31/01/2023 às 07h11min - Atualizada em 31/01/2023 às 07h09min

KPIs: Saiba tudo sobre os indicadores-chave

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

AB Notícia News

Você sabe o que são KPIs? Também conhecidos como indicadores-chave, esse recurso é extremamente importante para medir a eficiência de campanhas, estratégias e ações diferentes nas mais variadas empresas.

Veja agora tudo o que você precisa saber sobre esse recurso, quais são os principais KPIs e como eles podem ser relevantes e aplicados por sua companhia, aprimorando o desempenho e gerando resultados positivos.

O que são KPIs?

Antes de mais nada, precisamos definir o termo. 

Basicamente, trata-se de uma sigla para palavras em inglês “Key Performance Indicator” e o “s” no final indica o plural dos termos. Em tradução, estamos falando dos Indicadores-Chave de Desempenho.

Já com relação à aplicação, os KPIs são utilizados para monitorar e avaliar o desempenho de ações com relação a metas específicas, previamente definidas pelas empresas nos mais variados meios.

Exemplo disso são os objetivos de marketing, que podem se relacionar a atrair mais leads, melhorar tráfego de sites ou ampliar as conversões.

Ou seja, os indicadores são usados para avaliar o desempenho geral de uma empresa, de um departamento ou de um projeto específico.

Por conta disso, é possível dizer que os KPIs podem ser usados para medir o desempenho em uma variedade de áreas, dentre elas:

  • Finanças;

  • Vendas;

  • Marketing;

  • Recursos Humanos;

  • Estoque;

  • Gestão de pessoas;

  • Logística;

  • Operações.

Principais tipos de KPI

É possível separar os indicadores-chave de performance em diferentes tipos, cada um focado em uma esfera do projeto para a obtenção dos dados. Confira a seguir os principais tipos de KPIs.

KPIs de qualidade

Os KPIs de qualidade são utilizados para avaliar exatamente como os produtos e serviços estão desempenhando no mercado.

Da mesma forma, podem ser aplicados para entender de que maneira as empresas podem melhorar a qualidade do que é oferecido (do atendimento ao produto em si), satisfazendo os consumidores com mais eficiência.

São exemplos de KPIs de qualidade:

  • Índice de qualidade;

  • Taxa de rejeição;

  • Taxa de falhas;

  • Tempo médio para resolução de problemas;

  • Nível de satisfação do cliente;

  • Nível de conformidade com regulamentos.

KPIs de produtividade

Já os KPIs de produtividade são aqueles que avaliam o rendimento e a eficiência de ações, indicando o progresso das atividades desempenhadas na empresa. 

São exemplos de KPI de produtividade:

  • Unidades de produto produzidas por hora;

  • Custo por unidade produzida;

  • Tempo médio para completar uma tarefa;

  • Nível de ociosidade;

  • Nível de utilização de máquinas;

  • Nível de eficiência das ações.

KPIs estratégicos

Os KPIs estratégicos são utilizados para fornecer informações sobre como os fluxos da empresa se encontram, estrategicamente, com relação a metas definidas anteriormente. 

Os KPIs desse tipo podem ser utilizados para medir a eficiência de uma campanha de inbound marketing, por exemplo. 

Dentre os principais exemplos de KPIs estratégicos, temos:

  • Lucro líquido;

  • Market share (participação de mercado);

  • Nível de satisfação dos clientes e taxa de retenção;

  • Taxa de crescimento;

  • Nível de inovação.

KPIs de capacidade

Por fim, também temos os KPIs utilizados para avaliar a capacidade geral das empresas, principalmente em atender as demandas e objetivos definidos nos planejamentos. 

Dentre os exemplos de KPI de capacidade, temos:

  • Utilização da capacidade;

  • Capacidade ociosa;

  • Tempo de setup (tempo gasto para configurar a produção de um novo produto ou serviço);

  • Nível de estoque;

  • Nível de serviço.

É importante que as companhias saibam conciliar todos os tipos de KPIs para obter informações completas sobre todos os processos realizados, e como tudo está se desenvolvendo.

Dessa forma, é possível identificar eventuais problemas, que fazem com que os resultados desejados não sejam atingidos e adaptar as estratégias, nos mais diversos setores.

Além disso, os indicadores-chave de performance também podem identificar oportunidades de melhoria e analisar padrões no mercado, contribuindo para que a empresa cresça constantemente. 

Dessa forma, é possível aplicar os métodos e aproveitar as oportunidades para impulsionar o crescimento de sua marca.

KPIs e métricas

Para concluir, é importante ressaltar que há uma diferença fundamental entre KPIs e métricas, utilizadas para obter diferentes dados e informações em um negócio.

De forma geral, as métricas são apenas quantificações, dados que podem ser obtidos e mensurados. 

Já os KPIs devem ser mais contextualizados em um contexto mais amplo, sendo de suma importância do ponto de vista estratégico da empresa.

Assim, devem garantir que os dados obtidos e estudados serão a chave para aprimorar os resultados.

Ou seja, uma métrica pode se tornar um KPI, desde que ela ajude na tomada de decisões importantes em uma empresa, sendo contextualizada e utilizada a longo prazo.

Assim, guiando o funcionamento das companhias a fim de gerar resultados pré-estabelecidos, ou corrigir problemas.

Dizemos que, para uma métrica ser elaborada e tornar-se um indicador chave, ela deve atender às características de uma sigla, S.M.A.R.T., que, em inglês, define:

  • Specific;

  • Measurable;

  • Achievable;

  • Realistic;

  • Time-bound.

Ou seja, a métrica deve ser específica, mensurável, abordar objetivos alcançáveis, realistas e tudo deve ocorrer dentro de prazos determinados.

Seguindo esses passos para elaborar seus KPIs, aplicando-os da melhor forma e monitorando as mudanças verificadas em sua companhia, você obterá os resultados positivos e desejados ao implementar os indicadores-chave de performance, que são os índices de aprimoramento e a otimização de diversos processos nas empresas. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
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