Você sabe o que são KPIs? Também conhecidos como indicadores-chave, esse recurso é extremamente importante para medir a eficiência de campanhas, estratégias e ações diferentes nas mais variadas empresas.
Veja agora tudo o que você precisa saber sobre esse recurso, quais são os principais KPIs e como eles podem ser relevantes e aplicados por sua companhia, aprimorando o desempenho e gerando resultados positivos.
Antes de mais nada, precisamos definir o termo.
Basicamente, trata-se de uma sigla para palavras em inglês “Key Performance Indicator” e o “s” no final indica o plural dos termos. Em tradução, estamos falando dos Indicadores-Chave de Desempenho.
Já com relação à aplicação, os KPIs são utilizados para monitorar e avaliar o desempenho de ações com relação a metas específicas, previamente definidas pelas empresas nos mais variados meios.
Exemplo disso são os objetivos de marketing, que podem se relacionar a atrair mais leads, melhorar tráfego de sites ou ampliar as conversões.
Ou seja, os indicadores são usados para avaliar o desempenho geral de uma empresa, de um departamento ou de um projeto específico.
Por conta disso, é possível dizer que os KPIs podem ser usados para medir o desempenho em uma variedade de áreas, dentre elas:
Finanças;
Vendas;
Marketing;
Recursos Humanos;
Estoque;
Gestão de pessoas;
Logística;
Operações.
É possível separar os indicadores-chave de performance em diferentes tipos, cada um focado em uma esfera do projeto para a obtenção dos dados. Confira a seguir os principais tipos de KPIs.
Os KPIs de qualidade são utilizados para avaliar exatamente como os produtos e serviços estão desempenhando no mercado.
Da mesma forma, podem ser aplicados para entender de que maneira as empresas podem melhorar a qualidade do que é oferecido (do atendimento ao produto em si), satisfazendo os consumidores com mais eficiência.
São exemplos de KPIs de qualidade:
Índice de qualidade;
Taxa de rejeição;
Taxa de falhas;
Tempo médio para resolução de problemas;
Nível de satisfação do cliente;
Nível de conformidade com regulamentos.
Já os KPIs de produtividade são aqueles que avaliam o rendimento e a eficiência de ações, indicando o progresso das atividades desempenhadas na empresa.
São exemplos de KPI de produtividade:
Unidades de produto produzidas por hora;
Custo por unidade produzida;
Tempo médio para completar uma tarefa;
Nível de ociosidade;
Nível de utilização de máquinas;
Nível de eficiência das ações.
Os KPIs estratégicos são utilizados para fornecer informações sobre como os fluxos da empresa se encontram, estrategicamente, com relação a metas definidas anteriormente.
Os KPIs desse tipo podem ser utilizados para medir a eficiência de uma campanha de inbound marketing, por exemplo.
Dentre os principais exemplos de KPIs estratégicos, temos:
Lucro líquido;
Market share (participação de mercado);
Nível de satisfação dos clientes e taxa de retenção;
Taxa de crescimento;
Nível de inovação.
Por fim, também temos os KPIs utilizados para avaliar a capacidade geral das empresas, principalmente em atender as demandas e objetivos definidos nos planejamentos.
Dentre os exemplos de KPI de capacidade, temos:
Utilização da capacidade;
Capacidade ociosa;
Tempo de setup (tempo gasto para configurar a produção de um novo produto ou serviço);
Nível de estoque;
Nível de serviço.
É importante que as companhias saibam conciliar todos os tipos de KPIs para obter informações completas sobre todos os processos realizados, e como tudo está se desenvolvendo.
Dessa forma, é possível identificar eventuais problemas, que fazem com que os resultados desejados não sejam atingidos e adaptar as estratégias, nos mais diversos setores.
Além disso, os indicadores-chave de performance também podem identificar oportunidades de melhoria e analisar padrões no mercado, contribuindo para que a empresa cresça constantemente.
Dessa forma, é possível aplicar os métodos e aproveitar as oportunidades para impulsionar o crescimento de sua marca.
Para concluir, é importante ressaltar que há uma diferença fundamental entre KPIs e métricas, utilizadas para obter diferentes dados e informações em um negócio.
De forma geral, as métricas são apenas quantificações, dados que podem ser obtidos e mensurados.
Já os KPIs devem ser mais contextualizados em um contexto mais amplo, sendo de suma importância do ponto de vista estratégico da empresa.
Assim, devem garantir que os dados obtidos e estudados serão a chave para aprimorar os resultados.
Ou seja, uma métrica pode se tornar um KPI, desde que ela ajude na tomada de decisões importantes em uma empresa, sendo contextualizada e utilizada a longo prazo.
Assim, guiando o funcionamento das companhias a fim de gerar resultados pré-estabelecidos, ou corrigir problemas.
Dizemos que, para uma métrica ser elaborada e tornar-se um indicador chave, ela deve atender às características de uma sigla, S.M.A.R.T., que, em inglês, define:
Specific;
Measurable;
Achievable;
Realistic;
Time-bound.
Ou seja, a métrica deve ser específica, mensurável, abordar objetivos alcançáveis, realistas e tudo deve ocorrer dentro de prazos determinados.
Seguindo esses passos para elaborar seus KPIs, aplicando-os da melhor forma e monitorando as mudanças verificadas em sua companhia, você obterá os resultados positivos e desejados ao implementar os indicadores-chave de performance, que são os índices de aprimoramento e a otimização de diversos processos nas empresas.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.