07/11/2022 às 14h01min - Atualizada em 07/11/2022 às 13h56min

O que fazer para aumentar a imunidade rapidamente?

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

Não existe saúde sem imunidade eficiente. Estamos expostos constantemente a bactérias, fungos, parasitas e vírus presentes no ambiente, que têm o potencial de causar danos à saúde.

 

O sistema imune é o responsável por neutralizar e manter as inúmeras ameaças em níveis que não causem prejuízos ao organismo. Ele ajuda seu corpo a lutar contra infecções. Ao se deparar com invasores mais agressivos, as respostas dele também precisam ser mais agressivas. 

 

Para que a imunidade seja eficiente, vários componentes do seu corpo, como as células da pele, sangue, medula óssea e órgãos precisam estar funcionando de maneira ideal. Esta é a única maneira de impedir que microorganismos causadores de doenças afetem o seu corpo.

 

Como o sistema imune e seus processos são incrivelmente intrincados, os pesquisadores ainda estão investigando como esse complexo mecanismo funciona e quais são as vias para fortalecê-lo.

 

Então aqui vai uma verdade que você precisa saber: um sistema imunológico saudável não é construído em um ou dois dias. Apesar de alguns elementos ajudarem a gerar um alívio rápido, a imunidade forte é construída ao longo do tempo, à medida que você se esforça consistentemente para manter hábitos saudáveis diários.

 

Adequar aspectos do estilo de vida, como aumentar a frequência da atividade física, melhorar a qualidade do sono, buscar maneiras de gerenciar o estresse, ter momentos criativos, descontraídos e de troca afetiva é muito importante.

 

De forma especial, conhecer os nutrientes, compostos ativos e suplementos que fortalecem e harmonizam o sistema imunológico é de grande valor.

 

Aqui estão 7 dicas para ajudá-lo a robustecer seu sistema imune e ser menos suscetível a qualquer tipo de patologia.


7 DICAS PARA UM AUMENTAR A IMUNIDADE DO CORPO

 

1. Tenha uma dieta rica em nutrientes e priorize certos tipos específicos

 

Seu sistema imunológico precisa de nutrição adequada para funcionar, e é por isso que é importante ter uma dieta saudável rica em proteínas, vitaminas e minerais. 

 

As proteínas desempenham um papel importante nos anticorpos que estão envolvidos no combate a corpos estranhos, como germes causadores de doenças.

 

Experimentos apoiaram a teoria de que várias deficiências de micronutrientes alteram nossas respostas imunológicas. Certifique-se de que sua dieta inclua quantidades moderadas dos seguintes micronutrientes:

 
  • Zinco

  • Selênio

  • Ferro

  • Cobre

  • Ácido fólico 

  • Vitaminas A, B2, B6, C, D e E

  • Ômega 3 DHA

 

Evidências sugerem que alimentos ricos em vitamina C são bons impulsionadores da imunidade. Tente incluir pelo menos uma fonte alimentar de vitamina C em sua dieta, como laranjas, toranjas, kiwis e morangos.

 

Abóbora, brócolis, framboesa, uva e chá verde contém polifenóis, que também ajudam a fortalecer a imunidade.

 

Além disso, consumir regularmente o extrato de própolis verde pode ser de grande ajuda para proteger o organismo. 

 

2. Evite ingredientes pró-inflamatórios

 

Não basta oferecer os melhores nutrientes ao seu organismo se, ao mesmo tempo, não retirar aquilo que provoca desequilíbrios e danos ao sistema. 

 

Isso quer dizer que, enquanto fornece a dosagem certa de proteínas, boas gorduras e nutrientes específicos, é preciso evitar alimentos pró-inflamatórios: açúcar (incluindo todas as suas derivações de nomes, como maltodextrina, polidextrose, xaropes e mesmo os açúcares orgânicos ou menos processados, como mascavo e demerara), óleos processados (de girassol, soja, canola, etc) e outros compostos sintéticos, como corantes e conservantes.

 

Sabendo que o açúcar é o maior vilão dentre os citados, por causar um estado de dependência, a Puravida lançou o desafio #NãoBeboAçúcar para ajudar você a gradualmente diminuir seu consumo, começando pelas bebidas.




 

3. Invista em nutrientes imunofortalecedores concentrados

 

Estudos demonstram que a maior parte das pessoas não consegue suprir a carência de nutrientes do organismo apenas com a alimentação. É por isso que suplementar se torna tão importante.

 

Zinco, selênio e vitamina D são conhecidos por estimular o sistema imunológico. Especificamente, uma revisão de 17 estudos publicada em 2013 descobriu que tomar suplementos de zinco dentro de 24 horas após o início dos sintomas reduz a duração do resfriado comum.

 

O Immune+ da Puravida é um blend formulado com própolis verde, vitamina C, zinco e selênio. A pureza e a sinergia desses ingredientes fortalecem a função imune, e você pode suplementá-la diariamente, como suporte preventivo contra os patógenos.


4. Mantenha-se fisicamente ativo

 

Assim como a nutrição, o exercício é um dos pilares de uma vida saudável. Ajuda a manter o peso ideal, melhora a saúde e o funcionamento do coração e reduz o risco de diabetes e outras doenças crônicas. Alguns estudos sugerem que também melhora a capacidade do seu corpo de combater doenças. Por exemplo, melhorar a saúde pulmonar por meio de atividades aeróbicas pode ajudar seus pulmões a se recuperarem mais rapidamente de infecções no peito.

 

5. Mantenha seu intestino saudável

 

Seu trato digestivo, especialmente os intestinos, são uma grande parte do seu sistema imunológico. Para mantê-los saudáveis, reduza o consumo de alimentos pró-inflamatórios e inclua mais alimentos ricos em fibras solúveis (verduras, frutas e cereais) e probióticos, como o kefir ou suplementos de qualidade com cepas de bactérias benéficas. 

 

6. Gerencie o estresse

 

O estresse crônico está associado a altos níveis do hormônio cortisol. Alguns estudos demonstram que a liberação de cortisol bloqueia os efeitos do sistema imunológico quando o corpo é exposto a microorganismos causadores de infecção.

 

O estresse afeta a todos de maneira diferente, por isso é importante encontrar uma maneira de gerenciar o estresse que funcione para você. Caminhadas ao ar livre, escutar músicas prazerosas, meditar ou a prática de hobbies são ótimas opções

 

7. Tenha um sono de qualidade

 

Não ter um sono de qualidade, profundo e regenerador, também desencadeia a liberação de cortisol, o que dificulta o funcionamento do sistema imunológico. Procure dormir cerca de 8 horas por noite num ambiente com condições propícias para o descanso.

 

Este post foi escrito especialmente para você e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia