09/01/2023 às 16h43min - Atualizada em 09/01/2023 às 16h41min

Como aumentar a busca orgânica no Google

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Aumentar a busca orgânica no Google é um dos principais objetivos de quem trabalha na internet, principalmente para colher os frutos do seu trabalho. A seguir, criamos um guia que pode ajudá-lo!

 

Quem trabalha na internet com o seu próprio site ou blog com certeza quer saber como aumentar a busca orgânica no Google. Pois, a busca orgânica é responsável por aumentar significativamente os rendimentos do site sem ter que gastar 1 centavo com publicidade.

 

Sendo assim, independente se o seu objetivo for aumentar a busca orgânica no Google para melhorar os rendimentos, ou simplesmente quer mais visitantes para comprarem o seu produto ou serviço, saiba que as nossas técnicas podem ajudar.

 

Nesse sentido, criamos um guia com excelentes dicas de como aumentar a busca orgânica no Google. Portanto, para conhecer as nossas técnicas e aprender como aplicá-las na sua página, continue lendo esse texto e descubra tudo que preparamos.

Dicas para aumentar a busca orgânica no Google

Aumentar a busca orgânica no Google não é uma tarefa tão simples como se imagina. Isso porque existem inúmeros fatores que podem contribuir com a experiência do usuário e fazer com que ele permaneça ou saia do seu site.

 

Porém, mesmo diante de tantas variáveis, algumas dicas podem ajudar a aumentar a busca orgânica no Google. Para isso, fizemos uma lista com cinco dicas preciosas para você adotar imediatamente, são elas:

Foque na produção de conteúdo original, relevante e de qualidade

A primeira dica para aumentar a busca orgânica no Google não poderia ser outra. Estamos falando da produção de conteúdo original, relevante e de qualidade. Quem trabalha no marketing digital há muito tempo sabe da importância da produção de conteúdo.

 

Esse é um dos principais pilares para aumentar a busca orgânica no Google. Pense conosco: o que as pessoas vão fazer no seu site? Certamente, estão em busca de alguma informação ou tirar dúvidas. Se elas não encontrarem o que precisam, sairão.

 

Quanto maior for o índice de fuga do seu site, mas o Google entende que o seu conteúdo não é relevante. 

 

Por outro lado, quanto mais tempo as pessoas passam no site, compartilham o conteúdo e interagem, mais o Google entende que ele é valioso e merece aparecer nos primeiros resultados. Isso irá impactar diretamente nas visitas orgânicas do site.

 

Sendo assim, considere produzir conteúdos originais, relevantes e de qualidade para aumentar a busca orgânica no Google.

Aproveite os recursos do Google Analytics

A internet revolucionou a forma de fazer marketing, isso é fato. As ferramentas disponíveis atualmente possibilitam a mensuração de resultados com mais facilidade e precisão. Uma dessas ferramentas é o Google Analytics.

 

Por meio dela, é possível conhecer o comportamento dos usuários ao entrar em contato com seu site. 

 

Assim, você pode melhorar a sua estratégia para fazer com que os visitantes permaneçam ativos e consequente melhore a forma como o Google enxerga o seu site, recomendando-o para mais pessoas.

Trabalhe as palavras-chave 

Outro segredo para aumentar a busca orgânica no Google consiste em trabalhar as palavras-chave e usá-las a seu favor. Em outras palavras, você deve criar o seu conteúdo e adicionar as palavras-chave certas.

 

Isso porque um dos principais erros que os iniciantes cometem é utilizar as mesmas palavras-chave chave em todas as sessões do seu site. Embora pareça uma estratégia adequada, na verdade acaba criando concorrência desnecessária entre o conteúdo do mesmo site.

 

Sendo assim, é recomendado trabalhar palavras-chave que estejam em conformidade com a sua página, bem como seja buscada em grande volume pelos usuários. Logo, isso irá atrair cada vez mais pessoas e aumentar a busca orgânica no Google.

 

Se atente aos URLs e outros links

O registro de URLs amigáveis ​​para seus sites faz com que os mecanismos de pesquisa como Google e Bing os reconheçam como “importante” ao listar seus resultados. Esse registro consiste em backlinks feitos em outros sites apontando para o seu.

 

Para entender melhor, backlinks de sites confiáveis fazem com que o Google entenda que o seu site também é confiável.

 

Sites menores devem compartilhar links com sites maiores para aumentar a visibilidade. Isso também se aplica a sites que compartilham links entre si. O Google tem uma compreensão mais profunda do que a maioria das pessoas pensa. 

 

Não adianta comprar parcerias; elas precisam crescer naturalmente e organicamente. Ou seja, você precisa receber backlinks de forma natural de outros sites, que estejam de acordo com o seu conteúdo e também publiquem conteúdos semelhantes.

 

Assim sendo, pouco adianta ter um site que fala sobre viagens e comprar backlinks em sites que tratam do resultado da Lotep. Isso fará com que o Google ignore o backlink.

 

Para melhorar sua classificação na pesquisa orgânica, use táticas de SEO responsáveis. Isso significa entender as regras e trabalhar dentro delas a longo prazo. Com isso, o Google entenderá que seu conteúdo é relevante, confiável e dentro das diretrizes.

“Espione” os seus concorrentes

Se mesmo trabalhando duro, você não consegue alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca e aumentar a busca orgânica no Google, então as suas estratégias são ineficazes ou os concorrentes estão inovando em algo.

 

Nesse caso, você pode “espionar” os sites concorrentes e ver quais são as estratégias utilizadas para aparecer nas primeiras posições dos resultados. Para isso, existem diversas ferramentas, como o SEMrush, Ahrefs e muito mais.

 

Fazendo isso, você pode ter acesso a inúmeras informações acerca daqueles domínios, como é o caso dos backlinks, das estratégias SEO On Page e muito mais. Sendo assim, vale a pena dar uma conferida nos concorrentes para adaptar as suas estratégias.

Conclusão

Embora seja trabalhoso, saiba que é possível aumentar a busca orgânica no Google e melhorar os seus resultados. Por isso, trouxemos algumas dicas relativamente simples, mas de grande utilidade. Logo, esperamos que esse conteúdo possa ajudá-lo.

 

Se você gostou do nosso conteúdo, aproveite para compartilhar nas redes sociais e se cadastrar. Assim, você será notificado dos novos posts e receberá em primeira mão tudo que nós postarmos. Nos vemos nos próximos artigos!

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia