23/11/2022 às 14h44min - Atualizada em 23/11/2022 às 14h40min

Tipos de dentes: qual a função de cada um

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

Reprodução

Um sorriso agradável e uma boca saudável é algo que todas as pessoas anseiam. Porém, o que muita gente não sabe, é que existem diferentes tipos de dentes, ou seja, a sua arcada dentária é composta por dentes que não são necessariamente iguais, tampouco realizam a mesma função. Por isso, é interessante entender melhor como cada um funciona.

 

Antes de continuar, vale sempre ressaltar que, embora as pessoas estejam cada dia mais preocupadas com a saúde bucal, procurando até mesmo clinicas dentarias de implantes, ainda pecam muitas vezes na higienização em casa, esquecendo-se de escovar os dentes ao menos três vezes por dia, dando ênfase no pós refeição.

 

Dessa maneira, além de entender quais são os melhores cuidados que se deve ter com a cavidade bucal, também é muito importante saber distinguir e entender melhor cada dente presente na boca, pois isso pode até mesmo a pessoa na hora da higienização, principalmente se ela utilizar uma prótese dentária fixa, por exemplo.

Quais são os tipos de dentições?

Muita gente acha que todos os dentes tem a mesma finalidade e são exatamente iguais em suas funções, o que não é o caso, é fácil de notar se você parar para perceber que cada dente tem um formato em específico, e isso não é coincidência, sendo um tema muito comentado dentista para canal no dente.

 

A principal diferença que se pode perceber, é quando se está em uma fase de transição da infância para a adolescência, onde se tem os dentes de leite caindo e os dentes permanentes nascendo. Na boca de um adulto que possui a arcada dentária correta, os números de dente são de 32, e costumam ser divididos em quatro tipos:

  1. Incisivos

Esses são dentes que ficam na parte da frente da arcada dentária, e tem um aspecto estético que pode ser definido como fino e reto, tendo quatro na parte superior e quatro na parte inferior.

 

A principal função dos dentes incisivos é realizar o corte do alimento que irá ser digerido, e também auxiliar na hora da fala.

  1. Caninos

Esse tipo de dente tem esse nome justamente por sua aparência pontiaguda, que se assemelham às presas caninas e costumam ficar ao lado dos dentes incisivos, sendo também responsáveis pelo corte da comida, bem como auxiliam os outros dentes a se encaixarem na mandíbula e no maxilar. Tem dois na parte superior e dois na inferior.

  1. Pré-molares

Atrás dos dentes caninos, estão os pré-molares, que têm um topo mais chato e são usados tanto para o auxílio na hora de comer, quanto para manter a altura do rosto.

 

Da mesma forma que os incisivos, há quatro dentes desse tipo na parte superior e quatro na inferior. Quando danificados, podem necessitar de lentes de contato dentais em porcelana.

  1. Molares

Esses são os dentes que ficam logo após os pré-molares, e estão em maior quantidade na cavidade bucal, contando com doze, sendo seis na parte superior e seis na inferior. São os dentes mais longos e achatados e tem a mesma finalidade que os dentes pré-molares.

 

Vale constar que o dente do siso faz parte dos dentes molares, e são os últimos a nascerem, sendo divididos em quatro, dois na parte superior e dois na parte inferior.

 

Na maioria dos casos, os dentes do siso são removidos, mas caso não haja a necessidade e tenha ainda espaço na boca, são mantidos.

Principais cuidados a se ter com os dentes

Agora que ficou mais fácil de se entender quais são os principais tipos de dente, que é muito comentado em dentista infantil zona norte, é importante também conhecer os cuidados que se deve ter com os dentes, já que você evita diversas doenças bucais, onde as principais costumam ser:

 
  • Cárie;

  • Xerostomia;

  • Gengivite;

  • Halitose.

 

A primeira coisa que deve ser realizada, é a higienização dentária realizada em casa, onde as pessoas têm que escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, o que já foi falado previamente, mas é sempre bom fazer uma ressalva.

 

Juntamente a higienização caseira, deve ser realizado, a cada seis meses, uma consulta preventiva ao dentista, para que ele possa te auxiliar e entender como está sua cavidade bucal, indicando onde você pode melhorar ou até mesmo realizando tratamentos, caso você esteja passando por algum problema.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia