27/02/2023 às 17h12min - Atualizada em 27/02/2023 às 17h04min

Saiba como usar o inbound marketing para melhorar a captação de clientes?

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

AB Notícia News

Para uma boa retenção de clientes as empresas precisam investir em estratégias que ajudem a manter uma base fiel e ativa. O inbound marketing, por exemplo, é uma ótima estratégia para ter consumidores ativos e encantados pela sua marca.

O que é inbound marketing?

O inbound marketing, em português, marketing de atração é um conjunto de estratégias que visam atrair, converter e encantar clientes. Esse processo acontece por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo e ações nas redes sociais.

 

É possível adaptar o inbound marketing e empregá-lo em diferentes negócios, apostando em conteúdos que sejam úteis e ajudem a reforçar o valor da marca.

 

O inbound se baseia na produção e compartilhamento de conteúdo focado em um público-alvo que a empresa deseja conquistar. As ações são focadas em atrair, conquistar e ter um relacionamento duradouro com os clientes.

 

Basicamente, o inbound marketing é a estratégia que permite que os clientes procurem a sua empresa atraídos pela mensagem e a partir disso, o processo de apresentar as soluções e transformá-los em promotores da sua marca, torna-se mais fácil.

A importância do inbound marketing

O inbound marketing nos últimos anos alcançou patamares que o marketing tradicional não conseguiu conquistar. No inbound, o setor de marketing de uma empresa, por exemplo, torna-se um centro de investimentos e não de gastos.

 

Isso é possível, porque as ações de inbound marketing podem ser mensuradas, ou seja, os profissionais podem ver quantas pessoas compraram, converteram ou visualizaram cada campanha.

 

Ao tomar conhecimento dessas informações, os investimentos podem ser feitos de forma mais assertiva, otimizando campanhas para ter um bom ROI (Retorno Sobre Investimento).

 

Com inbound marketing é possível:

 
  • Otimizar os processos de vendas;

  • Aumentar a visibilidade da marca;

  • Criar conteúdos que geram valor e fazem a diferença;

  • Atrair leads (potenciais clientes);

  • Reduz os custos de aquisição de clientes.

Quais são as etapas do inbound?

O inbound marketing é dividido em quatro etapas que são: atração, conversão, venda e encantamento. Conhecer cada uma é importante para saber executar as ações corretas para cada etapa.

Atração

Na primeira etapa o foco é atrair pessoas com chances de fazer negócios futuramente com a empresa. No entanto, é necessário considerar que há pessoas que não conhecem a sua marca.

 

Com boas ações, a empresa pode conquistar clientes, fazendo com que eles conheçam a sua marca e fiquem mais perto da compra e de iniciar um relacionamento com a empresa.

 

Para conseguir clientes é necessário convertê-los e isso exige tráfego qualificado para os canais digitais da marca.

Conversão

A etapa de atração é importante para atrair visitantes. Quando muitas pessoas conhecem a marca, a próxima etapa é a conversão, ou seja, transformá-las em leads, em oportunidades reais de venda.

 

Para ajudar, as ações devem ser bem elaboradas, que forneçam informações como: e-mail, nome, principais gostos e outros dados que permitam enviar conteúdos certos para que a equipe de vendas possa realizar a conversão.

 

Ao encaminhar conteúdos úteis, é possível manter e melhorar o relacionamento e gerar mais oportunidades de venda.

Venda 

O sucesso de uma marca depende de boas vendas. Sendo assim, as etapas anteriores devem ser bem executadas para que assim aumentem as chances de venda.

 

Após a nutrição dos leads com conteúdos, utilizando a estratégia de lead magnet, a equipe de vendas pode avaliar em qual estágio o lead se encontra no funil de vendas e assim fechar a venda.

 

O importante é não antecipar um cliente que não está pronto para a compra, por isso uma análise detalhada é o caminho para conseguir realizar boas vendas.

Encantamento

O relacionamento com o cliente não termina na venda, ou seja, uma nova etapa começa com o foco em encantá-lo pela marca, a ponto dele se tornar um promotor da sua marca.

 

A fidelização de clientes ajuda a reduzir custos, por isso as estratégias de inbound marketing são muito interessantes, pois geram resultados positivos.

Como essa estratégia pode melhorar a captação de clientes?

O inbound marketing vai além da venda, ele permite criar um relacionamento com o cliente. Essa relação faz com que o consumidor se sinta importante e passe a considerar a marca, a ponto de defendê-la e divulgá-la.

 

Sendo assim, o inbound é uma estratégia que precisa estar no planejamento da empresa para conquistar potenciais clientes, tornar a marca mais conhecida e se destacar no nicho e consequentemente no mercado.

 

A captação de clientes é um processo estratégico, ou seja, as vendas dependem muito das técnicas utilizadas para chamar atenção do cliente e assim se destacar diante da concorrência.

 

As vendas são consequência de uma boa etapa de atração, por isso saber utilizar o inbound marketing pode ajudar no atendimento ao cliente, nas vendas, além de gerar muito sucesso e lucratividade para a sua empresa que poderá aumentar a base de clientes.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

 
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