16/02/2023 às 15h59min - Atualizada em 16/02/2023 às 15h58min

Como captar novos leads com o Marketing Digital

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Gerar leads é uma tarefa fundamental para qualquer negócio, independentemente de seu setor de atuação. Isso acontece, porque a empresa passa a ser bem vista pelos clientes que estão dispostos a fechar negócio.

 

Só que muitas empresas acreditam que identificar esses consumidores ainda é uma tarefa muito difícil, mas, para resolver essa questão, é indispensável compreender o conceito de lead e a importância dele para os negócios.

Esse termo se popularizou muito nos últimos anos, principalmente depois que o marketing digital se estabilizou e trouxe estratégias orgânicas como o Inbound Marketing.

Investir em marketing pela internet traz excelentes retornos e ainda permite mensurar os resultados por meio de ações de acompanhamento do número de conversões. Só que em um mercado extremamente concorrido, é um desafio conquistar clientes.

As marcas se preocupam em prospectar consumidores que podem ser convertidos em compradores, mas não podem parar depois que a venda é realizada, na verdade, também é fundamental investir nas estratégias de fidelização.

Mas isso é outro assunto, pois o foco deste conteúdo é mostrar a importância do marketing dos leads, quais são os benefícios de captar esses potenciais clientes e mostrar quais são as estratégias que ajudam a alcançar esse objetivo.

Importância do marketing dos leads

Lead é uma pessoa que forneceu suas informações de contato, como nome, e-mail e telefone, em troca de uma oferta dentro do blog ou site da empresa. Essa oferta pode ser um conteúdo rico e exclusivo, como:

  • E-book;

  • Guia;

  • Template;

  • Planilha.

Investir em marketing para gerar leads é fundamental para que o negócio possa avaliar o interesse dos visitantes nas ofertas e entender como está a taxa de conversão.

Se uma confecção de uniforme para empresa de limpeza possui uma boa taxa de conversão, significa que seus conteúdos são atrativos para a persona, mas ela também precisa saber em qual estágio de compra essas pessoas se encontram.

As organizações costumam pensar apenas nos potenciais clientes que já estão prontos para comprar, mas isso acaba desperdiçando uma grande quantidade de leads que ainda estão em fase de aprendizagem e consideração.

Embora eles ainda não estejam maduros para comprar, podem ser nutridos e evoluídos dentro do funil de vendas.

Essas estratégias de marketing também são importantes, porque ajudam a manter o pipeline de vendas em pleno funcionamento. Esse trabalho precisa ser recorrente para que a marca consiga nutrir os leads e abordá-los quando estiverem prontos para comprar.

Como resultado, conseguem fechar vendas com mais facilidade. Além disso, essas estratégias de marketing são imprescindíveis para estabelecer um contato com os potenciais clientes e firmar o negócio como autoridade em seu nicho.

Para uma clínica especializada em cirurgia ortopédica veterinária, é uma forma de educar o mercado sobre a área de atuação da empresa, compreender os interesses dos visitantes e estabelecer uma comunicação direta em diferentes canais.

Ela também vai nutrir no tempo certo os potenciais clientes até que estejam prontos para comprar, manter o pipeline cheio de oportunidades e fazer vendas recorrentes.

Benefícios de gerar novos leads

Os canais digitais trouxeram novas maneiras de coletar e analisar dados, permitindo que o profissional de marketing entenda o comprador e suas necessidades. Em vista disso, gerar leads traz muitos benefícios, como:

Diversifica o funil de vendas

As estratégias de marketing estão se adaptando às mudanças dentro dos setores e as empresas precisam desenvolver estratégias que vão ajudá-las a competir com os concorrentes.

Uma das formas de fazer isso é diversificar o funil de vendas para que ele seja mais atraente e acessível a todos os tipos de consumidores.

O funil de vendas é um fluxo de receita que ajuda as empresas a oportunizarem as vendas de seus produtos e serviços, aumentando a probabilidade de conversão.

Crescimento mais rápido

Ao gerar leads, além de fazer com que as pessoas se envolvam com o negócio, um pet shop próximo a mim faz com que elas queiram interagir, porque utilizam sistemas eficazes de avaliação que classificam os leads.

É um processo que ajuda a garantir que os potenciais clientes se envolvam com a companhia e passem a confiar mais na empresa, uma vez que eles sabem que seus dados estão protegidos e seguros.

Melhorar o retorno sobre os investimentos

Muitos empreendedores acreditam que a publicidade é um luxo inacessível para muitos negócios, mas quando eles investem na geração de leads, percebem que muitas estratégias estão ao alcance de sua marca.

Hoje em dia, é possível trabalhar com anúncios que aumentam o retorno sobre os investimentos, o que faz com que muitos pequenos negócios comecem a investir na geração de leads.

Clientes mais satisfeitos

Satisfazer e fidelizar clientes são fatores fundamentais para qualquer empresa, como no caso de um escritório especializado em reforma de fachada de vidro varanda.

Para aumentar a satisfação e fidelizar os consumidores, primeiro é preciso compreender as soluções que eles recebem, oferecer experiência personalizada e entregar o valor que eles procuram.

Melhores estratégias para captar leads

Existem algumas estratégias que são matadoras na hora de captar novos leads para os negócios e entre as que mais se destacam estão:

Criar materiais ricos

A primeira dica é oferecer materiais ricos e conceituais, como no caso do ebook, guias com passo a passo e infográficos. É uma opção que vale para praticamente todas as estratégias, desde que a identidade visual da empresa seja mantida.

Mas antes de criar esses conteúdos, é muito importante focar no branding do negócio, mas independentemente disso, esse tipo de material é extremamente conceitual e aborda assuntos interessantes para as pessoas de maneira aprofundada.

Em seu blog, uma loja de empilhadeira semi elétrica usada vai colocar o mesmo assunto de maneira superficial e acrescentar um banner oferecendo um material aprofundado.

Para que o visitante tenha acesso a ele, precisa preencher um breve cadastro com informações básicas como nome e e-mail.

Oferecer uma newsletter

A newsletter costuma gerar leads de topo de funil, portanto leads não qualificados. São pessoas que estão provavelmente curiosas sobre o que o negócio faz ou que sabem que ele pode esclarecer alguma dúvida.

Mas para que a newsletter cumpra seu papel, é fundamental que ela siga uma periodicidade, por exemplo, ser enviada para as pessoas uma vez por semana.

A marca deve acrescentar todo o tipo de formato de conteúdo que possui, como textos em blog, pesquisas, templates e por aí vai.

Criar podcast

O podcast é um formato de conteúdo que está muito em alta, porque é extremamente prático. Uma pessoa pode ouvi-lo enquanto está trabalhando, como no caso de um funcionário de um banho e tosa Diadema.

A lógica é bem parecida com a dos vídeos, mas a organização não vai contar com o ranqueamento do YouTube. De qualquer forma, ela precisa selecionar um tema relevante para a audiência, criar uma vinheta e chamar um convidado.

O podcast não é uma transmissão ao vivo, por isso, o criador fica mais à vontade para editar o material e roteirizar todos os passos. Depois de disponibilizar o podcast, vale a pena enviar um e-mail para perguntar se o usuário tem alguma dúvida que precisa esclarecer.

Oferecer incentivos

As pessoas gostam muito de incentivos e presentes, por isso, a marca pode oferecer um cupom de desconto em troca de algumas informações do lead.

Um fabricante de injeção direta gasolina comum pode fazer isso em campanhas nas redes sociais, uma vez que se trata de algo mais direcionado para as vendas do que para a construção de um relacionamento.

Orçamento grátis

Os orçamentos gratuitos são maneiras eficientes de captar leads ou até mesmo de amadurecer aqueles que já estão dentro do funil de vendas.

É muito importante detalhar no formulário quais campos são necessários para realizá-lo e entrar em contato por telefone com a pessoa que solicitou.

É bem provável que ela já esteja no fundo do funil, uma vez que ele já sabe que a solução é ideal para sua necessidade, assim sendo o negócio só precisa entregar algo de valor e com preço atrativo.

Mapa mental

Uma oficina de retífica de cabeçote pode oferecer um mapa mental, porque ele complementa o conteúdo oferecido no blog e ainda inspira as pessoas a procurarem mais informações sobre o assunto.

Trata-se de um material extremamente rico e que pode ser usado em páginas diferentes, junto com um formulário para captar dados de contato.

Considerações finais

Captar leads é uma estratégia que tem tudo a ver com as mudanças no comportamento do consumidor moderno, uma vez que as pessoas sentem que precisam se relacionar com a empresa, antes de comprar alguma coisa.

Por meio das ações mostradas ao longo deste conteúdo, vai ficar muito mais fácil atrair potenciais clientes, fechar negócio com eles e aumentar os lucros da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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