27/02/2023 às 17h20min - Atualizada em 27/02/2023 às 17h13min

Jornada do consumidor: o primeiro passo para aumentar seus resultados!

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Isabella

O sucesso de uma marca depende muito da forma da jornada do consumidor, ou seja, da experiência que o consumidor tem desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda.

 

As empresas que entendem esse processo, tem chances de gerar valor em todo o processo de compra, além de conseguir educar sua audiência ativamente.

 

A tomada de decisões deixou de ser a principal ação no marketing. Hoje, é necessário se preocupar com as experiências que serão oferecidas ao público, principalmente depois de várias mudanças no comportamento dos consumidores.

 

As decisões de compra das pessoas não acontecem de repente, ou seja, o consumidor vai tomando consciência da sua escolha e decisão ao longo da jornada.

Saiba o que é Jornada do consumidor

A jornada do consumidor se resume no caminho que o cliente percorre durante todo o processo de relacionamento com uma empresa. A jornada é uma história que o consumidor constrói com a sua marca, desde o primeiro contato até o momento do pós-venda.

 

Basicamente, os profissionais de marketing criam narrativas focadas em entender as dores, necessidades e dúvidas dos consumidores em cada etapa da jornada.

 

Na prática, é possível criar estratégias personalizadas que permitem atrair, educar e transformar os consumidores em clientes altamente engajados. Essas são algumas estratégias relacionadas à teoria do 5 ps do marketing. 

 

O importante dessa abordagem é entender que ela não é focada somente no produto ou serviço que a empresa oferece, mas nas experiências que a marca pode oferecer aos consumidores.

Qual a relevância em educar sua audiência?

Ter estratégias de conteúdo é muito importante para gerar valor e mais do que isso, permite que a sua empresa seja encontrada pelos consumidores em meio aos concorrentes.

 

As empresas que se destacam no mercado são justamente as que adotam uma postura educativa e estão dispostas a ajudar os consumidores, compartilhando conteúdos valiosos conseguem crescer e se destacar no mercado.

 

Essa é uma atitude que contribui para o ganho de autoridade da marca e ajuda nos relacionamentos do presente e futuro com os clientes.

Entenda as principais etapas da jornada do consumidor

A jornada pode ser diferente conforme o público, mercado e até o próprio, por isso é composta por algumas etapas. Ao trabalhar com estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo, os profissionais trabalham em quatro etapas:

 
  • Aprendizado e descoberta;

  • Consideração das soluções;

  • Decisão de compra;

  • Fidelização.

 

Em cada uma das etapas, é possível utilizar um modo adequado de se comunicar com o cliente e conduzi-lo e assim a empresa pode executar corretamente as suas ações de marketing.

Aprendizado e descoberta

Na primeira etapa, o consumidor desconhece o problema que tem, sendo assim, é quase impossível que ele esteja buscando alguma solução. No entanto, ele pode ter alguma pista do que precisa ou pode simplesmente se motivar a pesquisar mais informações.

 

Na etapa da descoberta, a empresa não fala do seu produto ou serviço, mas procura educar a persona (representação do cliente ideal) para que ele reconheça valor no que é oferecido.

 

Para obter resultados, apostar em conteúdos como vídeos, blogposts, infográficos e publicações nas redes sociais pode ser uma boa opção.

Considerando a solução

Na segunda etapa, o cliente já sabe que tem um problema e começa a pensar em possíveis soluções.

 

A persona ainda não está preparada e pode ter dúvidas, por isso é importante continuar focando na educação do público, oferecendo materiais mais aprofundados e ricos, que apresentem esclarecimentos mais completos.

 

Os conteúdos que podem ajudar na segunda fase são:

 
  • E-books;

  • Eventos;

  • Webinars;

  • Vídeos de consideração;

  • Blogposts.

Decisão de compra

O futuro cliente já percorreu um caminho longo, aprendeu com a sua empresa e de certa forma já criou um laço com a marca. Isso por si só já agrega benefícios para o negócio que são: ser reconhecido no mercado, ter uma audiência mais engajada, além do ganho de autoridade.

 

É nesse momento que a marca pode revelar seu produto ou serviço, mostrando detalhes e principalmente deixando claro para a persona os motivos e razões do porquê a sua solução é a melhor.

 

Para ajudar na decisão de compra, a empresa pode utilizar cases de sucesso, carta de venda e depoimentos de clientes.

Fidelização

A persona identificou o problema, considerou soluções e realizou a compra. Acha que realmente acabou?

 

Não. A marca precisa se manter presente durante toda a jornada do cliente e um dos maiores erros é sumir após a compra. Essa é uma ação que pode gerar desconfiança e pode colocar todo o trabalho de relacionamento realizado nas etapas anteriores a perder.

 

Clientes fidelizados têm grandes chances de se tornarem promotores da sua marca.

 

Sendo assim, um bom relacionamento por e-mail, rede social ou blog, por exemplo, permite continuar o compartilhamento de conteúdos, novidades, além de prestar apoio sempre que for necessário.

 

Portanto, investir em uma boa e estruturada jornada do consumidor é o modo de obter excelentes resultados.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

 
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