31/01/2023 às 09h47min - Atualizada em 31/01/2023 às 09h45min

9 dicas para melhorar os processos do RH da sua empresa

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

AB Notícia News

É de grande valia melhorar os processos de trabalhos no setor de RH (Recursos Humanos), porque isso faz com que a empresa obtenha maior destaque no mercado e, frente a concorrência, tornando-se um alvo interessante para novos talentos que surgem. 

 

Desta forma, os gestores e colaboradores precisam estar alinhados com os objetivos e metas estipulados, no sentido de trabalharem em conjunto para que as estratégias aplicadas resultem em grandes benefícios internos.  

Há de se ter a noção clara do papel exercido pelo RH, um dos setores mais importantes de uma organização, assim como a área financeira, comercial e de vendas. Portanto, para tal, o planejamento das ações e escolha das ferramentas precisa ser sólido e coerente.  

Mesmo em um pet shop próximo a mim, ainda que seja de pequeno porte e não abrigue muitos colaboradores, o RH está presente, podendo ser terceirizado, caso não desloque muitos recursos financeiros para quem está no início das atividades.  

Nesse sentido, investir na otimização do RH é recurso imprescindível, pois é ele que vai colaborar com uma maior visibilidade da organização ao longo da caminhada, desde que as estratégias estejam em conformidade nas questões internas e externas.  

Entendendo o que é a otimização de recursos 

De forma básica, nada mais é do que a maximização no processo produtivo de uma empresa, por meio do uso dos recursos físicos, financeiros e do potencial humano, cujo objetivo é a diminuição de custos durante os processos de trabalho.  

Isso gera aumento na performance das operações e a academia de pilates solo para gestante, por exemplo, conseguindo garantir maior espaço diante da concorrência neste segmento específico, podendo, inclusive, economizar nas despesas.  

Entretanto, ela deve considerar o contexto econômico em que se encontra, preparando-se para situações difíceis, mantendo o funcionamento de forma adequada, inclusive para não atrapalhar a seleção ou contratação de novos professores e funcionários. 

Qual é o papel do RH dentro das empresas? 

O RH, como abordado anteriormente, é um dos principais setores de uma empresa e tem um papel crucial nos seguintes quesitos apontados na lista abaixo, que por si só explicam tal relevância dessa área: 

  • Recrutamento e seleção de funcionários; 

  • No treinamento e desenvolvimento interno dos colaboradores; 

  • Na avaliação de desempenho de cada funcionário; 

  • Definição de cargos, salários e benefícios; 

  • Saúde e segurança dos colaboradores; 

  • Criação de planos de carreira; 

  • Na manutenção positiva do ambiente de trabalho. 

Mantendo um RH estruturado tecnologicamente e através de um software adequado, o perfil comportamental pode ser mapeado, no sentido de indicar se o candidato selecionado possui as devidas competências, exigidas pelo cargo proposto pela empresa. 

Ou seja, se um vendedor de uniforme de copeira empresarial possui conhecimento aprimorado das melhores técnicas de vendas que estão descritas no currículo profissional, porém, o mesmo deve passar por análises específicas a respeito de sua personalidade. 

Através da identificação das competências, é possível escolher o melhor candidato, que esteja alinhado com as necessidades da empresa, o que resultará em uma boa performance, evitando a rotatividade de funcionários.  

Bons salários e oferta de benefícios interessantes são essenciais para o profissional que busca por oportunidades melhores dentro do mercado de trabalho, porém, quando contratado, a empresa deve treinar e desenvolver os talentos que já foram contratados. 

Através desta prática, o funcionário se sentirá motivado para realizar as atividades pelas quais é responsável, fortalecendo a comunicação entre os colegas, ao compartilhar conhecimentos maiores sobre a venda e instalação de piso laminado, por exemplo.  

E ainda, nesse sentido de mapeamento, a área de Recursos Humanos consegue determinar grupos específicos em cada trabalho, potencializando os pontos fortes e desenvolvendo caminhos para que os pontos fracos sejam revistos e trabalhados.  

Por meio da avaliação de desempenho do colaborador, o RH pode alinhar as expectativas da empresa com as do funcionário e com isso revisar salários, identificar cargos direcionados a cada perfil e encontrar pessoas que mais combinam com eles.  

Desta forma, a remuneração ficará compatível com o piso salarial oferecido no mercado, atraindo vendedores experientes de divisória corporativa, podendo estabelecer os benefícios de acordo com o perfil e cultura de cada colaborador.  

Dois aspectos importantes com o qual o RH é bastante responsável, é pela saúde física e mental dos colaboradores e, também, a segurança e nessas questões o setor pode praticar ações como: 

  • Estabelecer horários de trabalho flexíveis; 

  • Incentivar ginástica laboral; 

  • Ministrar palestras para evitar o estresse; 

  • Promover atendimento psicológico gratuito; 

  • Educar o funcionário para evitar acidentes de trabalho; 

  • Avaliar os conhecimentos dos colaboradores em situações de risco. 

O RH tem como papel elaborar planos de carreira, para que o funcionário se sinta motivado e essa conduta, além de ser um diferencial para a empresa, também vai atrair os melhores profissionais do mercado e, até mesmo, reter os que já possui.  

Desta forma, diante da necessidade de um arquiteto profissional, para elaborar um projeto de quarto infantil planejado simples, é mais fácil encontrá-lo e identificá-lo em uma seleção apurada.  

Dentre tantas vertentes a serem observadas, o clima organizacional também é uma responsabilidade do RH estratégico, no sentido de manter uma comunicação mais transparente, através de feedbacks constantes dos colaboradores.  

Desta forma o ambiente de trabalho se torna mais agradável, saudável, colaborativo, reduzindo o estresse, a taxa de absenteísmo, faltas e atrasos que prejudicam o desempenho da empresa e aumentam os gastos com demissões e contratações.  

9 dicas para melhorar os processos de RH 

Um dos objetivos principais dos profissionais de RH é atender às necessidades da empresa e para isso os processos internos precisam ser otimizados cada vez mais, principalmente no universo tecnológico, presente atualmente.

Desse modo, torna-se de grande relevância apresentar 9 dicas para melhorar e otimizar os processos da área de Recursos Humanos de uma empresa. são eles:

  1. Maior dedicação nos processos seletivos e de recrutamento; 

  2. Clareza nas entrevistas com relação às expectativas da empresa; 

  3. Usar da tecnologia na gestão de pessoas; 

  4. Agregar o valor da empresa com o do candidato; 

  5. Pesquisas de clima organizacional; 

  6. Oferecer programas de recompensas; 

  7. Criar metas dentro da realidade; 

  8. Utilizar-se de plataformas digitais para economizar recursos; 

  9. Reavaliar os benefícios concedidos, de acordo com o mercado. 

O papel do RH é fazer com que os processos empresariais funcionem da melhor forma nas atividades do dia a dia, através dos profissionais contratados ou já existentes, para que a organização obtenha benefícios compensadores. 

Não é vantajoso, por exemplo, dispensar um funcionário hábil nas vendas de quartos planejados solteiro, somente porque o mesmo não está satisfeito com os benefícios concedidos, sendo possível reavaliar as condições e oferecer algo de acordo com o cargo.  

Todas as ações do Recursos Humanos devem estar voltadas para a satisfação da empresa e dos funcionários, no sentido de garantir a produtividade e o bom funcionamento dos processos internos, sem afetar a qualidade e desempenho dos trabalhos. 

Isso garante para a empresa que comercializa sala planejada apartamento uma melhor gestão administrativa, financeira e comercial, como também maior engajamento entre os funcionários, que estando unidos nos mesmos objetivos, colaboram com o sucesso efetivo. 

Como citado anteriormente, a otimização dos processos no setor de Recursos Humanos, perfaz benefícios para a empresa, tais como os elencados abaixo: 

  • Redução dos trabalhos manuais e repetitivos; 

  • Economia de tempo; 

  • Melhoria da produtividade; 

  • Diminuição de custos com os profissionais; 

  • Aumento no desempenho interno; 

  • Maior competitividade no mercado; 

  • Retenção de talentos; 

  • Diminuição nas contratações e demissões. 

Esses benefícios apontam com clareza que, quando o RH otimiza os processos internos, colocam a empresa em maior evidência, assim como a torna mais chamativa para que os profissionais a procurarem mais assiduamente, para disputarem cargos relevantes. 

Ferramentas de otimização para Recursos Humanos 

Em plena era tecnológica, esse setor não pode abrir mão do uso de ferramentas que auxiliam nos processos internos e, nesse sentido, existem várias disponíveis, tais como: 

  • Trello; 

  • Tomato Timer; 

  • Momentum; 

  • Slack; 

  • Pulses; 

  • Notion; 

  • Miro; 

  • Qulture.Rocks; 

  • Google Calendar. 

Todas elas possuem funções específicas e devem ser utilizadas de acordo com as necessidades da área de RH e são importantes na otimização dos processos internos e devem ser avaliadas pelos profissionais antes de serem implantadas. 

Considerações finais 

O Recursos Humanos é um setor de relevância imensa dentro de uma empresa, pois é ele que se responsabiliza pela seleção e contratação dos melhores profissionais disponíveis no mercado. 

Portanto, se os processos internos de trabalho forem otimizados, faz com que as atividades passem a ter maior produtividade e também favorecem a economia de recursos em uma visão mais ampliada. 

E, economizar, é etapa importante para que a empresa continue as atividades por um longo tempo, sem contar com o fato de que os colaboradores se sentem orgulhosos em trabalhar em uma organização que é bem-vista e qualificada no mercado. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 

 

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia