12/12/2022 às 17h50min - Atualizada em 12/12/2022 às 17h47min

Saiba como escolher o inalador corretamente

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB notícia news

Os inaladores são aparatos médicos extremamente necessários na medicina moderna. Através deles aplicamos os medicamentos de forma mais eficiente fazendo com que eles cheguem mais fundo nas pessoas.


São ótimos para lidar com crises respiratórias e outros males que atingem o pulmão. Não é difícil ir até o posto de saúde e ver pessoas, sobretudo crianças e idosos fazendo sessões de inalação.


Mas existem pessoas que preferem que isso seja feito dentro de casa. Às vezes uma criança que tem asma ou algum mal que faça que ela precise de inalação com certa frequência, nesse caso o melhor a se fazer é comprar um inalador para ter em casa.


Mas como escolher o melhor? Inalador é um investimento importante, e você não quer comprar o errado, você quer comprar a melhor versão possível para a situação e também que caiba no seu bolso.  


Dito isso, hoje estamos aqui para ajudar você nessa situação. Hoje vamos dar algumas dicas de como você pode fazer para escolher o inalador perfeito para a sua necessidade

 

Procure sempre o selo do inmetro

 

A primeira coisa que você tem que ver quando for comprar seu inalador, é saber se ele está devidamente autorizado a ser vendido. Por conta de ser um aparelho relativamente simples, existem muitas marcas piratas por aí que não tem a autorização do Inmetro, o que pode ser perigoso.


Um inalador que não é projetado da forma correta e aprovado pelos órgãos competentes podem apresentar diversos problemas, o que inclui alguns que fazem mal para a saúde da pessoa. 


E se aqui estivermos falando de inaladores para bebês ou mesmo para idosos, que são mais frágeis, os defeitos que uma versão pirata desse pode apresentar podem chegar a ser mortais. Então, sempre que pegar um aparelho nas mãos, verifique se o selo está ali.

 

Na tomada ou a pilha

 

Existem inaladores que são movidos a energia que precisa necessariamente vir de uma tomada, mas existem também aqueles que são a pilha ou bateria. Não existe muita diferença na potência dos dois inaladores, o que você precisa pensar é na necessidade.


Se você não precisa sair toda hora e levar o paciente com você, não existe muito motivo para comprar a versão de pilhas, uma vez que você vai ficar comprando pilhas sem necessidade, e nesse caso o de tomada pode ser uma boa ideia.


Por outro lado, se você tem por exemplo um bebe, e você precisa sair com ele, deixar ele na casa de outras pessoas a todo momento, o de pilha é mais compacto e mais fácil de se mover, então ele pode ser a sua escolha certa. 

 

Inalador pneumático

 

Agora é hora de reconhecer quais são os inaladores. E a primeira coisa que você deve saber é que inalador e nebulizador são exatamente a mesma coisa. O nebulizador é na verdade o termo original, a forma “correta” de se chamar, mas o nome inalador virou popular na boca do povo, mas no geral é a mesma coisa.


E começamos falando da versão pneumática do nebulizador, que tem a função de vaporizar alguns medicamentos que funcionam melhor no corpo quando inalados. Ele costuma vir já com o tubo por onde o ar passa, além também de um pequeno compressor de ar e nebulizador, e claro, a máscara.  


É preciso lembrar que esse tipo de inalador é o que produz as partículas mais grossas em sua névoa, o que não é ruim, ele ainda funciona sendo extremamente eficaz, no entanto os outros modelos que vamos citar aqui podem ser mais ágeis por produzirem moléculas menores. 

 

Ultrassônico

 

Agora vamos para outro que, como o nome sugere, é extremamente moderno. O nebulizador ultrassônico usa de vibrações para transformar o remédio na névoa necessária para você poder inalar.


Essa vibração toda é feita em uma alta frequência, e isso faz com que o medicamento se torne a fumaça necessária.

Uma grande vantagem é que ele é bem menos barulhento. Então se você vai usar em bebês, ele tem a vantagem de não assustar o pequeno assim que o processo começa.

 

Malha vibratória

 

Agora vamos para o último modelo que vamos citar, um que é extremamente moderno, e que a sua grande vantagem é que pode ser usado com remédios mais simples, aqueles usados para tratar infecções respiratórias mais comuns.  


É bem comum ver pessoas usando o aparelho para se tratar com antibióticos e corticoides. Outra grande vantagem é que esse aparelho é o que consegue produzir a névoa que o corpo consegue absorver melhor, inclusive lançando áreas do pulmão que as partículas grandes não conseguem chegar. 


Isso obviamente aumenta a eficácia do medicamento e faz com que a recuperação da pessoa seja ainda mais rápida, e também diminui o número de vezes que você precisa ficar usando o inalador para melhorar. 

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia