13/01/2023 às 11h51min - Atualizada em 13/01/2023 às 11h39min

Como fazer backup de sistema em nuvem?

Playrene

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Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

AB Notícia News
Reprodução - rawpixel.com

O backup é uma operação de segurança que mantém uma cópia de todos os arquivos para serem resgatados em caso de perda dos originais. Fazer backup de sistema em nuvem é uma medida essencial para qualquer pessoa que possua arquivos no computador.

 
 

E esse processo nem é complicado. Qualquer um consegue fazer um backup de sistema em nuvem seguindo poucos passos. Continue lendo e saiba como proteger os seus arquivos contra a perda.

O que é backup de sistema em nuvem?

Não são apenas vírus e malwares que podem comprometer o seu computador e te fazer perder tudo o que guarda nele. Curtos-circuitos, apagões, incêndios e roubos são alguns fatores incontroláveis que podem prejudicar o acesso aos seus arquivos.

 

Se o usuário tiver feito backup do que é importante, ou seja, tiver criado cópias e as guardado em outro sistema, estará tranquilo. Existem várias formas de realizar o backup: o usuário pode copiar apenas determinados arquivos, como fotos e vídeos, ou todo o sistema. Também existem vários lugares físicos e digitais para armazenar o backup, como pen drives ou armazenamento em nuvem.

 

O backup de sistema em nuvem copia tudo o que usuário possui no sistema operacional (Windows, Linux, OS) para a nuvem, isto é, para um site de armazenamento online.

Tipos de backup de sistema

O estado em que o sistema se encontra em relação à realização de backups anteriores e à quantidade de arquivos existentes nele determinam o tipo de backup que deverá ser feito.

Completo ou Full

Salva todos os arquivos do sistema como cópia em um outro lugar. É o mais demorado e, se for armazenado em nuvem, requer que o serviço utilizado tenha muito espaço. É recomendado para:

  • computadores institucionais;

  • pessoas que possuem muitas informações importantes arquivadas no hardware;

  • primeiro backup.

Incremental

Copia apenas os arquivos novos ou dos que sofreram alguma alteração desde o último backup, qualquer que seja o seu tipo. Ou seja, é como um backup de atualização.

Diferencial

O backup diferencial copia só os arquivos novos em relação ao último backup completo.  Isso significa que, após ter sido realizado o backup full, é necessário apenas fazer o diferencial.

Quanto custa para fazer backup de sistema em nuvem?

Para quem deseja fazer backup de sistema em nuvem por conta própria, existem serviços de armazenagem gratuitos e pagos. A diferença entre eles é que os gratuitos costumam ser limitados, então, para armazenar um determinado volume de arquivos, você deve comparar o preço dos serviços.

 

Alguns sistemas operacionais são integrados aos próprios aplicativos de armazenagem em nuvem. É o caso do Windows, que permite o backup do sistema no Onedrive, e o macOS, que faz backup no ICloud.

 

No caso de empresas, em que o volume de informações é enorme e absolutamente todas são importantes, o ideal é contratar uma empresa de consultoria de nuvem. Ela analisará qual serviço de nuvem é o ideal e vai manter um monitoramento dos arquivos 24 horas por dia.

Modos de fazer backup de sistema em nuvem

Os donos de computadores pessoas que querem realizar cópias das informações podem usar o passo a passo abaixo para ativar o backup de sistema em nuvem do Windows e do macOS ou salvar os arquivos por conta própria.

No Windows

Para ativar o backup de sistema em nuvem do Windows:

  1. Clique no ícone do OneDrive na área de notificação;

  2. Selecione “Ajuda” e, em seguida, "Configurações";

  3. Vá para a guia “Fazer backup”;

  4. Selecione “Gerenciar backup”.

 

A partir daí é só realizar a cópia. Mas, lembre-se, o OneDrive gratuito tem capacidade para até 5 GB.

No macOS

O sistema operacional da Apple também faz backup automático em nuvem, que, neste caso, é o ICloud. Para isso:

  1. Entre em “Preferências do Sistema;

  2. Selecione “ID Apple”;

  3. Verifique se o backup automático está ativado e selecione quais aplicativos devem salvar os dados na nuvem.

 

Assim como no Onedrive, a capacidade máxima do ICloud gratuito é de 5 GB.

De forma autônoma

O usuário do Windows, do macOS ou de qualquer outro sistema operacional não precisa ficar preso ao backup que esses softwares oferecem. Explicamos aqui como usar também o Google Drive e o DropBox para fazer backup de sistema em nuvem.

Usando o Google Drive

Uma das vantagens do Google Drive na hora de realizar o backup é a possibilidade de manter a hierarquia de pastas do computador. Para salvar os arquivos nele, você deve:

  1. Fazer download do aplicativo;

  2. Fazer login em uma conta do Google ou se cadastrar;

  3. Clicar em “Escolher pasta” e selecionar as pastas que deseja salvar na nuvem.

 

O espaço do Google Drive para vídeos e imagens é ilimitado, mas diminui a resolução dos arquivos. Caso deseje manter a qualidade dos arquivos, eles vão ocupar o espaço disponibilizado pelo serviço, que é de 15 GB.

Usando o Dropbox

O dropbox pode ser usado através do link ou baixando o aplicativo para desktop. No computador, para fazer backup:

  1. Abra as preferências do Dropbox para desktop.

  2. Clique em “Backup” e, em seguida, em “Gerenciar backups”;

  3. Selecione “Configurações”;

  4. Escolha o disco rígido que contém os arquivos que serão salvos;

  5. Selecione as pastas que deseja copiar;

  6. Clique em “Fazer Backup”.

 

Esse é o serviço de armazenamento em nuvem com o menor espaço disponibilizado, sendo apenas 2 GB.

 

Ainda tem alguma dúvida sobre como realizar backup de sistema em nuvem? Deixe a sua pergunta aqui comentários!

 
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