30/01/2023 às 17h41min - Atualizada em 30/01/2023 às 17h37min

ERP: Saiba o que é e quais os benefícios para seu e-commerce

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

AB Notícia News

Uma gestão completa, fácil e otimizada é algo que todo empreendedor deseja ter no seu negócio e isso é possível utilizando sistemas ERP, um recurso que permite centralizar e integrar todos os processos da organização, usando um único software.

O que é ERP?

A sigla ERP (Enterprise Resource Planning), em português sistema de gestão empresarial, é um software que ajuda as empresas na organização de atividades e documentos importantes.

 

É uma ferramenta que pode ser instalada no computador ou acessada online e contribui para garantir a integridade das informações, evitar erros, melhorando a produtividade e otimizando tempo nos negócios.

 

Os gestores podem consultar informações e resultados da empresa a qualquer momento, referente a diversos setores: estoque, finanças, marketing e vendas. 

 

Deste modo, os profissionais podem tomar decisões mais assertivas, já que serão baseadas nos indicadores.

 

O ERP contribui para:

 

Acompanhamento de pedidos;
Obrigações fiscais;

Controle do fluxo de vendas;

Análises e metas relacionadas ao desempenho;

Compartilhamento de dados com os funcionários de forma fácil;

Armazenamento das informações de diversos setores da empresa;

Gerenciamento de pagamentos;

Agilidade nos processos de gestão.

O que considerar no momento de escolher um ERP para o seu e-commerce?

Para o ERP ser eficiente e agregar bons resultados no seu negócio, é importante que você saiba escolher a melhor ferramenta conforme as necessidades do seu negócio.

 

Para bons resultados é necessário considerar o segmento do seu negócio, porque há diferentes ERP específicos para algumas áreas. 

 

Se o ERP que você deseja contratar já atendeu outras empresas, quais são as empresas referências no segmento de ERP e principalmente se o sistema possui integração com sua plataforma de e-commerce.

Vantagens do ERP para o seu e-commerce

Um dos grandes objetivos de um e-commerce é aumentar as vendas, porém quando isso acontece, alguns processos internos se tornam mais complexos se não forem bem estruturados.

 

Ter um bom controle do estoque, das entregas, do faturamento, trocas e devoluções, por exemplo, é algo importante, principalmente quando se tem alta demanda.

 

É neste momento que o sistema ERP pode ser utilizado para facilitar a vida do empreendedor, tornando os processos da sua loja virtual mais organizados.

 

As principais vantagens em usar um ERP no e-commerce são:

  1. Integração com a loja virtual

A integração completa é uma das grandes vantagens de um sistema ERP para o e-commerce.

 

Deste modo, não há a necessidade de ter várias planilhas para fazer o controle de vendas, já que tudo fica integrado e centralizado no sistema.

 

O sistema tem outro benefício que é o de facilitar a tomada de decisões, ajudando no planejamento estratégico e administração da loja virtual.

  1. Melhor controle do estoque

Ao usar um ERP, o controle do estoque do seu e-commerce fica mais eficiente.

 

Com o acesso ao relatório de vendas, você pode entender e identificar quais produtos têm maior demanda, como encontrá-los no estoque, além de poder registrar as vendas feitas em todos os canais que são utilizados no negócio que pode ser marketplace, redes sociais ou o próprio site.

  1. Emissão de boletos

Os processos de emissão de boletos bancários no e-commerce se tornam mais simples com o uso de um sistema ERP.

 

Com o uso de uma ferramenta que pode intermediar a emissão de boletos entre o e-commerce e o banco, você ganha tempo e mais organização, tornando essa tarefa automática.

  1. Emissão de notas fiscais e NFe

Com o grande volume de vendas no e-commerce é natural que a demanda de emissão de notas fiscais aumente e o controle das vendas se torne demorado.

 

Com o ERP é possível emitir notas fiscais de forma rápida, ágil e fácil, sejam elas eletrônicas ou físicas, assim o e-commerce pode se expandir sem erros na parte de gestão.

  1. Faz a integração com a logística

Um sistema de ERP permite cadastrar as transportadoras que serão encarregadas pelas entregas das mercadorias aos clientes.

 

Ao ter todas as informações cadastradas no ERP, ao receber um pedido, você pode ter acesso aos dados relacionados ao frete, que são gerados automaticamente e enviados ao cliente.

 

Deste modo, você otimiza tempo na parte de entregas, os produtos podem chegar rapidamente ao seu destino, deixando os consumidores satisfeitos, algo que pode ajudar muito na reputação da sua loja.

 

Portanto, os investimentos em um sistema ERP podem ajudar no crescimento do seu e-commerce, tornando a rotina de trabalho mais organizada, otimizando tempo e principalmente facilitando ter todas as informações em um único lugar.

 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia