09/01/2023 às 17h42min - Atualizada em 09/01/2023 às 17h28min

Saúde mental e esporte: entenda a diferença

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Saúde mental e esporte são duas áreas que inicialmente podem parecer distintas, mas que muitas vezes caminham juntas. Estando relacionados, esses dois elementos agem de forma benéfica para o indivíduo, impactando positivamente na sua qualidade de vida. 

 

Combatendo uma série de doenças e distúrbios, como a ansiedade, quem pratica esporte logo percebe uma grande diferença na saúde do seu corpo e também na própria saúde mental, que se torna ainda mais abrangente. 

Assim, a pessoa consegue realizar com mais disposição e produtividade as suas atividades do dia a dia, como produção de letreiro em alto relevo, além de evitar o desenvolvimento de doenças. 

A importância de praticar exercícios físicos 

Correr na praia, jogar uma partida de futebol com os amigos, nadar, caminhar na vizinhança e muitas outras atividades são consideradas exercícios físicos, impactando positivamente na qualidade de vida. 

Podendo ser realizado por pessoas de todas as idades, essas atividades, que são extremamente diversificadas, fazem com que o corpo humano tenha um melhor funcionamento, assim como a própria mente. 

Responsáveis por liberar uma série de hormônios que são essenciais para o desenvolvimento de vitalidade, os exercícios físicos são sempre recomendados pelos profissionais de saúde que sabem das suas grandes vantagens. 

Entretanto, apesar das recomendações, uma pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que 47% dos brasileiros são sedentários, ou seja, não praticam nenhum tipo de exercício, o que contribui nas altas taxas de doenças no país. 

Essencial para evitar a obesidade, diabetes, distúrbios cardiovasculares e até mesmo tratar a depressão, os exercícios precisam ser realizados pelos menos três vezes na semana, com duração a partir de 30 minutos. 

Isso porque esse tempo, apesar de ser curto, já é poderoso para agir sobre o corpo e, com isso, eliminar o sedentarismo, fator que está relacionado com os mais diversos problemas de saúde. 

Dessa forma, mesmo com a correria das demandas do dia a dia, como comprar interfones voip, pagar contas, levar as crianças às escolas e tantas outras, é importante que as pessoas tenham um momento dedicado para realizar algum tipo de exercício, como:

  • Vôlei;

  • Beach tennis;

  • Caminhada;

  • Corrida;

  • Natação;

  • Academia. 

Todos esses itens citados acima são atividades físicas que podem ser incluídas na rotina, mesmo que ela seja intensa. Produzindo boas sensações para o corpo, essas atividades ainda são divertidas e estendem os seus benefícios para o psicológico. 

Por isso que elas precisam ser encaixadas durante o cotidiano, seja antes de realizar serviços de portaria e controle de acesso ou antes de dormir. Em qualquer horário as atividades irão promover os seguintes benefícios:

  • Combate da hipertensão e diabetes; 

  • Controle dos níveis de colesterol;

  • Melhora do condicionamento muscular;

  • Controle de peso e aumento de massa muscular;

  • Melhora das noites de sono;

  • Aumento do desempenho cognitivo.

Nessa extensa lista ainda entram dois grandes benefícios para o ser, que é o aumento da sensação de bem-estar, afinal há redução do estresse, e tratamento da depressão e ansiedade. 

Esses dois últimos pontos, que podem atingir pessoas de qualquer idade, são as principais doenças da atualidade, estando ligadas com questões sociais e econômicas. 

Assim, se trabalhadores de uma empresa de sistema de segurança para lojas estão estressados e muito ansiosos, o empreendimento pode investir em ferramentas que estimulam a prática de exercícios físicos. 

Como unir exercícios físicos e saúde mental 

Pessoas sedentárias que desejam mudar os seus hábitos e conquistar qualidade de vida devem começar aos poucos nesse novo universo de atividades. 

Além de poderem realizar menos tempo de exercícios, até que o corpo se acostume, ainda devem fazer a inclusão das práticas desportivas aos poucos, até que consigam realizar as atividades todos os dias.

Por isso, é recomendado que esses indivíduos procurem um bom local para que possam se exercitar, como um parque, praça ou até mesmo área da sua residência, de forma que tenham espaço para fazer os exercícios. 

Depois, devem fazer a atividade com calma, sem se preocupar com tempo e nem com a intensidade. Nessa hora, a calma será a melhor amiga. 

O terceiro ponto é investir em um bom círculo de amizade em que as pessoas também realizem algum tipo de exercício, afinal, ter com quem contar é importante e ajuda na motivação e foco. 

Colocando em prática esses três passos, rapidamente a pessoa irá entrar nesse universo e sentirá em seu corpo e mente todos os benefícios.

Esporte e saúde mental andam juntos 

Como citado anteriormente, a saúde mental e o esporte estão intensamente conectados, promovendo uma melhor qualidade de vida para o ser.

Comprovada cientificamente, essa relação dos dois campos é responsável por fazer com que doenças neurológicas como o Alzheimer sejam combatidas, tendo menos chances de surgirem ao longo da vida, 

Além disso, a realização de prática esportivas também contribuem para que o corpo desacelere, o que é essencial quando se fala sobre ansiedade e depressão, condições que têm atingido cada vez mais a população. 

Em um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas no Brasil há 18,6 milhões de pessoas que possuem ansiedade. Esse número está ligado a uma série de motivos, que são tanto externos quanto internos. 

Quem possui quadros de ansiedade, muitas vezes não percebe que está sofrendo com esse distúrbio, que inicialmente por parecer apenas hábitos esperados do dia a dia. Entretanto, quando não tratada, ela pode se agravar, gerando os seguintes sintomas:

  • Taquicardia;

  • Insônia;

  • Falta de ar;

  • Tremores;

  • Boca seca;

  • Sudorese. 

Além de muitos outros comportamentos que vão aparecendo ao longo do dia, como o hábito de roer a unha e ranger os dentes, por exemplo. 

Assim, da mesma forma que um carro precisa estar sempre em manutenção, com troca de óleo e outras ações, as pessoas precisam ficar atentas sobre a sua saúde. 

Sendo necessário fazer a manutenção que pode ocorrer com a ida ao médico e prática de exercícios físicos. 

Extremamente benéficas, o impacto das atividades esportivas na saúde mental são muitos. Sendo os principais:

  • Melhora do humor;

  • Melhora da concentração;

  • Redução do estresse e ansiedade;

  • Mais confiança;

  • Maior desempenho cognitivo. 

Todos esses itens levam a pessoa a viver melhor, tanto consigo mesmo quanto em sociedade, desenvolvendo relações humanas mais saudáveis. 

  1. Melhora do humor 

Esse primeiro benefício está relacionado com o relaxamento muscular e liberação de endorfina que o esporte realiza dentro do corpo humano. 

Todas essas substâncias químicas que são liberadas pelo cérebro fazem com que a pessoa sinta-se mais alegre e também descansada, mesmo se tiver realizado um exercício de grande impacto. 

Além disso, ainda é possível se envolver com grupos de pessoas que praticam a mesma atividade e desenvolver uma boa relação. 

  1. Melhora da concentração 

Outra vantagem é quando se fala sobre a concentração. Como o ser humano está sempre em contato com vários estímulos durante o dia a dia, muitas vezes ele não consegue se concentrar em um único tópico. 

Assim, o esporte faz com que haja um trabalho na percepção do indivíduo, de forma que ele tenha maior concentração para realizar as suas demandas do dia a dia, como comprar tela de nylon para quadra esportiva, por exemplo. 

  1. Redução do estresse e ansiedade 

Muitas vezes são esses dois distúrbios que levam as pessoas a começarem a praticar algum tipo de esporte, afinal, ele promove saúde mental por meio da redução de hormônios que causam estresse e produção de endorfina.

Outro ponto é que ele faz com que a pessoa direcione os seus pensamentos para outros assuntos, como o próprio esporte, afastando as pessoas da tristeza e apatia. 

  1. Mais confiança 

Por gerar todos os benefícios que foram citados acima, automaticamente a pessoa que realiza alguma prática esportiva torna-se mais confiante, especialmente quando se fala sobre o seu corpo. 

Além disso, essa confiança também é passada para as realizações de outras atividades do cotidiano, como desenvolvimento de um projeto sobre tela alambrado 1 metro, por exemplo. 

  1. Maior desempenho cognitivo 

O esporte trabalha com duas questões importantes: foco e determinação. Esses dois fatores, quando unidos a fatores como confiança e melhora da concentração, faz com que as atividades cognitivas sejam melhores desempenhadas. 

Considerações finais 

O esporte sempre foi uma grande fonte de saúde. Além de trabalhar com os aspectos da saúde do corpo, como diminuição do colesterol, por exemplo, ele também tem um grande impacto na mente humana. 

Promovendo bem-estar mental por meio da liberação de agentes químicos no cérebro, ele ainda atua sobre o desempenho, memória e outras atividades cognitivas que tratam casos como a ansiedade e depressão. 

Assim, as pessoas se sentem mais motivadas para realizar suas demandas do dia a dia, como inspeção veicular Osasco, e também para ter mais qualidade de vida. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia