13/01/2023 às 12h06min - Atualizada em 13/01/2023 às 11h53min

Quando vale a pena fazer revisão veicular na concessionária?

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

AB Notícia News
peoplecreations

Seja novo ou usado, todo veículo precisa passar por revisões que checam a necessidade da realização de manutenções e reparos em componentes mecânicos e elétricos.

 

Por esse motivo, todas as montadoras deixam listado no manual do veículo um cronograma de manutenções que devem ser feitas em uma concessionária autorizada nos primeiros anos de uso do carro.

Contudo, assim que esse cronograma chega ao fim, muitos proprietários preferem levar o veículo para outras oficinas, geralmente aquelas onde trabalham seu mecânico de confiança.

Mas, será que não valeria a pena permanecer fazendo a revisão veicular na concessionária? Esse artigo foi escrito especialmente para sanar essa e outras dúvidas.

Abaixo você encontra uma série de tópicos que falam sobre vários aspectos importantes relacionados à revisão veicular na concessionária. Vale a pena continuar lendo!

Em que situações é recomendado fazer revisão veicular na concessionária?

Dentre todas as situações que demandam revisão veicular na concessionária, a principal delas é o período de garantia do veículo, onde geralmente é exigido que o proprietário faça manutenções em concessionárias autorizadas.

Isso porque nesse espaço de tempo, que é de em média 3 anos, as montadoras se responsabilizam por reparos de uma série de problemas que podem vir a ocorrer no veículo.

Outro cenário em que vale a pena fazer revisão veicular na concessionária é quando o veículo em questão é importado. Nesses casos, o que vai pesar é a necessidade de mão de obra especializada.

Em outras palavras, levar um veículo importado a uma oficina particular pode ser um risco, principalmente se o bem móvel for de uma marca menos popular. Isso porque há chances de os técnicos que atuam no estabelecimento não conhecerem os pormenores da mecânica do carro.

As diferenças entre fazer manutenção veicular em concessionárias autorizadas e oficinas particulares

Como citamos anteriormente, fazer revisão veicular na concessionária autorizada é indicado por causa da garantia de veículos novos e da expertise dos profissionais que trabalham nesses estabelecimentos.

Ademais, a qualidade das peças e outros materiais de reposição, bem como dos próprios serviços prestados, é bem melhor no que diz respeito ao nível de conhecimento dos técnicos responsáveis pelas manutenções.

É necessário também frisar que muitos serviços feitos em autorizadas não são cobertos pela garantia veicular e isso é um problema, uma vez que os serviços prestados nesses locais costumam ser mais caros que em oficinas particulares.

Essa questão fica ainda complicada para quem vai fazer revisões fora do período de garantia, quando é necessário arcar com o pagamento de todos os reparos e substituições feitos.

Por outro lado, existe a opção de se fazer revisões em oficinas particulares, que, como já citamos, não é muito recomendado para quem possui carros importados e/ou que esteja dentro do período da garantia.

Nesses estabelecimentos geralmente há um número menor de mecânicos especialistas em determinados serviços. Além disso, caso o proprietário do veículo não tenha conhecimento sobre mecânica, pode ser levado a autorizar a colocação de peças e componentes de baixa qualidade no seu veículo.

Porém, nas oficinas particulares os serviços e peças costumam ter um preço mais em conta, em relação às concessionárias autorizadas. Esse é o principal motivo pelo qual muitos donos de carros preferem fazer manutenção em oficinas alternativas.

De toda forma, caso opte por fazer a manutenção do seu carro numa oficina particular, procure uma que tenha boa reputação e mecânicos de confiança, para assim evitar dores de cabeça futuras.

Deixar de fazer revisão veicular na concessionária elimina a garantia de veículos novos?

Como citamos acima, a garantia de veículos novos depende do cumprimento de um cronograma de revisão veicular na concessionária.

Portanto, caso o proprietário não vá à autorizada no tempo certo para realizar as manutenções, corre o risco de perder a sua garantia.

Contudo, a maioria das montadoras não proíbe os seus clientes de fazerem revisões ou manutenções em oficinas particulares, apenas exigem que eles compareçam à concessionária autorizada para as revisões já marcadas.

De toda forma, o mais indicado é ler o manual do usuário que vem junto com o veículo para entender qual é a política da montadora em questão. Afinal, as regras podem variar de empresa para empresa.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia