23/11/2022 às 13h33min - Atualizada em 23/11/2022 às 13h27min

Saiba tudo sobre marketing direcionado

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Investir em marketing direcionado é uma forma de fidelizar os clientes por meio de estratégias adaptadas, mas antes de entender sobre esse conceito, primeiro é necessário compreender a relevância de investir em marketing de modo geral.

 

Infelizmente, ainda existem organizações que consideram o marketing como um gasto quando, na verdade, é um investimento importante para o sucesso do negócio.

O propósito dessas estratégias é divulgar os produtos e serviços para consumidores que possam se interessar pelas soluções e, assim, se transformarem em clientes.

O marketing também tem o objetivo de levar soluções para as pessoas, portanto, é uma união de interesses para clientes e empresas. Atualmente, existem várias formas de fazer marketing, como no caso do marketing digital.

Ele reúne diversas estratégias que são colocadas em prática em diferentes canais digitais, como no caso do site institucional.

Uma de suas principais características é o fato de ser direcionado para as pessoas certas, por exemplo, quando a marca cria um anúncio no Google.

Com base nisso, fica mais fácil entender o conceito de marketing direcionado, quais são os benefícios que traz para as empresas e a importância de investir nessa prática, e é justamente sobre isso que o artigo vai falar.

Entendendo o conceito de marketing direcionado

Marketing direcionado é uma estratégia muito importante porque ajuda a fidelizar clientes, por meio de mensagens adaptadas às suas necessidades e características, independentemente do tipo de negócio.

Ele é fundamental porque ajuda a fidelizar os consumidores por meio de mensagens compatíveis com suas necessidades e características. Por essa razão, é uma maneira inteligente de se conectar com o público.

Ao investir nessa prática, uma clínica veterinária para cães faz com que o cliente se sinta valorizado e perceba que a comunicação é direcionada para seu perfil e suas necessidades.

Como aplicar o marketing direcionado

Para aplicar o marketing direcionado do jeito certo, é necessário investir em algumas estratégias específicas, tais como:

Recomendações de produtos

Uma técnica muito usada é a exibição de produtos para clientes que já tenham interagido com eles, como no caso de pessoas que acessam uma loja virtual, coloca um produto no carrinho, mas por alguma razão desiste da compra.

Essa técnica é conhecida como remarketing e é muito importante para reforçar a necessidade de compra do usuário e fazer com que ele retome o processo.

Notificar os clientes

Outra excelente estratégia de marketing direcionado é notificar os clientes sobre novidades relacionadas aos produtos e serviços que estão disponíveis para a venda.

O uso de notificações para campanhas e lançamentos também é uma forma de chamar a atenção das pessoas.

Mostrar os valores do negócio

Uma empresa especializada em fechamento lateral de galpão pode criar programas de fidelidade para seus compradores. Mas antes de investir nessa estratégia, é necessário saber em quais soluções as pessoas estão interessadas.

Assim como ver quais são esses produtos, qual é a frequência de compra e o que fazer para aumentar o nível de satisfação do consumidor. Desse modo, a empresa considera seus interesses e passa a oferecer promoções mais interessantes.

Conhecer os clientes

Só é possível criar estratégias verdadeiramente interessantes para as pessoas quando a organização conhece muito bem quem são seus clientes.

Cada pessoa possui suas próprias características, mas é possível notar as mais comuns entre elas para criar uma persona. Trata-se de um personagem semi fictício que reúne informações do cliente ideal da marca, como:

  • Idade;

  • Sexo;

  • Profissão;

  • Estado civil;

  • Escolaridade;

  • Problemas;

  • Desejos;

  • Necessidades.

Com base nessas informações, fica mais fácil criar mensagens personalizadas que serão enviadas para o público e lançadas em ocasiões especiais, valorizando a experiência do consumidor.

Interagir com as pessoas

Por fim, outra boa estratégia de marketing direcionado é interagir com os clientes, uma vez que tanto o conteúdo quanto o momento de transmissão da mensagem são aspectos fundamentais para que o marketing seja eficaz.

Todo tipo de negócio, como um salão especializado em luzes no cabelo preto, deve se comunicar e interagir com as pessoas, caso contrário, as organizações podem perder grandes oportunidades.

Se uma plataforma de vendas percebeu um carrinho abandonado, pode investir no marketing direcionado para concluir a conversão do cliente, desde que a ação seja colocada em prática no tempo certo, ou seja, entre um e três dias.

Importância do marketing direcionado

O marketing direcionado é importante por diversas razões, em primeiro lugar porque é capaz de melhorar o envolvimento entre a organização e seus clientes, algo fundamental para fidelizar e gerar sensação de pertencimento.

Por meio de estratégias adequadas, a companhia consegue alcançar esse benefício, mas é importante destacar que envolver as pessoas não é a mesma coisa que fazer várias ofertas, uma atrás da outra.

Quando um fabricante de portão garagem aço investe em marketing direcionado, o propósito é fazer com que tenham contato com o negócio, trazendo uma permissão maior para a companhia.

Em outras palavras, o público permite uma aproximação, com isso, a marca consegue disponibilizar soluções que melhoram a experiência do comprador com sua marca, sem falar no fato de que ambos ganham com essa relação.

Apostar em vídeos que esclarecem dúvidas, publicações em blogs, entre outras interações sempre vale a pena, e são ótimas maneiras de direcionar as ações e obter resultados surpreendentes.

A estratégia também ajuda a construir a marca e fortalecê-la no mercado em que atua. Isso é muito importante para que ela seja sustentável e possa agregar valor às soluções que oferece, como resultado, os lucros aumentam.

É primordial investir em soluções que aumentam a relevância da companhia em seu nicho de atuação, e uma estratégia de marketing eficaz é capaz de alcançar esse objetivo.

Para uma clínica especializada em ressonância magnética do encéfalo, é uma forma de aumentar a percepção de valor por parte do público e permitir que o negócio faça parte do cotidiano das pessoas.

Os consumidores, por sua vez, se sentem orgulhosos em dizer que são clientes da empresa e por isso falam bem do negócio para indivíduos de seu convívio social.

Qualquer companhia que consiga construir uma relação de confiança e que compreenda seus clientes são mais seguras em seu segmento e conquistam longevidade.

O marketing é uma ferramenta muito importante para auxiliar o negócio a melhorar esses aspectos, uma vez que é possível entender o comportamento e as características dos consumidores e fazer ofertas que otimizam a experiência das pessoas.

Quando o consumidor precisar de alguma coisa, como conserto de câmara, vai procurar direto a marca que direcionou suas ações para ele e que construiu uma relação de confiança.

Também é muito importante ter atenção com a entrega, pois qualquer coisa que é prometida para o cliente precisa ser cumprida. Assim sendo, é indispensável respeitar o prazo de entrega.

Agora, uma das principais respostas quando alguém se pergunta sobre qual é a importância do marketing direcionado é o fato de que suas ações são essenciais para impulsionar as vendas.

Existem várias estratégias que podem ser usadas para promover os produtos e serviços, como criar conteúdo de valor, totalmente direcionado para os interesses e dúvidas das pessoas.

Quando o produto tem muita publicidade, entra para o cotidiano dos indivíduos, e isso naturalmente aumenta as chances de vendas. Se a oferta é uma novidade, pode recorrer ao marketing para despertar a curiosidade dos consumidores.

Tudo o que é novidade no mercado é do interesse das pessoas, e isso acaba por melhorar os resultados.

Agora, se a solução é conhecida, como sanca de gesso aberta com led, é interessante pensar em estratégias que lembram os consumidores como o produto pode resolver seus problemas.

O marketing direcionado oferece táticas que alcançam os consumidores certos e otimizam a venda de produtos e serviços. No entanto, para que os resultados sejam expressivos, é importante garantir que os produtos sejam de qualidade.

É assim que os consumidores conseguem manter um bom relacionamento com a empresa e vice-versa.

Por fim, um fabricante de piso de granilite em placas deve investir em marketing direcionado para melhorar as tomadas de decisões, visto que muitos gestores se perguntam o que deveriam produzir, quando e para quem.

O processo pode ser muito mais complexo se for feito apenas por meio daquilo que a organização acredita ser o ideal, só que, na verdade, elas precisam mesmo é de mecanismos e ferramentas que valorizam a comunicação com as pessoas.

Considerações finais

O marketing direcionado é uma das vertentes do marketing e traz maneiras eficientes para as empresas se comunicarem com os consumidores.

Suas estratégias levam as soluções para as pessoas certas, enriquece a comunicação do negócio, aumenta as vendas e gera impactos positivos para os lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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