16/12/2022 às 13h04min - Atualizada em 16/12/2022 às 12h56min

Doença periodontal: Entenda de uma vez por todas

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

AB notícia news
Reprodução - Freepik

É comum que ao falarmos de saúde bucal, nossos pensamentos logo se fixem em cuidar corretamente dos nossos dentes. Porém, esta é uma visão na qual não podemos nos apegar, já que toda a cavidade oral pode sofrer com o ataque de mazelas. Entre os problemas mais preocupantes, está a doença periodontal.
 

 

 

 

Porém, o que são as doenças periodontais, e o que exatamente é responsável por este tipo de enfermidade? Problemas na região periodontal são aqueles que afetam os tecidos que são suporte e proteção para os dentes. 

 

Também existe a possibilidade de por conta de uma doença nesta parte da boca, bactérias se proliferarem e assim, a pessoa pode desenvolver quadros sistêmicos.

 

Esse tipo de distúrbio também pode afetar algum implante dentário que tenha sido feito recentemente ou até mesmo em períodos anteriores. 

 

Por isso, é necessário que você tenha conhecimento de todos os detalhes sobre a doença periodontal, até porque assim, é possível não apenas a tratar, mas também como prevenir e evitar que ela acabe por influenciar na condição da sua prótese dentária.

Causas e sintomas

Como não são doenças que se manifestam através de sintomas primários, problemas periodontais tem seu início através do acúmulo da placa bacteriana, juntamente com a higiene bucal mal feita. 

 

A falta de manutenção dentária em conjunto ao odontologista também são pontos que podem levar a este quadro, assim como o não cuidado de um implante dental.

 

Apesar de ter como principal razão a falta de cuidados com a higiene bucal e a não manutenção, existem certos grupos de pessoas que possuem maior disposição para desenvolver este problema. 

 

Um bom exemplo são os fumantes e os diabéticos. Este problema também deve ter total atenção em gestantes. 

 

Isso porque, as mudanças hormonais causadas pela gravidez aumentam a suscetibilidade à doença. O período de menopausa, osteoporose e outras irregularidades sistêmicas e ósseas possuem esta mesma predisposição.

 

Entre os principais sintomas da doença periodontal estão:

 
  • Sangramento gengival;

  • Alteração da tonalidade da pele;

  • Vermelhidão;

  • Mudanças na textura do tecido;

  • Inchaço;

  • Sensibilidade.

 

Vale ressaltar que todos os sintomas citados acima fazem parte de um quadro clínico de gengivite, sendo assim, é possível que você identifique se sua região periodontal está comprometida ou não. 

 

Também é preciso compreender que nesta fase a gengivite que pode parecer algo simples pode se desenvolver para um problema mais crônico, mas que precisa de toda atenção. 

 

Isso porque, a periodontite não desencadeia nenhuma dor, mas tem como principal característica o sangramento, a retração da gengiva e em alguns casos, a sensibilidade.

Tipos de doenças periodontais e como tratá-las 

Assim como todas as regiões do nosso corpo, o periodonto também possui uma variedade de doenças que podem afetá-lo. 

 

Apesar da mais recorrente ser de fato a gengivite, existem outras que podem ser desde simples e comuns até situações com um forte agravante. Estas são algumas das doenças periodontais:

 
  • Cárie dentária

  • Câncer de boca

  • Lesões bucais

  • Tártaro

  • Placa dentária

  • Mau hálito

 

Todavia, após saber quais são as doenças, seus sintomas e como elas aparecem, o que fazer não apenas para prevenir, mas também para tratar em caso do surgimento de alguma delas na sua boca?! 

 

Apesar de ser óbvio e muitas vezes repetitivo, tudo passa pela escovação dental e higiene bucal adequada.

 

Porém, existem casos em que é necessário a intervenção de um profissional da área da saúde, este é o caso de quem desenvolveu um câncer de boca. Apenas cuidar da higiene bucal não irá garantir melhora e muito menos a cura definitiva do problema. 

 

Por isso, é preciso procurar um médico, saber em qual estágio se encontra a doença e assim, optar pelo melhor tratamento, seja ele quimioterapia, radioterapia ou intervenção cirúrgica. 

 

Além da prevenção, é também importante estar atento ao aparecimento deste tipo de problema para evitar situações que envolvam outros procedimentos feitos anteriormente ou recentemente. 

 

Uma prótese fixa, por exemplo, corre bastante risco de sofrer sérios danos com doenças periodontais, afinal após o processo ser feito, a região na qual foi colocado o implante fica totalmente sensível, ou seja, exposta a inflamações. 

 

Desenvolver uma periodontite, por exemplo, faria seu problema ser muito maior do que normalmente já é. 

 

Um outro caso que necessita de bastante atenção é o uso de lentes de contato dentais, tendo ou não facetas de porcelana, elas precisam estar sempre limpas, pois facilitam a proliferação de bactérias. Assim como o tradicional aparelho ortodôntico. 


Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia