19/12/2022 às 14h23min - Atualizada em 19/12/2022 às 14h20min

Afinal, como alavancar o relacionamento com clientes

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Por muito tempo, empresas entenderam que, para vender, era necessário apenas oferecer melhores preços, qualidade e estratégias de marketing mais eficientes. Com o avanço do mercado, no entanto, foi possível conhecer outras formas de alavancar as vendas.

 

Essa mudança de raciocínio se dá em um contexto em que empresas tiveram de compreender um novo comportamento por parte do consumidor, que está muito mais exigente e demanda novas coisas das empresas. 

O hábito de consumo aumentou a ponto de gerar relacionamentos de confiança e até de fidelidade entre cliente e marca. Para além da fidelização, esse movimento criou embaixadores de marca, entretanto está, ainda, muito longe de ser espontâneo. 

Empresas dos mais diversos nichos tiveram de se adaptar a esse novo modelo e criar estratégias que não visam apenas uma conexão simples com consumidores, mas também com propostas de valor únicas, com relações mais profundas e dinâmicas. 

Para entender mais de todas essas questões que se referem ao relacionamento entre uma empresa de lavagem de tapete peludo e os seus consumidores, é preciso criar uma estratégia de marketing de relacionamento muito baseada em quem é o seu público-alvo. 

Assim como um relacionamento entre pessoas, as empresas precisam existir para além da sua função inicial, que é a venda do seu produto e serviço. Isso pode ser feito por meio de uma identidade mais marcante dentro do seu meio próximo ao público. 

Também é preciso entender o caráter de trocas mútuas que o marketing de relacionamento. Ao mesmo tempo em que a empresa quer vender, ela precisa entender quem é o seu cliente, e quais demandas e desejos dele podem ser consumados ao longo desse processo.

Muitas vezes, as estratégias de marketing acabam rodando em um vazio, até criando as conexões esperadas, mas refletindo muito pouco no faturamento real do dia a dia. Por isso, esse tipo de estratégia depende de um planejamento assertivo.

Portanto, a fim de entender todas as peculiaridades das estratégias que concernem ao relacionamento com clientes, este artigo abordará o tema por completo.

O que é o marketing de relacionamentos?

É possível compreender o marketing de relacionamento como um conjunto de conceitos e processos estratégicos que uma empresa utiliza com o foco de criar e manter uma aproximação do seu público alvo para assim gerar mais vendas. 

Essa estratégia pode ser utilizada de forma bastante eficiente para gerar uma primeira venda, mas seu real valor está na potencialidade de fidelização do consumidor de uma empresa e na construção de uma série de embaixadores de marca. 

Os processos relacionados ao marketing de relacionamento fazem com que seja possível realizar ações para manter o público da empresa dentro da sua esfera de influência e preparado para receber novos discursos de venda com o tempo de forma positiva. 

Para essa finalidade é importante que uma empresa de lavagem de tapetes persas seja capaz de oferecer mais do que seu produto ou serviço para o consumidor.

Seja esse ponto a mais um conteúdo de valor, sejam vantagens como descontos, clubes de fidelidade ou outros. 

O objetivo final do marketing de relacionamento está em profunda consonância com uma demanda muito evidente do mercado atual, sendo cada vez mais fácil chegar em mais pessoas. A chave para o sucesso tende a ser fazer com que esse cliente se fidelize. 

Tendo a maior parte da verba de marketing investida em alcance, uma empresa que realiza um curso para primeira habilitação e que cria, também, uma estratégia de relacionamento, passa a valorizar mais cada consumidor em potencial alcançado.

O aumento dos ganhos em marketing também é sensível, porque uma empresa que adota essa lógica passa a criar embaixadores de marca, ou seja, consumidores fidelizados que passam a promover a marca dentro dos seus círculos de amigos e familiares. 

Quais são os benefícios do marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento por muito tempo foi tratado como um diferencial competitivo de algumas empresas isoladas nessa estratégia, mas, com o atual momento, ele passa a ser quase um recurso fundamental para vender mais. 

A palavra estratégia é muito importante nessa equação, isso porque, sem esse senso, é natural que o marketing de relacionamento gere menos resultados. Logo, entender como se manter próximo ao público e como fazer uso disso é indispensável. 

A tecnologia é um fator relevante tanto nas redes sociais como nos disparos de mensagens. Com ambos, empresas ganham cada vez mais recursos para criar e sustentar um relacionamento eficiente com seu público. 

O relacionamento com os seus clientes se apresenta para uma empresa que faz armário para ferramentas com rodas como uma grande oportunidade de manter um fluxo de vendas com recorrência e com chance de receber novos clientes por indicação.

A base dessa estratégia está calcada em quatro pilares essenciais, que estruturam a estratégia de marketing de relacionamento, esses pontos tratam tanto dos seus processos como de seus efeitos e podem ser divididos em: 

  • Aumento da confiança entre clientes e empresa;

  • Maior índice de fidelização e de recomendação; 

  • Resolução de problemas mais assertiva e eficiente; 

  • Criação de um planejamento de manutenção do relacionamento. 

O marketing de relacionamento se torna ainda mais valioso para empresas que estão em mercados de um nicho muito específico ou que vendem produtos e serviços com um ticket médio maior, isso porque, nesse contexto, é mais difícil e custoso encontrar consumidores.

Uma empresa de fabricação de peças de borracha, por exemplo, pode ter um quadro reduzido de clientes, mas que compram com frequência e que, com um certo tempo, passam a trazer novos clientes fidelizados por indicação. 

Como colocar o marketing de relacionamento em prática?

Depois de entender o que é o marketing de relacionamento e a sua importância para o crescimento eficiente das empresas, é relevante se aproximar desse conceito ao ponto de entender como é o seu funcionamento mais saudável. 

Antes de qualquer passo prático e efetivo no sentido de criar uma ação, é preciso pensar na base estratégica e de planejamento dentro do marketing de relacionamento. Isso significa que o autoconhecimento da empresa é extremamente relevante. 

Um negócio que deseja criar uma relação mais próxima com o seu consumidor precisa compreender a sua própria cultura ou até mesmo passar a desenvolvê-la, para que a comunicação tenha um efeito superior, gerando empatia no público-alvo. 

Essa ideia de cultura não pode ser retirada apenas dos pensamentos e ideias do gestor de uma empresa de conserto de suspensão de carros, mas também pensando em como esse público pensa e em como a empresa pode criar uma identidade confiável.

Criando essa identidade, é preciso criar mecanismos que apresentem a empresa para o público, esse é o ponto em que a comunicação entra em pauta como a principal ferramenta para conectar marcas e pessoas. 

Além da comunicação, é essencial que o consumidor colha algum benefício em se relacionar com a empresa. como descontos na compra de móveis para uma cozinha planejada com ilha, por exemplo.

Como qualquer processo estratégico dentro das empresas, é essencial que, além das ações efetivas de marketing de relacionamento, a empresa se concentre em analisar os resultados de cada ação anterior e as mudanças possíveis dentro desse objetivo central. 

Um termo que é normalmente levado em consideração no contexto das redes sociais, mas que nasceu junto ao marketing de relacionamento é o engajamento, se a empresa calcula o nível de interação com o público, o engajamento mede o volume de respostas. 

Para estimular o crescimento desse valor tão importante dentro da estratégia, é essencial que a empresa consiga se comunicar de forma eficiente e que possa estimular, com diversas ações, os consumidores a interagir e a continuar comprando com a empresa.

Considerações finais

Por muito tempo, a venda foi compreendida como um processo bastante simples: um vendedor anuncia seu produto, apresenta para um comprador em potencial junto ao seu preço e espera uma resposta positiva, que nem sempre acontecia. 

Quando uma empresa está vendendo produtos de certa complexidade como uma poltrona de auditório com braço e prancheta escamoteável, não basta apenas colocar seus itens à mostra, porque é preciso criar relações de confiança junto aos seus consumidores. 

É nesse estágio de desenvolvimento do mercado que o marketing de relacionamentos se apresenta como uma boa ferramenta, para que esses empreendimentos criem uma jornada do consumidor mais eficiente e que aumente a taxa de conversão de vendas. 

Quando as empresas passam a realizar interações com os consumidores por meio de anúncios, essa estratégia se coloca como peça fundamental para, de forma estratégica, valorizar todo o investimento realizado. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia