendas, que se priorizado pode ter um impacto significativo.

 

Muitas pessoas dedicam todos os seus recursos às estratégias de marketing e comercial, sem pensar que essas frentes também dependem do funil de vendas e da jornada do cliente até a compra.

Como resultado, é possível dedicar todo o tempo e riqueza para promover seu produto ou serviço, mas se não for agressivo e estratégico, simplesmente perderá tempo e dinheiro.

Assim, quando uma companhia que fabrica bomba centrífuga vertical deseja crescer de forma significativa, constante e sustentável, precisará incorporar o funil de vendas como um dos principais recursos de seu departamento de marketing e comercial.

Na verdade, a associação entre esses dois setores já é complicada, essa complexidade é agravada pelo funil, que gera confusão e falta de produtividade.

Infelizmente, existem muitas empresas que não conseguem compreender isso e acabam se decepcionando com o tempo.

Afinal, é sabido que é possível ter algum sucesso por um tempo, talvez mais ou menos com base no acaso ou ter resultados incríveis em épocas específicas, como em feriados quentes, como o Natal, mas não é apenas isso.

Por isso, é importante discutir o crescimento sustentável, que pode manter sua existência ao longo do tempo. É justamente isso que exige um relacionamento mais íntimo e eficaz com a clientela, consequentemente, seu comercial fica racionalizado e organizado.

Recentemente, o conceito de funil de vendas também passou a ser associado com a possibilidade de potencializar sistematicamente o relacionamento do consumidor com a empresa. O conceito também é altamente previsível e sistematizado.

Dessa forma, uma fabrica de salgados tende a aumentar a receita de duas maneiras: ambos os benefícios são derivados de atender a uma base maior de clientes sem se tornar um robô.

Ao contrário do que muitos pensam, não é o canal de vendas ou a automação que vai diminuir o lado humano do atendimento. Por outro lado, ambos fornecem a capacidade de customizar e personalizar cada mensagem enviada ao cliente.

Como resultado, quando essas estratégias forem efetivamente empregadas, elas crescerão naturalmente, amarrando todas as pontas soltas.

Na prática, entrar neste campo é uma empreitada complexa que exige um aprofundamento de conceitos e princípios fundamentais, bem como uma abordagem mais detalhada de conselhos práticos que sirvam de guia de comportamento.

Isso abrange as práticas mais eficazes no campo, bem como um procedimento detalhado para avançar na elaboração de um bom funil de vendas.

Em última análise, hoje esse recurso evoluiu na medida em que pode ajudar qualquer organização, seja uma instalação de serviço como uma fabricante de uniforme cozinha industrial ou um negócio de varejo, pode ajudá-los.

Essa é outra distinção, porque, infelizmente, não é incomum alguém tentar táticas associadas ao funil de vendas, mas sem uma perspectiva geral abrangente, acabaria com um resultado diferente.

Como resultado, hoje o mercado e todo o mundo corporativo utilizam extensivamente o termo perspectiva holística, como um termo que pode abranger os aspectos macro de uma situação enquanto desconsidera os aspectos micro.

Na realidade, poucos recursos têm a capacidade de fazer isso tão bem quanto o funil, isso porque ele permite observar o processo de compra desde o início, passando pelas negociações e em um nível mais profundo, até o final.

Depois disso, nenhum empresário ou gerente poderia tratar seus clientes de forma genérica; em vez disso, eles sempre os veriam como um lead ou conexão comercial que poderia ser reutilizado e reinserido a qualquer momento.

Assim, se uma clínica de acompanhamento hospitalar para idoso incorporar aulas de como realizar esse procedimento depois de se estabelecer no mercado e construir um grande banco de dados de leads, ela poderá reformular toda a sua base de clientes.

Qual a real importância do funil de vendas?

O funil de vendas é uma representação visual do processo pelo qual um comprador passa até fechar a venda com uma empresa.

Essa ferramenta é essencial tanto para os vendedores quanto para a equipe de marketing, que pode direcionar melhor suas estratégias de atração e retenção de clientes.

Além disso, há várias vantagens em se construir um funil de vendas e, por causa disso, é fundamental entender qual a real importância do funil de vendas. Elas são:

  • Diminuir os esforços;

  • Conseguir uma previsão de vendas;

  • Concluir rapidamente o fechamento de vendas;

  • Reduzir os gargalos nos processos.

Sendo assim, será de grande importância detalhar mais a fundo sobre cada uma dessas vantagens mencionadas.

Diminuir os esforços

Ao compreender com precisão cada fase do funil de vendas e o seu fluxo padrão, é possível otimizar os processos envolvidos.

Dessa forma, todos os profissionais envolvidos desde o início do processo podem compreender claramente as suas responsabilidades e como elas contribuem para alcançar as metas estabelecidas.

Então, quando alguém busca por clínica veterinária perto de mim, por exemplo, é muito mais fácil captar o cliente no funil de vendas e direcioná-lo para as próximas etapas do processo.

Conseguir uma previsão de vendas

Ao analisar o comportamento dos clientes em cada estágio do funil de vendas, é possível identificar padrões que ajudam a prever com mais precisão as vendas em um determinado período.

Além de auxiliar no planejamento de vendas futuras, um funil de vendas bem estruturado contribui para a definição de ações necessárias para o cumprimento das metas da empresa, como é feito em uma clínica de ozonioterapia em cachorro.

Concluir rapidamente o fechamento de vendas

Com o auxílio do funil de vendas, é possível que a equipe comercial obtenha uma visão mais abrangente sobre a jornada de cada lead pelo funil, desde o tempo que levam para se tornarem clientes até aquilo que funciona e como isso afeta o avanço entre os estágios.

Os vendedores possuem mais informações que lhes permitem personalizar o discurso de vendas e as abordagens, aumentando a probabilidade de conversão de forma mais eficiente do que em uma operação sem o funil de vendas.

Reduzir os gargalos nos processos

É possível visualizar, por meio das diversas etapas do funil de vendas, o processo pelo qual os compradores passam até concluir a compra.

Com essa visualização, é mais fácil identificar em quais etapas os compradores estão enfrentando dificuldades. Compreender esses gargalos é fundamental para eliminar problemas e evitar que eles se repitam no futuro.

A identificação desses gargalos contribui estrategicamente para o aprimoramento do funil de vendas e para a melhoria do desempenho da equipe de vendas, com isso quando alguém busca veterinário próximo a mim, por exemplo, o cliente encontra mais fácil.

Os benefícios do funil de vendas para os negócios

O funil de vendas é uma ferramenta que ajuda a estruturar e organizar o processo de vendas de uma empresa. Ele é composto por três etapas principais: topo, meio e fundo do funil.

Cada uma dessas etapas representa um momento diferente do processo de compra do cliente e requer ações específicas da equipe de vendas.

Um dos principais benefícios do funil de vendas é a possibilidade de identificar em que etapa do processo de compra o cliente se encontra.

Isso permite que a equipe de vendas adapte sua abordagem de acordo com as necessidades do cliente, aumentando as chances de fechar negócio.

Além disso, a segmentação dos clientes de acordo com sua posição no funil permite que a empresa direcione seus esforços e recursos para os clientes mais propensos a comprar.

Outro benefício do funil de vendas é a melhoria da comunicação entre as equipes de marketing e vendas.

O funil facilita a colaboração entre as duas equipes, compartilhando informações sobre os clientes e alterando suas estratégias com base nas necessidades do negócio.

Além disso, o funil de vendas também ajuda a empresa a medir sua eficiência no processo de vendas, pois quando uma pessoa busca por uma clínica veterinária próximo de mim, por exemplo, ela irá procurar por referências do local.

A análise de métricas como taxa de conversão, tempo médio de venda e ticket médio permite que a corporação identifique pontos de melhoria em seu processo de vendas e adapte suas estratégias para aumentar as vendas e melhorar a eficiência.

Ao entender as necessidades e desejos de seus clientes em cada etapa do processo de compra, a empresa pode oferecer um atendimento personalizado, aumentando a satisfação do cliente e fidelidade à marca.

Considerações finais

O funil de vendas é uma estratégia fundamental para o sucesso dos negócios, pois permite que a empresa organize suas ações de marketing e vendas de maneira estruturada e eficiente, direcionando esforços para as pessoas que têm potencial de se tornarem clientes.

Ao implementar um funil de vendas bem estruturado, as empresas podem obter um aumento significativo na conversão de leads em vendas e, consequentemente, no aumento de seus lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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