29/11/2022 às 17h26min - Atualizada em 29/11/2022 às 17h24min

Marketing para E-commerce: Por onde começar

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

O conceito do Marketing para e-commerce é reunir estratégias para ampliar o tráfego de visitas na loja virtual, visando converter essas visitas em vendas, e sendo uma das principais estratégias de marketing junto com o marketing de conteúdo, SEO, inbound e outbound marketing.

 

É visível o crescimento de e-commerces no Brasil para os mais variados nichos, desde alimentos artesanais e roupas, até as áreas de jogos digitais curso, aumentando e fortalecendo cada vez mais a concorrência entre as empresas.

 

Alguns dos benefícios de investir em marketing para e-commerce são:

 
  • Custo de investimento baixo;

  • Novas formas de comunicação com o consumidor;

  • Traz maior visibilidade para a marca;

  • Aumento das vendas.

 

Além disso, diante do avanço da tecnologia e suas facilidades, a internet se tornou o canal preferencial dos consumidores justamente pela facilidade de conhecer diferentes opções de produtos e serviços e inclusive realizar compras de forma mais rápida e confortável.

 

Portanto, para aumentar as chances de venda nesse formato, é fundamental entender o funcionamento e a importância das estratégias de marketing digital e aplicá-las na loja online.

Implementando técnicas de SEO

O SEO, sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), se trata de um conjunto de técnicas que buscam potencializar a posição de um site nos mecanismos de busca.

 

Por exemplo, um consumidor interessado em curso de administração comercial, ao buscar por palavras-chave na internet, provavelmente irá acessar os primeiros sites recomendados, ou seja, aqueles que aparecem no topo dos resultados, tanto por uma questão de praticidade quanto de confiabilidade.

 

Há pesquisas que apontam o fato de estar posicionado em uma posição mais alta no Google (ou qualquer outra ferramenta de pesquisa) afeta a confiabilidade geral. Isso também demonstra autoridade no segmento explorado.

 

E, para o e-commerce que oferece gestão comercial curso, é interessante apostar na estratégia de SEO para estar no topo dos mecanismos de busca para esse público-alvo, ser facilmente encontrado e ter um aumento de tráfego em seu site, buscando gerar conversões.

 

Por falar em otimização, é importante otimizar as páginas dentro do próprio e-commerce para garantir a melhor experiência de compra ao cliente, evitando que o consumidor ‘’se perca’’ entre os produtos ou que tenha dificuldade na hora de finalizar a compra.

Investindo na estratégia de remarketing

Fundamental para e-commerces, essa estratégia consiste em dar uma ‘’segunda chance’’ para o consumidor que visitou a loja virtual mas que por algum motivo não finalizou a compra.

 

Nesse tipo de estratégia, são trabalhados anúncios e conteúdos direcionados para esse usuário, refrescando sua mente em relação ao produto ou serviço pelo qual ele se interessou, e fazendo com que ele tenha uma nova oportunidade de concluir a compra no e-commerce.

 

Aqui é interessante usar a criatividade engajando e incentivando o consumidor através de conteúdos personalizados, descontos exclusivos, utilizar o marketing de escassez, etc.

 

Um exemplo dessa estratégia na prática seria impactar o usuário interessado em curso comunicação e oratória utilizando e-mails com conteúdos atrativos sobre a área, podendo conter promoções e exclusividades para alunos que concretizassem a inscrição naquele mês, por exemplo.

 

Uma outra estratégia que pode ser utilizada em conjunto com o remarketing é o e-mail marketing, que se trata da comunicação direta com o consumidor utilizando e-mails personalizados.

Integrando as redes sociais com o e-commerce

As redes sociais concentram um número expressivo de usuários ativos diariamente, sendo capazes de conectar consumidores, influenciadores e marcas de todos os lugares.

 

É essencial utilizar as redes sociais como forma de estreitar a comunicação com o consumidor entendendo suas preferências através de interações, e levá-lo diretamente ao e-commerce, como é o caso da maioria das redes sociais, que possuem inclusive ferramentas de compras dentro das plataformas, facilitando ainda mais essa integração.

 

Essas estratégias são as principais para serem aplicadas em um e-commerce que busque gerar mais tráfego e aumentar as vendas online, e é importante testar o que funciona mais a depender do objetivo, lembrando que cada negócio tem suas características, público-alvo e objetivos diferentes, tendo, portanto, estratégias diferentes. 

 

Por fim, é fundamental adquirir conhecimento sobre outras estratégias de marketing e se manter atualizado sobre as novidades do mercado que se inova rapidamente, sendo um bom início aprofundar conhecimentos através de um curso registro de marca, marketing e vendas, gestão comercial e áreas correlatas.

 

Afinal, para planejar as melhores estratégias de marketing é importante ter domínio sobre o assunto e contar com profissionais capacitados nessas áreas.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

 
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