19/12/2022 às 16h57min - Atualizada em 19/12/2022 às 16h55min

Marketing social: O que é e sua importância

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

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A ideia de fazer do marketing social uma estratégia inovadora, debatendo assuntos interessantes, para promover uma marca e causar impacto positivo na sociedade, é algo que muitas empresas utilizam ultimamente. 

 

Os temas como adoção de animais, inclusão social nos esportes e combate à fome, por exemplo, são ações de muita importância e, a empresa que as promove, é bem mais vista e reconhecida no mercado e aos olhos dos consumidores e adeptos a esses movimentos. 

Ser reconhecido junto a mídia, faz total diferença e utilizar de estratégias como a distribuição de panfletos e de modelos de propagandas digitais são de grande importância para o posicionamento das empresas.

No entanto, para além de ser conhecida, uma marca deve procurar ser conhecida por bons motivos e ações que ajudem a sociedade e o planeta.

Desse modo, com o marketing social toda uma realidade social pode ser transformada, no sentido de criar um maior engajamento entre as pessoas, para que elas não só debatam assuntos importantes, mas também se mobilizem e modifiquem o cenário da sociedade.  

O que é Marketing Social? 

Marketing social é um tipo de marketing, dentre tantos outros, que não apenas visa a venda de um produto ou serviço ou promove uma marca, mas também é um tipo de estratégia que norteia um propósito ou uma causa social. 

Ele, obviamente, está direcionado para os negócios de malha pop 10x10, no sentido de gerar lucro, mas tem como objetivo adicionar um ideal positivo, juntos aos compradores, por exemplo ao doar parte do lucro obtido para ajudar animais em condições extremas.  

É um tipo de estratégia muito usada pelos órgãos públicos, quando realizam campanhas institucionais, mostrando preocupação com assuntos que são de grande relevância para a sociedade. 

Portanto, pode-se afirmar que, o marketing social, une a imagem da instituição pública, ou uma empresa privada de semi reboque carrega tudo, com algum interesse coletivo, como a educação, segurança e o meio ambiente, mobilizando as pessoas.  

Sendo assim, são desenvolvidas ações nesse sentido, para que as necessidades sociais sejam supridas e, ao mesmo tempo, colocando em relevância todos os envolvidos que apreciam apoiar uma determinada causa.

Qual a importância do Marketing Social? 

Responder a essa pergunta, tem tudo a ver com o papel que a empresa quer representar para o mundo, para que sejam geradas ações positivas, no sentido de resolver problemas sociais e buscar as melhores soluções para o futuro. 

Cada vez mais as empresas que comercializam rede de proteção removível para janela basculante investem recursos para tentar transformar a realidade social atual, e todos saem ganhando. Aqui, pode-se destacar, então, a importância do marketing social. 

Além do que, o negócio passa a se diferenciar perante à concorrência, e, a grande maioria dos consumidores, gostam de apoiar empresas que praticam ações positivas, e, inclusive, podem boicotar marcas que não estejam alinhadas com propósitos sociais.  

Ou seja, é de suma importância investir no marketing social, levando em conta a responsabilidade como cidadão no mundo, para que um empresário na área de móveis, que vende biombo divisória escritório, obtenha benefícios, assim como os clientes.  

O marketing social e o comercial trabalham juntos, quando se trata de valorizar uma marca, cada um seguindo as respectivas estratégias e táticas e, o primeiro, busca implementar mudanças, não só nas empresas mas junto aos clientes com os quais se relaciona. 

Ele é usado para agregar valor às ações sociais e, vale ressaltar que, um não anula o outro e podem conviver juntos, no sentido de promoverem mudanças nos hábitos da sociedade e nas formas de agir das pessoas, sem causar nenhum desconforto.  

É aqui que o marketing social entra, para desempenhar um papel, em ações específicas que impulsionam os indivíduos a agirem mais equilibradamente, sem deixar que as vendas de bandeja plastica para ovo sejam prejudicadas na empresa que aderiu a estas ações.  

O marketing social tem um público-alvo específico, que é a sociedade como um todo. Por isso, ao realizar uma campanha, a empresa precisa entender o cenário no qual está vivendo, socialmente falando, para que ela tenha sucesso.  

Uma observação importante é que uma causa social não é motivo para a empresa se promover no mercado. Certamente, isso danifica a imagem da instituição e faz com que ela perca grande parte dos clientes.  

Os 4 pilares do marketing social 

Adotar o marketing social exige comprometimento e, nem sempre, é fácil atingir esse objetivo. Por isso, a empresa deve seguir os 4 pilares básicos, que auxiliam no planejamento da estratégia: 

  • Definir a causa; 

  • Incentivar a mudança; 

  • Focar no segmento que vai aderir a causa; 

  • Elaborar as estratégias de mudança. 

É necessário ter definido qual causa será abordada pela campanha, se será a preservação do meio ambiente, a proteção dos animais em extinção, direitos humanos, entre outros. 

Para isso é necessário fazer uma pesquisa, para identificar quais são os valores compartilhados entre a empresa e o público.  

Essa é uma forma de assegurar o resultado da estratégia, promovida pela empresa fabricante de porta de correr colorida, no sentido de transmitir uma boa imagem de forma natural sem forçar o modo como vai ser vista pelos clientes.  

O segundo ponto, trata-se de incentivar as mudanças, tanto internamente como na sociedade em si, deixando claro para o público as reais intenções na escolha da causa social, criando desta forma, um vínculo maior com os apoiadores. 

Outro item importante é focar no segmento que vai aderir à causa defendida em uma campanha, dando preferência ao nicho que mais se alinhar à ideia.  

Se o assunto for o meio ambiente, por exemplo, é preferível atuar em parceria com empresas que combatem o desmatamento ou a poluição das águas, ou que atuem contra a pesca ilegal ou à caça de animais em extinção.  

Desta forma, o sucesso da campanha será bem maior e, mais a frente, outra causa pode ser promovida. Por esse motivo, é importante que uma empresa que trabalha oferecendo serviços de portaria preço encontre uma causa que acredita.  

E por fim, para fechar com chave de ouro todo o trabalho de marketing social, as estratégias de mudança devem ser as melhores possíveis, no sentido de transformar a atitude da sociedade e da própria empresa. Unidos, ambos fazem a diferença.  

Nesse momento, o planejamento do orçamento é fundamental, gastando o que é necessário em cada etapa, para quando chegar no final a empresa ainda respire aliviada, sem comprometer a área financeira.  

Como aplicar o marketing social em uma empresa

Fazer campanhas de marketing social não é uma missão impossível, mas exige muito trabalho, e elas podem ser realizadas por meio das redes sociais, pautando na responsabilidade social, ou através de alguma organização não governamental. 

Afinal, não se trata apenas da venda de um produto ou serviço, mas de uma responsabilidade social séria, que pode influenciar a vida das pessoas, no sentido de passarem a modificar hábitos negativos, em positivos.  

Outra forma de aplicar o marketing social é reciclando papéis, plantando mais árvores, como empresas de celulose fazem muito isso, sempre tendo em mente os quatro pilares, para gerar resultados efetivos.  

Ou então, recolhendo plásticos das embalagens jogadas no lixo, doando-os para empresas de reciclagem a até mesmo preferindo o uso das bicicletas, no lugar dos veículos. Essas são ações que fazem a diferença, fazendo com que a sociedade viva melhor.  

As empresas de transporte, por exemplo, podem oferecer ônibus, para levar os funcionários para casa, uma estratégia sólida e assertiva, que vai colocá-la em uma boa posição, no ponto de vista dos colaboradores como um todo.  

Como ação empresarial, uma lista de empresas inspiradoras nas causas sociais pode ser criada, para firmar um contato e marcar uma reunião, a fim de entender mais os projetos desenvolvidos por elas e, dentro do possível, seguir o exemplo. 

Benefícios do marketing social 

Como abordado anteriormente, apostar no marketing social, perfaz muitos benefícios para as empresas que lidam essas causas, tais como: 

  • Maior credibilidade e fortalecimento da marca; 

  • Maior ganho financeiro; 

  • Reconhecimento social; 

  • Aumento das vendas; 

  • Exposição publicitária diante da mídia; 

  • Maior credibilidade junto ao público. 

Tudo o que foi abordado aqui, só vem a provar que aplicar as estratégias de marketing social, torna não apenas a empresa muito mais competitiva, como também gera a capacidade de mudança de toda a sociedade. 

Considerações finais 

O marketing social é um trabalho complexo, que exige muito empenho e elaboração adequada das estratégias. 

Porém, com essa ferramenta, é possível causar um impacto bem positivo na sociedade como um todo, no sentido de mudar os hábitos e comportamentos, sendo isso muito benéfico, mas não é algo que acontece do dia para a noite.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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