23/11/2022 às 13h44min - Atualizada em 23/11/2022 às 13h39min

O que é comunicação assertiva?

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

A boa comunicação dentro de uma empresa é algo imprescindível. Sem ela, nenhuma relação se estabeleceria e os negócios não poderiam ser feitos. Mas hoje em dia, há um componente a mais: não existe sucesso de um negócio sem uma comunicação assertiva.

 

Em um relacionamento qualquer, entre pais e seus filhos, entre irmãos ou entre amigos e até mesmo dentro de uma empresa, a comunicação é algo fundamental para o desenvolvimento de todas as relações. 

Com certeza para diversas pessoas apareceriam sentimentos como amor, companheirismo, amizade, compreensão, empatia, entendimento e vontade de fazer o bem ao outro, abrindo mão de algumas coisas para se relacionar bem. 

Mas quem para pra pensar, não vê que uma relação pode construir tais sentimentos mas se desgasta ao longo do tempo justamente buscando esse alinhamento e afinidade entre duas pessoas tão diferentes. 

Nesse processo, a assertividade pode entrar como uma luva nas relações. É por meio dela que se encontra foco e objetivo em uma fala e que se encontra também a calma para falar o que é preciso ser falado, porém da forma correta, simples e direta. 

Parece difícil, de fato, mas tanto nas relações pessoais como nas empresas, essa característica é fundamental para melhores interações no trabalho. 

E, claro, no discurso de comunicação dos líderes, que precisam de assertividade para galgar posições, como em uma escada residencial interna, isso também se mostra relevante.

O que é comunicação assertiva?

Existem muitas pessoas que acreditam que se comunicar de forma assertiva tem um caráter de dom, como se fosse uma característica que já é da pessoa e que outras, sem esse dom, não poderiam desenvolver.

Mas isso não é verdade e esse mito acaba minando o crescimento das relações interpessoais e de trabalho. Afinal, comunicação de forma geral é aprendizado e nunca se chega em um patamar de platô. Sempre há uma constância e sempre há o que melhorar.

Até porque, lidar com pessoas é lidar com o diferente. Às vezes, uma determinada pessoa sabe falar com determinado público. Mas se o público mudar, é como se tivesse que aprender de novo a se comunicar. 

As pessoas são extremamente diferentes entre si, algumas mais e outras menos. E a comunicação é onde a liga se dá entre elas. 

Um elo se forma quando há algum nível de comunicação bem-feita entre as duas partes. Basicamente, quando as partes se entendem. E a assertividade é considerada um dos ápices disso.

Ser assertivo nas falas nada mais é do que saber se expressar da melhor forma possível, juntando todas as palavras e formando um discurso honesto, claro, coerente, na medida certa e condizente com a postura corporal.

E a comunicação assertiva vai além disso. Ela transmite a mensagem de forma objetiva, porém não com agressividade ou de uma forma rude. 

Esse tipo de habilidade de comunicação se revela uma importante ferramenta, sobretudo no mundo corporativo, porque ela vem principalmente com respeito ao olhar do outro, às vivências das outras pessoas e ela é empática, propondo-se a dar abertura.

Outro mito que se constrói em cima de assertividade na comunicação é que as pessoas que têm essa característica são eloquentes, falam palavras difíceis, com articulação e prendem a atenção das pessoas.

Isso realmente pode estar incluso em uma comunicação assertiva, porém não é isso o que define e nem sempre é assim. Às vezes, as pessoas podem falar bonito mas não conseguem transmitir uma mensagem clara de fato.

É a famosa expressão "falou, falou e não falou nada". Ou seja, palavras foram emitidas e saíram da boca de uma pessoa, mas não tiveram intenção na hora de comunicar, não houve uma preocupação com o interlocutor se haveria um entendimento no discurso. 

A assertividade é o contrário disso, é saber se comunicar pensando no outro e tentando passar da melhor forma uma mensagem, sem devaneios, floreios e adicionando algo muito importante: a transparência, como um grande sombreiro estacionamento.

Para isso, é importante pensar nas palavras e ter a intenção de que aquele discurso mova a outra pessoa de alguma forma. Pensando dessa forma, a comunicação entre as pessoas fica mais clara e fluida, o que melhora o convívio entre todas as pessoas de um grupo.

Importância da comunicação assertiva nas empresas 

Pensando que uma empresa que faz portão deslizante duplo se constitui de pessoas com os mais variados perfis, tornando ainda mais complexo o cenário, a comunicação se torna um dos pontos mais desafiadores de uma organização. 

Isso porque, justamente se busca a assertividade na comunicação, porém é algo muito difícil de se chegar a uma unidade de discurso. Portanto, é preciso tempo, muita conversa e muito diálogo para as equipes de trabalho se acertarem. 

Por isso é importante ter em mente que o trabalho árduo da comunicação assertiva precisa vir de cima e precisa chegar nos colaboradores pelo exemplo. 

Só assim se estabelecerá um padrão e um referencial que as pessoas buscarão para se comunicar melhor.

Esse tipo de comunicação traz, então, unidade, alinhamentos de pensamento e, consequentemente, alinhamento dos processos dentro de um grupo de trabalho que pode definir o preço de lavagem de tapete de forma mais fácil.

E, hoje em dia, isso é um desafio porque a inteligência emocional vem perdendo força, a tecnologia vem tomando o espaço do diálogo por causa de mais telas e menos interação. Então, isso torna o processo mais difícil em relação à comunicação assertiva. 

A maioria dos problemas de trabalho tem a ver com comunicação e falta de alinhamentos. Essa realidade se dá com reuniões altamente improdutivas, falta de contato entre as equipes, gestores que não dão feedbacks recorrentes. 

E a assertividade é muito importante também na relação institucional de uma empresa que faz laudo cautelar veicular, por exemplo, perante toda a sociedade, seus clientes, stakeholders e mais diversos colaboradores. 

Ou seja, uma companhia que consegue usar canais oficiais de forma proprietária e objetiva consegue passar as principais mensagens de forma assertiva. 

Isso significa que dificilmente haverá brechas ou margens para interrupções no discurso e questionamentos. 

Empresas que não fazem isso, por outro lado, dão espaço para a dúvida, espaço para que haja um ponto a ser levantado contra ela. 

Isto é, a falta de assertividade, em termos de um olhar macro da companhia, pode se traduzir em perda de reputação, uma vez que se uma empresa não consegue transmitir uma mensagem de forma clara, poderá perder a credibilidade. 

Do macro para o micro, isso acontece nas relações interpessoais e de trabalho. Se há brechas em um discurso truncado, as pessoas tendem a ter um pé atrás quando não há clareza. 

E isso é absolutamente normal, afinal, as empresas que produzem, por exemplo, roda de lixa para esmerilhadeira não são formadas em sua maioria ou em sua originalidade só por familiares e amigos. 

São formadas por pessoas que nunca se viram na vida e com realidades totalmente diferentes e que precisam aprender a conviver da melhor forma. 

Se a comunicação não é assertiva, ou seja, clara, objetiva e empática, pode acarretar em diversos empecilhos, desencontros e discussões dentro das equipes.

Mas olhando pelo lado positivo, para se adotar a comunicação assertiva dentro de uma empresa com comprometimento, alguns pilares para se chegar a esse objetivo precisam ser atendidos:

  • Preparação do discurso e da mensagem;

  • Falas e escutas empáticas;

  • Trabalhar a linguagem positiva, com Comunicação Não Violenta (CNV);

  • Ter postura na hora de falar;

  • Controle emocional.

Obedecendo a esses critérios, dificilmente a comunicação dentro de uma empresa será truncada. Pelo contrário, quando uma pessoa se prepara para uma conversa e deixa a pista quente da comunicação, o cenário já muda. 

E aqui não precisa montar slides ou uma apresentação, basta ter a intenção de pensar no que dizer antes de falar. 

Mas quando se fala em clientes, se preparar entendendo quem é o público, o histórico dele, as expectativas e selecionar os melhores argumentos é dar grande atenção à comunicação assertiva.

Isso mostra a quem está recebendo a mensagem sobre comprar kit gnv 5 geração que houve uma preparação e uma atenção dedicada, abrindo espaço e portas para uma interação saudável, sem amarras e muito empática. 

Ou seja, o simples fato de ter a iniciativa de pensar no que vai ser dito em uma conversa, uma reunião ou em uma apresentação já é algo que se move em direção à comunicação assertiva. 

Considerações finais

Seja nas relações interpessoais, entre família e amigos, ou nas relações profissionais, saber se comunicar é, sem dúvidas, uma das principais habilidades não só pessoais como institucionais.

Isso vale tanto do ponto de vista de um funcionário, que precisa ser mais claro e assertivo em sua comunicação para se dar melhor no trabalho, quanto do ponto de vista de uma empresa em si, que também precisa da clareza para se posicionar bem. 

Portanto, trabalhar a comunicação assertiva dentro de qualquer ambiente é algo extremamente benéfico para todos os envolvidos, sobretudo na lógica empresarial. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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