09/01/2023 às 17h22min - Atualizada em 09/01/2023 às 17h13min

Afinal, como o Marketing Industrial pode alavancar seu negócio?

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

O marketing industrial, no sentido amplo de análise, está ligado ao relacionamento entre duas empresas, denominado de B2B (business to business), cujo objetivo não é o consumidor final, mas atender às necessidades das duas organizações. 

 

Ainda que esse conceito seja confuso de compreender, basta imaginar que as empresas podem gerar produtos que não atendem somente aos clientes individuais, mas a grandes indústrias de persiana de alumínio para quarto, facilitando a fabricação das mesmas. 

Esses produtos, muitas vezes, podem ser utilizados por outras companhias, como as frigoríficas e cimentícias, que dispõem de mais recursos financeiros, para realizar compras vultosas e, nesse sentido, a produção tende a ser em alta escala.  

Por isso, para essas indústrias economicamente mais sólidas, é necessária uma comunicação mais assertiva e próxima com outras empresas consumidoras, para que os produtos possam ser divulgados com mais eficiência.   

Do que se trata o marketing industrial? 

O marketing industrial é um recurso criado para que as empresas se comuniquem entre si, para construir relações fortes e prolongadas entre duas organizações (novamente o B2B), objetivando grandes vendas a longo prazo, interagindo com um número maior de pessoas. 

Tudo depende da forma como os acordos entre as duas companhias são realizados, para que a produção, venda e envio dos produtos seja mais facilitado e, normalmente, o tipo de venda é mais complicado, diferente de uma simples venda de porta de correr em acm.  

Para que essa venda complexa seja mais fácil, é necessário ter uma equipe de vendas qualificada, oferecer preços interessantes dos encontrados no mercado e trabalhar com soluções úteis para a indústria consumidora. 

Veja que, este processo de venda e de sedução está pautado no perfil do consumidor, todos diferentes, mas que pode garantir vendas seguras e mais lucrativas de remédio homeopático para refluxo ao longo do tempo. 

É nesse momento que o marketing industrial se torna importante, com relação à divulgação das empresas, à qualificação do produto oferecido e à diferenciação dos preços aplicados.  

Por meio de uma boa estratégia de marketing industrial é possível convencer os clientes a colocarem os produtos em circulação em um comércio fornecedor de paredes divisória, por exemplo.  

Com um B2B estratégico, os lucros empresariais aumentam substancialmente, perfazendo inúmeros benefícios, impactando os clientes em potencial, atingindo um público-alvo específico.  

Benefícios do marketing industrial 

O marketing industrial dá muitas vantagens para qualquer tipo de negócio, e abaixo são apontadas algumas delas: 

  • Aumenta a chances no fechamento de bons negócios; 

  • Gera métricas de análise na mensuração de resultados; 

  • Promove aumento nos lucros; 

  • Gera valor na área de atuação; 

  • Atrair leads qualificados; 

  • Constrói autoridade no mercado. 

O marketing industrial é baseado na identificação de um público específico, aquele que está voltado ao mesmo tipo de comercialização, e, desta forma, as possibilidades de negociação aumentam consideravelmente.  

No ambiente digital, ferramentas devem ser utilizadas para analisar as tendências mercadológicas no sentido de mensurar e calcular, com exatidão, os custos na entrega urgente de documentos, por exemplo. 

As métricas de análise dos resultados de vendas, um dos veios a ser observado, são estabelecidas de acordo com os objetivos da indústria, determinados no planejamento mensal, semestral ou anual. 

Se os custos gerais forem reduzidos a base de leads aumentar, os resultados financeiros crescem a médio e longo prazo, principalmente se as estratégias de inbound marketing forem utilizadas por meio de propagandas online de serviços e produtos. 

O marketing industrial gera valor na área de atuação da empresa e ainda tem força suficiente para atingir o público em potencial para serviço de zeladoria, diferente do marketing tradicional, que possui tempo determinado em uma propaganda, por exemplo.  

Através do marketing industrial é possível atrair empresas (leads) com interesses em comuns e que trabalham com o mesmo produto ou serviço, economizando recursos e ganhando tempo nos trabalhos rotineiros.  

Como o público é específico, a indústria acaba ganhando maior relevância e autoridade no mercado, e com o marketing digital é possível educar este público ao serem compartilhados conteúdos que geram maior credibilidade na internet.  

Aliás, no que se refere a maior credibilidade, uma residência assistida para idosos, também pode obtê-la, não através do marketing industrial, pois não se trata do mesmo setor, mas, por meio do marketing tradicional, em propagandas pagas.  

Outros benefícios que podem ser citados são o alavancamento da indústria, um melhor posicionamento frente aos concorrentes, maior número de vendas e a conquista assídua de novos clientes. 

Como aplicar o marketing industrial? 

Para um marketing industrial eficiente, seguem algumas dicas para elaborar uma boa estratégia e aplicá-las nos negócios, neste setor, tais como: 

  • Construir um site para a indústria; 

  • Adotar ações de SEO; 

  • Utilizar o marketing de conteúdo; 

  • Usar as redes sociais; 

  • Estar presentes em plataformas de marketplace B2B. 

Ter um site atualmente é imprescindível e ele deve ser atualizado constantemente, com informações que possam atrair o público, fazendo-o acessar a página, influenciando-o a decidir na compra de um produto ou serviço.  

Recursos como a postagem de vídeos e imagens fazem com que os possíveis clientes de um projeto ar condicionado central fiquem mais próximos e não abandonem o site durante a visita.  

A despeito do site ser importante para os negócios, é necessário apostar nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization), para que a indústria melhore o posicionamento orgânico, ganhando assim maior notoriedade frente às pesquisas no Google e no mercado. 

Unido a estas estratégias, o marketing de conteúdo é essencial, porque é através dele que o Google analisa se a indústria está ou não oferecendo as melhores soluções para as outras empresas clientes.    

E, nesse sentido, as palavras-chave utilizadas no marketing de conteúdo geram resultados para que a indústria atraia clientes, realize conversões, mantenha um bom relacionamento e seja reconhecida no mercado em que atua.  

O uso das redes sociais é importante para a indústria, no sentido de promover os negócios e as plataformas do Instagram, Facebook e WhatsApp são ferramentas importantes para a postagem de fotos ou vídeos dos produtos e serviços oferecidos.  

É importante, também, estar presente em plataformas de marketplace B2B para a produção de conteúdos, porque com eles as indústrias aumentam as vendas, ficam mais visíveis para o público e aumentam os lucros, ainda que a concorrência seja grande.   

Marketing Industrial: como alavancar os negócios?  

Primeiramente, como informações mais abrangentes, o marketing industrial pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio e ele pode ser alavancado através das seguintes técnicas: 

  • Otimizando o site com SEO; 

  • Acelerando o carregamento das informações no site; 

  • Criando uma página na web; 

  • Aprimorando as vendas por meio de dispositivos; 

  • Criando conteúdos interessantes; 

  • Estando presente nas mídias sociais; 

  • Criando um relacionamento profundo e direto com os clientes; 

  • Realizando pesquisas de preços no mercado; 

  • Criando um comércio eletrônico; 

  • Oferecendo melhores soluções e preços aos clientes. 

O marketing para indústrias ou marketing B2B é voltado para criar fortes laços comerciais entre as empresas, a longo prazo, objetivando vendas maiores de produtos ou serviços. 

Nesse sentido, os negócios podem aumentar conforme exposto nos tópicos acima, determinado, assim, a conquista de mais clientes por meio de estratégias assertivas e adequadas. 

Considerações finais 

As estratégias de marketing industrial estão focadas na satisfação dos clientes, para que eles possam realizar mais compras de produtos e serviços, porém os objetivos entre as indústrias devem estar alinhados. 

As vendas são mais complexas, e, por essa razão, o time de vendas precisa ser bem treinado no B2B, e esses profissionais não são fáceis de serem encontrados no mercado de trabalho. 

E, nesse sentido, eles precisam ter conhecimento das técnicas para promover os produtos e serviços, como o SEO, o uso de marketing de conteúdo e como movimentar as redes sociais, para que a indústria seja mais propagada. 

Como abordado anteriormente, o marketing para indústria perfaz muitos benefícios, caminhando pela adoção de um forte relacionamento entre as organizações e na oferta das melhores soluções para dirimir os problemas internos. 

A concorrência industrial é grande, a oferta de produtos e preços diferenciados é competitiva, e, se as estratégias aplicadas não forem adequadas, a tendência de vendas diminui assim como os lucros, seja a médio ou longo prazo. 

Construir um site e apostar na publicação de vídeos e conteúdos relevantes são caminhos estratégicos, para que a indústria permaneça mais tempo atuando no mercado e, acima de tudo, faz com que ela se destaque e se posicione mais adequadamente frente ao Google. 

Assim, fica mais fácil a produtividade, ser encontrado nas pesquisas e conquistar relevância aos olhos dos clientes e consumidores, que são diferentes entre si e procuram pelas melhores soluções dos problemas com os quais lidam diariamente.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia