19/12/2022 às 18h15min - Atualizada em 19/12/2022 às 18h12min

Saiba como se organizar financeiramente

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

AB notícia news

Saber se organizar financeiramente é essencial para ter um bom planejamento financeiro pessoal, sabendo exatamente quais são as receitas e despesas do mês.

 

A educação financeira não é algo que se aprende na infância porque não faz parte da cultura do brasileiro, mas muitas pessoas estão percebendo a necessidade de ter esse controle para evitar dor de cabeça.

Independentemente de estar ou não sobrando dinheiro, se a pessoa gasta mais do que ganha ou se o salário cobre exatamente aquilo que ela gasta é possível melhorar a situação, começar a poupar até chegar ao ponto de estar pronto para investir.

O dinheiro é fundamental para ter qualidade de vida, realizar sonhos, alcançar metas e objetivos e ter tranquilidade para arcar com todas as despesas. Problemas com dinheiro podem desencadear muitas outras situações desagradáveis.

Eles afetam os relacionamentos interpessoais e podem até mesmo desencadear transtornos como ansiedade e depressão. A boa notícia é que com um pouco de organização e empenho tudo isso melhora.

Para aprofundar um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai mostrar os benefícios de se organizar financeiramente, a importância de fazer uma gestão financeira e o conceito dessa gestão.

Conceito de gestão financeira pessoal

Gestão financeira pessoal é o uso de práticas que ajudam a manter o equilíbrio entre as receitas e despesas de um indivíduo. Ter esse controle efetivo e pontual de tudo o que entra e sai da conta é fundamental para ter qualidade de vida.

Ter dinheiro é necessário para pagar as despesas do dia a dia e poder cuidar da saúde física, mental e emocional. Uma pessoa que sabe lidar bem com suas finanças pode fazer planos financeiros de curto, médio e longo prazo.

É uma forma de viver bem em um local seguro com portaria terceirizada, fazer planos financeiros de curto, médio e longo prazos e alcançar vários objetivos, como:

  • Comprar um imóvel;

  • Trocar de carro;

  • Fazer uma faculdade;

  • Viajar.

Com base nisso, as pessoas conseguem viver a vida do jeito que gostaria, respeitando sua realidade financeira e suas possibilidades.

Benefícios da organização financeira

Ter uma vida financeira organizada traz muitos benefícios para todos, dentre os quais se destacam:

Ter uma relação saudável com o dinheiro

Comprar é necessário, mas pode se transformar em compulsão, com isso, a pessoa começa a contrair dívidas descontroladamente e os problemas começam a aparecer.

A organização financeira mostra até onde o indivíduo pode gastar e, com isso, começa a avaliar o que realmente é necessário, fazendo todos os ajustes quando for preciso.

Esses ajustes se baseiam em adiar a troca do carro, planejar uma viagem com calma ao invés de simplesmente comprar um pacote, entre outras ações bem pensadas que eliminam os gastos descontrolados.

Ajuda a realizar sonhos

Comprar uma camisa esporte fino slim é necessário para comparecer a um evento importante, mas tudo o que é comprado precisa ser devidamente pensado para evitar problemas maiores.

Isso faz parte do planejamento de finanças pessoais que ensina a gastar menos, guardar o dinheiro que sobra e fazer o capital crescer. É uma forma de transformar sonhos em realidade e aumentar a satisfação consigo mesmo.

Um exemplo disso é uma pessoa que sonha em fazer uma viagem. A partir do momento em que ela faz um levantamento sobre o capital necessário para viajar, transforma esse sonho em um objetivo.

Tendo os valores em vista, descobre o quanto precisa guardar todos os meses para viajar nas próximas férias. Se não houver planejamento financeiro, é praticamente impossível alcançar um objetivo.

Reduz o estresse e a ansiedade

Acumular dívidas faz qualquer pessoa se sentir estressada e ansiosa, mas o que determina se o dinheiro vai faltar ou sobrar não é o valor do salário, mas a maneira como ele é administrado.

Assim como uma empresa de serviço de paletização precisa cuidar de suas finanças, uma pessoa também precisa desse controle para evitar escassez e dívidas, algo que gera estresse e ansiedade.

Várias pesquisas mostram que as dívidas são responsáveis pelo aumento do estresse e por sentimentos de culpa, angústia, baixa autoestima e desânimo. As pessoas chegam a se sentir envergonhadas diante de familiares e amigos por conta disso.

A melhor forma de evitar e reverter essa situação é investir em um bom planejamento das finanças pessoais.

Ajuda a lidar com imprevistos

Se o dinheiro for bem administrado, fica muito mais fácil lidar com imprevistos e emergências, por outro lado, a falta de controle pode transformar as adversidades em verdadeiros pesadelos.

Quem não sabe para onde o dinheiro vai, costuma viver endividado e quando se vê diante de um gasto inesperado, como um conserto no carro, simplesmente não sabe o que fazer.

Se um profissional autônomo deseja instalar uma divisória para escritório de madeira, precisa se planejar antes. Da mesma forma, o funcionário de uma empresa estará mais preparado, caso seja demitido.

Organizar as finanças traz mais segurança e tranquilidade porque a vida melhora. Ter uma relação saudável com o dinheiro reduz os níveis de estresse e ansiedade e ainda ajuda a traçar metas para alcançar sonhos e objetivos.

Importância da gestão financeira

A gestão financeira é fundamental porque cuida melhor do dinheiro e permite que o indivíduo conheça mais sobre suas rendas e gastos. Assim, ele pode saber o que deve ser melhorado para sobrar mais dinheiro.

Também vai se preocupar menos com as contas e ainda terá a possibilidade de poupar ou investir. No entanto, a realidade é que a maioria das pessoas não tem ideia do quanto ganha ou gasta mensalmente.

Em alguns momentos da vida, como durante uma reforma para instalação de pia de granito, ter dinheiro suficiente e uma boa organização financeira é imprescindível.

Porém, quando o indivíduo não tem controle e consciência sobre suas finanças acaba se envolvendo em dívidas, o que leva a desmotivação e procrastinação em relação a decisões que podem melhorar o conforto e a qualidade de vida.

Para reverter a situação, é imprescindível organizar as finanças e mesmo que pareça algo muito difícil no começo, com o tempo as coisas vão ficando mais fáceis.

Ao estabelecer uma rotina de controle financeiro, a pessoa muda a forma de pensar em relação ao dinheiro e começa a ter uma vida mais controlada, e existem alguns passos para fazer isso.

Como fazer uma gestão financeira

Para fazer uma boa gestão financeira pessoal, basta seguir algumas dicas simples e práticas no dia a dia. São elas:

Escolher uma ferramenta

A primeira coisa é escolher uma ferramenta para registrar as receitas e despesas e vários recursos podem ser usados para isso.

Um fabricante de armário de escritório planejado utiliza um software para gerir suas finanças e as pessoas também podem contar com esses sistemas ou aplicativos que ajudam a entender melhor as receitas e despesas.

Para quem não gosta muito dessas soluções, também é possível usar planilhas criadas no computador ou um caderno. O importante é que o recurso esteja disponível no dia a dia para as anotações necessárias.

Listar receitas e despesas

Na ferramenta escolhida, é essencial registrar todas as despesas e receitas. As despesas são contas fixas, como aluguel, água, luz, internet, convênio médico, alimentação, educação, transporte, entre outros.

No entanto, também existem as despesas variáveis, que são viagens, almoços em restaurantes, gastos com lazer, entre outros.

Por fim, o funcionário de uma empresa de modernização de elevadores precisa anotar suas receitas, como o salário, recebimento de pensão, trabalhos extras, entre outros.

Encontrar melhorias

Depois de colocar tudo na planilha, caderno ou software, fica muito mais fácil enxergar o quanto a pessoa ganha e o quanto gasta. É assim que ela vai identificar pontos de melhoria que vão aliviar sua situação financeira.

Por exemplo, uma pessoa que paga um pacote de TV a cabo cheio de canais e praticamente não assiste TV, precisa repensar se aquilo é realmente útil no seu dia a dia.

Cancelar o pacote vai poupar uma despesa e aliviar as contas no fim do mês, assim, pode destinar o dinheiro há outras coisas mais importantes, como manutenção preventiva de elevadores.

Quanto menos uma pessoa gasta, menos preocupações terá com o salário e não vai precisar trabalhar tanto para pagar suas contas.

Considerações finais

Fazer uma boa gestão das receitas e despesas é imprescindível para ter uma relação positiva com o dinheiro, evitar momentos de preocupação e ter mais tranquilidade no dia a dia.

Não importa o quanto uma pessoa ganha, o que realmente importa é a maneira como ela gasta seu próprio dinheiro. Usar as finanças com sabedoria é fundamental para ter tranquilidade e realizar sonhos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia