28/11/2022 às 12h42min - Atualizada em 28/11/2022 às 12h38min

Como as redes sociais podem ajudar no seu crescimento profissional

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

crescimento profissional

O crescimento profissional é algo que todo mundo almeja, visto que mais do que melhorar as condições de trabalho e o salário, também traz satisfação pessoal.

 

Avançar na carreira traz muitos outros benefícios, como os salários mais altos, reconhecimento e respeito, grandes oportunidades na carreira, além de desafios que melhoram as habilidades de qualquer pessoa.

A existem várias maneiras de crescer profissionalmente, como fazer faculdade, um curso de especialização, pós-graduação, curso de idiomas, entre outras possibilidades.

É assim que as pessoas encontram oportunidades em grandes empresas e multinacionais que são verdadeiras marcas empregadoras. Mas, além dessas atividades comuns, a internet também abre as portas para o crescimento.

Existem diversos canais que podem ser trabalhados pelos profissionais para alcançar crescimento e sucesso profissional, como no caso das redes sociais, inclusive, o LinkedIn foi criado especialmente para isso.

Independentemente de qual seja a área de atuação, esses canais são fontes de oportunidades e até mesmo uma maneira de se manter antenado em determinado segmento.

Neste artigo, será abordada qual é a importância do crescimento profissional, quais são os benefícios das redes sociais para esse propósito e será possível entender um pouco mais sobre o conceito de marketing pessoal.

Importância do crescimento profissional

Crescimento profissional é um conceito que costuma ser confundido com tudo aquilo que as pessoas almejam ao longo de suas carreiras, como:

  • Promoções;

  • Bons salários;

  • Bônus;

  • Novos cargos;

  • Reconhecimento;

  • Oportunidades.

Na verdade, o conceito está relacionado com o desenvolvimento de novas habilidades, aumento do conhecimento, ganho de experiência e a possibilidade de se manter atualizado sobre o mercado.

Quem almeja um cargo em um fabricante de etiqueta para gôndola amarela, precisa saber muito bem sobre o papel que exerce atualmente e a atividade que planeja trabalhar no futuro.

É assim que o profissional se qualifica e se prepara para se destacar e dar os próximos passos em sua carreira. O crescimento profissional também pode vir de outras formas, como no gerenciamento de projetos e orçamentos maiores.

Quando alguém conquista novas certificações ou assume mais atividades que melhoram sua experiência, consegue crescer profissionalmente.

Tudo isso é importante para evitar que o indivíduo fique estagnado em sua carreira, portanto, é algo que está além das questões financeiras.

Quem está sempre exercendo as mesmas atividades entra em uma zona de conforto, com isso, começa a trabalhar de maneira automática e não consegue mais se desenvolver.

Algumas pessoas podem não se incomodar com isso, só que a falta de crescimento leva à inércia ou pode até mesmo provocar uma regressão, afinal, o profissional não tem a oportunidade de colocar seus conhecimentos em prática.

Mesmo que atualmente o gestor de uma rede de empresas de gruas esteja em uma boa posição e fazendo algo que traga satisfação, ainda assim, deve procurar oportunidades de crescimento.

Expandir os horizontes e ultrapassar barreiras são essenciais para conquistar novas habilidades, visto que, além da atividade desenvolvida, o profissional se torna mais valioso no mercado.

Mais do que benefícios individuais, o crescimento profissional é algo valioso para a companhia, mesmo porque desenvolver habilidades e qualificações traz resultados muito melhores ao longo do tempo.

Benefícios do crescimento profissional

Estar presente nas redes sociais também é uma forma de crescer profissionalmente, inclusive, é uma forma de fazer o negócio crescer, tendo em vista que essas plataformas são essenciais para um bom planejamento de marketing digital.

Da mesma forma, elas devem fazer parte do planejamento de marketing pessoal de alguém que deseja crescer na carreira.

Por meio delas, é possível mostrar autoridade empresarial, ou seja, as organizações, assim como os profissionais conseguem mostrar o que fazem, de que maneira as coisas são feitas e a partir disso se tornar uma referência.

Assim como um fabricante de kit gnv 5 geração pode esclarecer as dúvidas de seus potenciais clientes pelas redes sociais, um profissional pode fazer a mesma coisa.

Outro benefício é poder promover seu trabalho e entregar valor para o público, que pode ser feito por possíveis clientes ou empresas interessadas em contratar profissionais da área.

Lembrando que, independentemente da rede social usada pelo indivíduo, para entregar valor, é indispensável fazer um planejamento com as melhores práticas e produção de conteúdo relevante.

As redes sociais também são plataformas ricas para fazer networking, uma rede de contatos fundamental para qualquer pessoa que queira se desenvolver profissionalmente e encontrar boas oportunidades no mercado.

Ninguém consegue conquistar tudo sozinho, mas com a ajuda de pessoas influentes ou que possam compartilhar experiências, fica muito mais fácil obter o conhecimento necessário para ir além.

Uma das melhores plataformas para isso é o LinkedIn, tendo em vista que a plataforma foi desenvolvida exclusivamente para que as pessoas possam se comunicar com colegas de profissão e empresas.

Tanto é que um fabricante de tela mosquiteira sacada pode procurar talentos nessa plataforma, mas também em outras redes sociais.

Os profissionais autônomos também encontram um terreno fértil para atrair novos clientes, tendo em vista que as redes sociais concentram uma grande quantidade de usuários e eles estão atentos a diversas soluções mostradas nesses canais.

Se quiser, o indivíduo pode criar anúncios para oferecer seus serviços ou impulsionar suas publicações, por meio de conteúdos pagos.

Tudo isso mostra que os inúmeros benefícios trazidos pelas redes sociais para o crescimento profissional transformam essas plataformas em excelentes canais para fazer marketing pessoal.

No entanto, para extrair todo o potencial que elas possuem, é essencial entender um pouco mais sobre o conceito desse tipo de marketing.

O que é marketing pessoal?

Marketing pessoal é uma estratégia que usa as mesmas ferramentas do marketing tradicional, mas seu foco é promover uma pessoa como profissional.

Supondo que alguém queira concorrer a uma vaga dentro de um fabricante de massa para polir aço inox, encontra no marketing pessoal todas as ferramentas necessárias para atrair a atenção das pessoas e influenciar a maneira como ele é visto.

Esse tipo de marketing costuma ser associado aos profissionais freelancer e autônomos, uma vez que eles precisam conquistar clientes continuamente para obter lucros e continuar trabalhando.

Isso exige estabelecer uma marca que represente essas pessoas e que faça o mercado reconhecê-la como autoridade naquilo que fazem.

O marketing pessoal também pode beneficiar os profissionais porque fortalece a imagem da pessoa e constrói uma reputação que favorece a promoção pessoal.

Em outras palavras, é uma ferramenta que faz uso de referência ou autoridade para influenciar as pessoas estrategicamente.

Só que, para fazer marketing pessoal, é necessário explorar características individuais, como as habilidades, experiências, capacidade de networking e promoção, além de saber atuar em diferentes plataformas da internet, como as redes sociais.

Um profissional especializado em instalação de botijão de gás de 5kg pode desenvolver diversas técnicas para aplicar em suas estratégias, tais como criação de conteúdo, participação ativa nas redes sociais e publicação de currículos online.

O principal propósito dessa prática é construir argumentos que favorecem a contratação do indivíduo, ou seja, ele mostra para as empresas por que contratar seu trabalho é vantajoso para os negócios.

Com base nisso, é correto afirmar que o marketing pessoal não serve apenas para quem atua como freelancer ou autônomo, mas também para quem almeja uma colocação de sucesso no mercado de trabalho, dentro de uma companhia.

Quem está procurando uma vaga CLT, além de atualizar o currículo e melhorar suas competências profissionais e formações, também precisa mostrar, por meio do marketing pessoal, razões para contratá-lo.

Para uma secretária, é uma forma de mostrar para um consultório de fisioterapia para idosos acamados o quanto o seu conhecimento pode ajudar o profissional e seus pacientes.

Várias plataformas podem ser usadas nessa empreitada, como blog para compartilhar conteúdos de valor, e as redes sociais que servem para distribuir esses materiais para uma quantidade maior de pessoas.

Além do compartilhamento de postagens do blog, esses canais também ajudam a estabelecer uma comunicação mais próxima e assertiva entre o profissional e seu público, podendo ser pessoas (clientes) ou empresas (contratantes).

Assim como no caso do marketing digital usado pelas corporações, antes de escolher as redes sociais por onde vai se comunicar com a audiência, esse profissional precisa saber quais são as plataformas mais usadas pelo seu público.

Assim, vai ficar mais fácil ser localizado e oferecer os serviços de laudo técnico pericial de insalubridade e periculosidade ou qualquer outra área de atuação.

Considerações finais

Buscar o crescimento profissional é fundamental para todos aqueles que querem desenvolver novas habilidades, conhecer profissionais influentes e encontrar oportunidades incríveis ao longo da carreira.

Vários recursos ajudam a alcançar esse propósito e um deles é construir uma presença forte nas redes sociais. São plataformas que fazem parte do cotidiano de todos e que favorecem as estratégias de marketing pessoal.

Com elas, é possível crescer na carreira e trilhar um caminho de sucesso que vai trazer satisfação pessoal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia