23/01/2023 às 17h45min - Atualizada em 23/01/2023 às 17h38min

Saiba como montar o funil de vendas

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

AB Notícia News

Para que as vendas ocorram, o trabalho de qualificar e gerar leads até o fechamento do negócio envolve várias etapas.

Usando um funil de vendas é possível mapear todas as etapas, criar gatilhos e localizar onde seus leads qualificados estão na jornada do cliente, identificando gargalos e oportunidades para otimizar o funil de vendas.

O que é um funil de vendas?

Trata-se de uma mapa visual que rastreia todo o caminho do prospect desde o contato inicial até a compra.

Ele é fundamental para que a equipe de vendas entenda onde os clientes se encontram no ciclo de vendas, permitindo a definição de ações estratégicas específicas para otimizar as taxas de conversão.

O funil de vendas de uma empresa de sulfato de zinco adubo pode ser visualizado como uma barra horizontal, um quadro estilo Kanban, um funil vertical ou qualquer outra forma que mostre uma progressão de etapas.

5 passos para criar um funil de vendas

Para criar o seu funil de vendas fique atento às diferentes etapas do mesmo e siga nossas dicas.

1 - Determine o topo do seu funil

Trata-se da primeira experiência do cliente com sua empresa. Independentemente da forma com que as pessoas chegam até você, é preciso proporcionar uma boa experiência para que a primeira impressão seja, no mínimo, agradável.

Não importa a forma com que você atua, determine como, quando e por que os clientes vão entrar no seu funil. Empresas que atuam online precisam encorajar seus clientes a se cadastrarem e entrarem no looping para receber ofertas, conteúdos e iscas digitais.

Quando o contato é offline, é importante que o cliente receba e-mails, ligações, cases de sucesso, estudos de casos entre outras informações que contornam suas objeções.

É importante conhecer o seu mercado para que sua empresa zinco possa superar as expectativas e saiba criar um funil de vendas que atenda todas as características.

2 - Escolha onde concentrar os esforços de marketing

Você pode envolver o marketing do seu negócio em etapas, como o topo e o fundo do funil, sabendo que eles têm problemas diferentes.

No topo do funil você deve fazer com que seu clientes continue avançando, enquanto no fundo do funil, você precisa que o cliente finalmente tome a decisão de comprar de você.

Em todas as fases, mas principalmente no topo do funil, você precisa inspirar seu cliente, mostrando que a empresa de sulfato de zinco agrícola pode fazer algo para ajudar em um determinado problema ou dor.

3 - Minimize o risco

Não se dê ao luxo de prospectar muito e fechar poucas vendas, pois assim você apenas desperdiça munição.

Também é importante que sua equipe de vendas não perca o timing, deixando o cliente livre para decidir e se perder em seu funil. Nesse sentido é necessário que sua equipe:

  • Conheça o cliente;

  • Colete indícios de que ele está pronto para avançar no funil;

  • Não o deixe preso a uma etapa;

  • Incentive o caminhar natural no funil.

Com essas ações, sua empresa minimiza os riscos associados ao funil, como clientes perdidos e baixa conversão.

4 - Mova os clientes no tempo certo

Mova sempre os clientes para baixo no funil de vendas e não deixe que voltem atrás, pois sem isso não há como criar um funil.

Se um cliente está em seu funil e está prestes a voltar atrás, limite o ruído e as informações sobre metais não ferrosos para que ele não se sinta sobrecarregado.

Informações demais ou de menos são prejudiciais para seus clientes, podendo retardar a decisão e causar ainda mais dúvidas na cabeça do cliente.

Uma equipe de vendas que se destaca precisa saber que seu principal papel é auxiliar o cliente em uma decisão, de forma que é preciso conhecer o produto e o cliente. Então o vendedor precisa saber quais informações são importantes para fazer o cliente avançar no funil de vendas.

5 - Construa diferenciais defensáveis

Após definir suas prioridades, continue seu trabalho. Agora que sua equipe de fornecedores de metais não ferrosos já sabem como motivar seus clientes em cada uma das etapas do funil.

É importante saber fazer com que eles avancem e que enxerguem o valor de seu produto ou serviço. Descubra onde cada um de seus vendedores é melhor e otimize suas capacidades de contornar objeções dos clientes em cada uma das etapas de vendas

Considerações finais

É preciso conhecer muito bem seu público e seu negócio para definir as etapas de seu funil de vendas, que podem ser divididas em:

  • Prospecção;

  • Qualificação;

  • Apresentação;

  • Amadurecimento;

  • Negociação;

  • Fechamento do negócio.

Neste artigo você acaba de aprender como montar o seu funil de vendas, entender o que é funil de vendas e suas etapas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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