10/01/2023 às 16h43min - Atualizada em 10/01/2023 às 16h39min

Mapeamento de negócio: o que é e como aplicá-lo

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

É certo que garantir uma boa gestão empresarial não é uma tarefa tão simples assim. Por essa razão, assumir algumas ferramentas pode ser fundamental. O mapeamento de negócio, nesse caso, pode ajudar.

 

Há uma grande complexidade que fundamenta o ambiente interno e externo de uma marca, e por isso mesmo uma série de posturas precisam ser levadas em consideração.

Esses são desafios que grandes e pequenas empresas acabam passando e precisam garantir algumas resoluções importantes.

Se, porventura, uma empresa estiver buscando se posicionar como referência no setor de clínicas para dependentes químicos, é preciso que algumas posturas sejam levadas em consideração.

Afinal de contas, não há como realizar nenhum tipo de implementação estratégica sem que se conheça a fundo o mercado de atuação da empresa.

Por essa razão, algumas estratégias passam a fazer parte de um horizonte imperativo para que algumas realizações se tornem possíveis.

Mapeamento de negócios: definição e o que é

Diante de tantas possibilidades dentro de uma lógica de gestão empresarial, torna-se fundamental entender quais são as funcionalidades de cada uma delas.

O mapeamento de negócios, também referido sob uma lógica de processos, é uma tradução imagética de alguns elementos de análise do ambiente interno e, por vezes, externos da empresa.

Sua fundamentação está em uma análise apurada sobre cada departamento de atuação da empresa para conseguir esquematizá-los dentro de uma lógica de facilitação visual.

Uma empresa de cuidados que é referência em mecanismos de busca quando o assunto é pesquisa sobre lar de idosos perto de mim, pode utilizar essa ferramenta para evitar alguns problemas.

Assim, ao analisar o setor financeiro, de marketing e, também, a própria prestação de serviços, a gestão conseguirá articular algumas impressões mais precisas sobre as atuações.

Nesse caso, se houver alguma dinâmica a ser aperfeiçoada, é esse recurso que será utilizado para que os funcionários consigam entender essa perspectiva.

O mapeamento de negócio acaba possuindo uma boa adesão do mercado, uma vez que ele é muito simples e de fácil assimilação.

Ou seja, se houver uma necessidade ampla de comunicação, é ele que conseguirá trazer as melhores compreensões a respeito dos processos.

Isso é importante, uma vez que nem todos estão familiarizados com os jargões do mercado de forma tão ampla.

Falar, por exemplo, do ticket médio de um jazigo pré moldado pode não representar muita coisa para os funcionários de uma funerária. Contudo, esse mapeamento, certamente, trará algumas orientações importantes.

Benefícios de um bom mapeamento

Há algumas orientações importantes quanto ao mapeamento de processos e de negócio que é importante trazer para a compreensão de suas dinâmicas.

As realizações dentro desse âmbito acabam sendo bastantes diversas e precisam de alguns esclarecimentos.

Nesse sentido, apontar para alguns desses benefícios pode ser fundamental para essa compreensão. Alguns deles são:

  • Facilidade de assimilação;

  • Alinhamento de processos;

  • Redução de custos;

  • Diagnósticos precisos;

  • Aumento de produtividade.

Logicamente, há uma série de realizações importantes dentro desse contexto de mapeamento de processos.

Esses são apenas alguns itens que ajudam a ilustrar o potencial desse tipo de estratégia para uma empresa.

Facilidade de assimilação

Sendo um dos fatores mais importantes para garantir que uma realização estratégica seja compreendida por todos, a facilidade de assimilação é um dos argumentos centrais para a manutenção de um mapeamento de negócio.

É certo que as equipes possuem uma certa heterogeneidade e que, portanto, os conhecimentos acabam sendo diversos.

Facilitar, portanto, o acesso às informações adequadas pode ser central para garantir uma política de objetivos bem delimitada.

Uma clínica especializada em tratamentos para alcoolismo pode se beneficiar muito dessa unificação.

Alinhamento de processos

Há, também, uma perspectiva bastante importante que vai muito além de uma mera percepção a respeito dos problemas.

Esse mapeamento pode, em grande medida, garantir uma compreensão e, portanto, um alinhamento bastante eficaz entre os setores.

Sendo assim, há, nesse caso, um ponto estratégico essencial para que haja uma ação unificada dentro de uma perspectiva de mercado.

Se, porventura, uma equipe de marketing de uma autoescola estiver investindo no uso das palavras-chave “auto escola próximo de mim”, é preciso que o setor de vendas esteja alinhado com isso.

Redução de custos

Há, dentro dessa lógica, uma perspectiva bastante acentuada de redução de custos, uma vez que essa realização tem como base alguns pressupostos importantes.

Nesse caso, alguns investimentos podem ser otimizados e deixar de incidir em algumas perspectivas que podem não gerar tantos resultados.

É certo que toda avaliação bem fundamentada pode trazer esses aspectos de redução de custo de forma bastante preponderante.

Diagnósticos precisos

Por se tratar de um método analítico bastante claro, é possível que os diagnósticos consigam atingir alguns aspectos de precisão bastante apurados.

Isso ocorre, sobretudo, por conta da avaliação precisa e imagética que esse tipo de ferramenta pode efetuar.

Se, por exemplo, a venda do serviço de aplicação de unidade de água gelada para injetoras está enfrentando alguma baixa, esse tipo de perspectiva pode fornecer algumas ferramentas de avaliação.

Aumento da produtividade

Por fim, basta que todos esses elementos sejam cumpridos de forma salutar que, via de regra, há uma grande chance de se elevar a produtividade.

Esse fator é fundamental, uma vez que ele pode garantir que a empresa obtenha um desempenho bastante grande dentro de seu mercado.

Produzir, portanto, um ambiente em que a produtividade consiga ser elevada acaba sendo um fator essencial.

No caso, por exemplo, de uma fábrica de impressora termica etiqueta colorida, essa realização pode incidir, inclusive, em um aumento de faturamento.

Tipos de mapeamento de negócios

Para esclarecer um pouco mais sobre essas questões, é importante entender algumas manifestações que o mapeamento de processos acaba tendo.

UML

O UML, também conhecido como linguagem de modelagem unificada, é um sistema que permite um mapeamento continuado.

Sendo assim, a partir de alguns softwares, os gestores conseguem ir atribuindo novos fluxos àquele contexto.

Uma clínica de homeopatia para cães ansiosos, com o passar do tempo, pode ir complexificando ainda mais esse mapa.

Fluxogramas

Esse é o recurso mais utilizado dentro do mercado, uma vez que ele pode ser efetuado em qualquer software que monte um layout ou, até mesmo, em uma folha de papel.

Nesse caso, os gestores vão avaliando cada ponto e criando conexões dentro de uma lógica de mapa.

Esses elementos, em grande medida, acabam fornecendo algumas perspectivas importantes para o desenvolvimento de novas estratégias.

Dicas para implementar um mapeamento

Em virtude dos modelos propostos, é preciso dizer que há uma série de outros que precisam ser observados também.

Baseando-se nisso, é importante que algumas conexões sejam feitas a fim de estabelecer essas implementações de forma bastante ampla.

Por isso, algumas dicas acabam sendo imperativas para a manutenção de boas práticas de mapeamento.

Avaliar problemas

Esse é o primeiro passo que qualquer mapeamento de processos precisa seguir, uma vez que é nele que reside a capacidade de perceber se há ou não a possibilidade de resolver essas questões a partir dessa estratégia.

Analisar a empresa

Avaliar a empresa acaba sendo essencial para qualquer produção de perspectiva de fluxo ou mapa de processos.

Essa etapa é que fornecerá dados para que se possa seguir dentro de uma lógica de mapeamento.

Mapear

Com base em todos os dados colhidos dentro da empresa, é possível começar a criar um mapeamento.

Essa perspectiva pode ir de questões elementares como os departamentos e suas funcionalidades até, em maior medida, correlações disso tudo com o mercado.

Para que essa etapa ocorra, é preciso escolher qual será o tipo de mapeamento que será utilizado pela empresa.

Implementação estratégica

É importante dizer que o mapeamento de processos ou de negócio tem um objetivo bastante claro que é gerar algumas melhorias dentro daquele local.

Por essa razão, é importante que essa análise traga algumas perspectivas de realizações de novas estratégias.

Sendo assim, se há um problema relacionado à venda, por exemplo, é importante que se crie alguns mecanismos para efetuar melhorias nesse setor.

Todos esses esforços precisam estar orientados por uma perspectiva de melhoria dentro de qualquer processo empresarial.

Considerações finais

Há uma variedade muito grande de possibilidades estratégicas que as empresas acabam enfrentando dentro do ambiente corporativo.

É fundamental, nesse caso, que as marcas assumam algumas ferramentas para facilitar suas ações no mercado.

Afinal de contas, diariamente, novos desafios acabam surgindo dentro dos mais variados segmentos de mercado.

Por essa razão, o mapeamento de negócio aparece como um agente facilitador na hora de consolidar uma estratégia dentro desse âmbito.

Entender quais são seus fundamentos e, também, aplicações, pode ser determinante para uma boa realização em qualquer setor.

Seja como for, adotar essa ferramenta pode trazer uma série de benefícios e fazer com que as empresas consigam alcançar algumas melhorias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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