16/02/2023 às 11h06min - Atualizada em 16/02/2023 às 11h04min

4 dicas de como líderes podem realizar um feedback pontual

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Os líderes precisam assumir o compromisso de dar feedback aos membros da equipe para que eles possam compreender um pouco mais sobre o próprio rendimento.

 

Essa tarefa não é importante apenas por conta disso, mas também porque é capaz de aumentar o nível de engajamento dos profissionais. O gestor precisa encontrar a frequência adequada, porque isso também aumenta a motivação.

É preciso enxergar esse trabalho como uma ferramenta de avaliação importante que ajuda a alinhar as atividades e o caminho que o negócio precisa percorrer.

Não é fácil atrair talentos e manter uma equipe com desempenho no alto o tempo todo, mas é fundamental alcançar esse propósito para que a organização se mantenha atrativa no mercado em que atua.

Quando o feedback é feito corretamente, gestores e colaboradores se sentem mais motivados e estabelecem uma comunicação direta que traz muitos benefícios. Mas esse processo não envolve apenas apontar erros ou fazer elogios.

Ele precisa ser feito com seriedade e do jeito certo. Por essa razão, este artigo vai mostrar a importância do feedback, falar um pouco sobre seus benefícios e explicar seu objetivo.

Importância do feedback

O feedback é importante, porque se trata de uma ferramenta de aprendizado e aprimoramento da rotina de trabalho. Por meio dele, o gestor consegue demonstrar consideração e respeito, além de minimizar incertezas e ansiedades.

Se for necessário apontar falhas ou conduta, é importante que seja feito de maneira individual. Mas independentemente do tipo, o feedback sempre traz retornos e consequências, e isso demonstra a importância de aplicá-lo.

Dentro de uma empresa fabricante de balança digital para açougue, o retorno está relacionado aos reflexos de aprendizado que a ferramenta proporciona, e as consequências estão relacionadas à motivação do colaborador em melhorar seu trabalho.

Os funcionários conhecem um pouco mais sobre suas atitudes e o que funciona ou não. Muitos colaboradores possuem talento para outras atividades e os gestores podem apontar essas habilidades e ajudar no aprimoramento.

É papel do líder pontuar as qualidades do profissional e dizer o que precisa melhorar, trazendo uma visão externa que ajuda a reconhecer pontos negativos e positivos.

Quando o funcionário sabe que está realizando um bom trabalho e tem uma orientação, se torna mais seguro durante a execução das tarefas, é capaz de inovar e traz coisas boas para dentro da empresa.

Ele sente que faz a diferença no dia a dia da organização, ao mesmo tempo em que o feedback consegue aumentar a comunicação e a interação entre todos os membros da equipe.

É algo que facilita a troca de informações entre líderes e colaboradores, possibilitando que todos estejam sempre em contato e alinhados com as questões sobre trabalho.

Uma clínica especializada em implante capilar na testa precisa oferecer feedback aos seus profissionais, porque ele traz motivação. Quando a pessoa sabe que fez um bom trabalho, gera-se um sentimento de gratificação.

Isso motiva melhorias, traz novas ideias, torna o trabalho mais produtivo e melhora os métodos internos. Mas além de ser importante, o feedback também traz muitos benefícios para os negócios.

Benefícios do feedback

Oferecer feedbacks aos colaboradores traz muitos benefícios para a empresa, para a equipe e para os próprios profissionais que atuam na organização. Dentre os maiores benefícios estão:

  • Melhora a comunicação;

  • Favorece o clima organizacional;

  • Aumenta a produtividade;

  • Aumenta a motivação da equipe;

  • Melhora os lucros.

Quando o gestor oferece retorno para os funcionários, acaba criando uma relação de confiança e os liderados encontram uma abertura maior para o diálogo.

Essa abertura na comunicação só acontece, porque existe uma relação de confiança que rompe barreiras. A abertura ao diálogo e a proposta de soluções são consequências de uma gestão aberta e proativa.

Também é algo essencial para melhorar o clima organizacional, ao passo que também estabelece uma relação positiva entre gestor e colaborador que fornece essa energia da equipe.

Dentro de um fabricante de balcão para recepção com gaveta, ajuda a criar um clima organizacional positivo e estabelece uma boa relação entre todos os profissionais.

É uma forma de transformar o ambiente organizacional em um espaço onde todos são reconhecidos e onde podem crescer profissionalmente.

Quando as pessoas sabem o que precisam fazer e o que precisam melhorar, conseguem potencializar os pontos positivos e trabalham para corrigir suas falhas. Consequentemente, aumentam sua produtividade e geram bons resultados.

Pessoas motivadas também trabalham melhor, uma característica que pode ser desenvolvida de maneira individual. Mas oferecer feedback positivo é essencial para influenciar os colaboradores e aumentar seu desempenho.

A confiança na liderança tem impactos positivos e gera mais resultados, como o aumento dos lucros. Isso acontece, porque o clima organizacional é positivo, o que aumenta a produtividade e a motivação da equipe.

Objetivo do feedback

Uma clínica de cardiologista para cachorro precisa compreender qual é o objetivo do feedback para que possa trabalhá-lo da melhor forma.

O objetivo dessa prática é melhorar os processos internos e estreitar o relacionamento entre todos os membros da equipe, aumentando significativamente o nível de satisfação dos profissionais com a empresa.

Ele oferece reconhecimento para um bom desempenho em trabalhos realizados, como quando o colaborador consegue alcançar uma meta. Oferecer feedback é indispensável para motivar a equipe e promover mais engajamento.

Também tem como objetivo reter talentos e reduzir a taxa de rotatividade. Isso é importante, porque mesmo que o colaborador conheça suas tarefas e ações, sozinho ele não consegue ter uma visão do que está trazendo resultado e o que precisa mudar.

O feedback ajuda a avaliar o trabalho e a postura do profissional, algo que colabora muito com seu crescimento e desenvolvimento, além de beneficiar a companhia.

Dicas para dar bons feedbacks

Dentro de uma autoescola especializada em habilitação para dirigir micro ônibus, o gestor precisa saber oferecer bons feedbacks, e algumas dicas para isso são:

1.    Não fazer críticas pessoais

Existem alguns gestores que acabam se incomodando muito com erros ou equívocos cometidos pelos colaboradores, por isso, não se deve fazer feedback quando estiver irritado.

O tom de voz ou as palavras usadas podem transmitir uma comunicação equivocada e isso faz toda a diferença. O propósito do líder não é criticar a pessoa ou destruir sua autoconfiança, por isso não se deve criticá-la.

É importante saber se referir ao trabalho e se colocar no lugar de líder, baseando os comentários apenas no desenvolvimento profissional do colaborador.

2.    Não usar a técnica do sanduíche

A técnica do sanduíche consiste em falar algo bom, depois pontuar algo ruim e depois falar sobre algo bom novamente, só que isso não funciona.

O gestor de um fabricante de tela soldada 15x15 deve adotar outras abordagens, porque as pessoas já se acostumaram com essa técnica e quando o líder começa a falar alguma coisa boa, já sabem que algo ruim vem na sequência.

Mesmo que os elogios sejam sinceros, acabam sendo desacreditados, assim sendo o ideal é falar sobre cada assunto no momento adequado para que o próprio colaborador não se confunda e se concentre apenas naquilo que realmente é importante.

3.    Ser específico

É importante se referir a um comportamento que foi observado ou determinada forma como o trabalho foi conduzido e que o gestor percebe que o profissional pode tomar providências.

Dentro de uma empresa de aluguel empilhadeira manual, é uma forma de evitar generalizações e dizer que a pessoa sempre faz tal coisa.

É fundamental evitar julgamentos e deduções antes de oferecer um feedback, além disso, é indispensável ter clareza sobre a situação.

Uma boa dica para fazer isso é oferecer um feedback por escrito, incluindo tudo aquilo que precisa ser dito. Então primeiro o gestor oferece o feedback pessoalmente, e depois entrega um papel ou envia um e-mail com o feedback por escrito.

4. Ter empatia e pensar no outro

É fundamental ser uma pessoa empática e saber se colocar no lugar do outro, pois mesmo construindo uma atitude positiva com a equipe, o feedback de desempenho acaba ativando mecanismos de defesa.

As empresas de outsourcing de impressão SP devem orientar seus líderes a se colocar em lugar da outra pessoa e se imaginarem recebendo a mesma mensagem.

Além disso, se o avaliado quiser fazer uma observação, precisa ser ouvido com atenção e o gestor deve demonstrar que realmente se interessa pelo que ele tem a dizer.

Considerações finais

Os líderes são profissionais que precisam saber lidar com pessoas, afinal seu papel é coordenar a equipe, alinhar as tarefas do dia a dia e buscar o objetivo do negócio.

Uma das ferramentas mais úteis para alcançar todos esses propósitos é o feedback, mas é fundamental saber oferecê-lo para os profissionais para que assim todos possam aproveitar todos os seus benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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