08/12/2022 às 17h15min - Atualizada em 08/12/2022 às 17h06min

Como combater a depressão na terceira idade?

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

A depressão é uma doença que cresce a cada ano entre jovens, adultos e idosos, isso nos mostra a importância de estar sempre atentos aos comportamentos de quem está ao nosso lado para prestar os cuidados necessários, já que se trata de uma doença grave. 

 
 

Nos dias atuais, muitos planos de saúde asseguram assistência a tratamentos psicológicos e psiquiátricos, por conta da alta incidência de casos, principalmente no contexto pós pandemia.

 

Levando isso em consideração, separamos algumas dicas e informações para que você saiba detectar a depressão no seu familiar idoso e procure as ajudas certas. 

 

Quais são os principais sintomas da depressão em idosos?

 

Nos últimos tempos, o avanço da tecnologia e a busca por uma vida mais saudável tem trazido mais longevidade para a população, portanto, é provável que a maioria de nós chegue e passe pela terceira idade. 

 

Em casas de repouso, a incidência de casos de depressão podem ser maiores para a terceira idade, pois muitos sentem-se abandonados ou até mesmo indesejáveis. Entretanto, em casas de repouso profissionais este sentimento é tratado e redirecionado para novas perspectivas de vida.

 

Por outro lado, uma das maiores queixas dos idosos está relacionada às crises de depressão e ansiedade, muitas vezes causada pela interrupção da rotina após a aposentadoria, ou até mesmo a falta de atenção da família.

 

A manifestação da depressão pode causar os seguintes sintomas: 

 
  • Mudanças repentinas de humor

  • choro sem motivo aparente 

  • tristeza profunda 

  • queixas de dores de cabeça ou no corpo

  • insônia 

  • cansaço e desânimo excessivo 

 

Nesses momentos é de extrema importância que a família dê a devida atenção ao idoso, oferecendo o amparo necessário e o levando à um especialista. 

 

Quais cuidados devem ser aplicados em idosos com depressão?

 

A depressão é uma doença que exige muito cuidado e atenção, já que se trata de uma doença silenciosa. No mais, a falta de tratamento pode causar grandes agravantes, podendo levar o paciente até a morte. 

 

Sendo assim, logo que os sintomas forem detectados é importante que o paciente seja levado a um especialista de confiança para que prescreve um tratamento de acordo com a gravidade do problema enfrentado. 

 

Além disso, atividades em grupo podem ser ótimas opções, já que trabalham a socialização entre um grupo da mesma idade e entretenimento. 

 

A depressão pode surgir relacionada a outras doenças?

 

Na maioria dos casos a depressão em idosos é causada pelas mudanças que a idade traz, como mudanças na aparência, problemas de cognição e até quadros demenciais. Além disso, também precisamos considerar os problemas que causam limitações físicas.

 

Nesses casos, quando a depressão não é tratada de forma correta, tem a capacidade de piorar outras doenças, como diabetes, pressão e etc… 

Tipos de tratamento para depressão em idosos?

 

Mesmo que a depressão seja um grande desafio para os profissionais da saúde, é possível combatê-la de diversas formas. Porém é importante que um profissional avalie o caso e aponte qual é a melhor opção para cada paciente. 

 

No geral, a terapia costuma surtir bons resultados, mas além dela também é possível citar: 

 
  • Medicamentos

  • Acompanhamento psicológico

  • Atividades complementares 

Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia