01/11/2022 às 10h40min - Atualizada em 01/11/2022 às 10h38min

Como otimizar seu site com SEO

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

Como otimizar seu site com SEO? Saiba o que significa e qual a importância dessa estratégia para melhorar os resultados de sua página no mecanismo de busca!

 

Hoje, ter presença na Internet tornou-se um dos métodos mais eficazes para promover o crescimento dos negócios. Com o surgimento das redes sociais e sua enorme influência no setor empresarial, agora é mais fácil chegar ao seu público-alvo. No entanto, é necessário distinguir entre posicionamento orgânico (SEO) e posicionamento pago (SEM). 

 

Neste artigo vamos nos concentrar nas diferentes técnicas de SEO que existem para melhorar a posição de um site nos resultados de pesquisa.

Conceitos de SEO a serem considerados

Antes de começar a aplicar técnicas de como otimizar seu site com SEO, você deve saber que ele não é estático, mas sim que está em constante evolução. No entanto, existem alguns termos estáveis ​​que você deve conhecer antes de fazer uma primeira análise.

 

Cabe esclarecer que o SEO pode ser aplicado em diferentes buscadores, mas o Google costuma ser tomado como referência por ser o mais utilizado mundialmente. 

 

Autoridade do Domínio  (DA)

É a relevância que um domínio tem em relação aos demais sites existentes. Esse fator é determinado pelo número de backlinks que apontam para um site, ou seja, o número de vezes que ele foi linkado a outros sites.

 

Portanto, quanto mais links você obtiver, maior será a autoridade do seu domínio e sua página receberá uma posição melhor. Você deve ter muito cuidado e evitar completamente ações fraudulentas relacionadas a backlinks (Black Hat SEO). Estes têm que ser confiáveis ​​porque, caso contrário, os motores de busca irão notá-lo e penalizá-lo diminuindo a autoridade e posicionamento do site.

 

Autoridade da Página (PA)

Embora pareça muito semelhante, este termo não é o mesmo que o mencionado acima. O PA mede especificamente a relevância de URLs que existem em um site com base na qualidade de seu conteúdo. 

 

Dessa forma, os mecanismos de pesquisa, como o Google, avaliam as chances de uma determinada página da Web aparecer nos resultados da pesquisa.

 

Crawling e indexação

O rastreamento é o processo realizado pelos robôs do Google (Googlebots) para classificar as páginas da web que encontram na Internet e adicioná-las ao seu índice.

 

Uma vez identificadas, as páginas web são avaliadas tendo em conta o seu DA e PA. Com base nessas informações, é feita a indexação, na qual os bots processam as páginas e as incluem em seu índice. O objetivo é catalogar esses conteúdos para facilitar o acesso às informações dos usuários quando realizam uma pesquisa relacionada.

 

SERPS

SERPs (Search Engine Results Page) são aquelas páginas que são exibidas como resultado de uma pesquisa na Internet. Uma média de dez resultados aparecem em cada página. A maioria dos usuários não vai além da primeira página ao realizar uma busca e é aí que reside a importância de implantar estratégias de SEO para se posicionar entre as primeiras opções.

 

Palavras-chave

Como podemos ver, a qualidade do conteúdo de um site é muito importante para determinar sua relevância. Por isso é necessário otimizá-lo encontrando as palavras-chave que conseguem posicionar sua empresa.

 

Existem diferentes ferramentas para fazer pesquisa de palavras-chave que permitem, precisamente, investigar quais termos são os mais adequados para destacar seu conteúdo. 

 

Palavras-chave são um componente essencial especialmente para artigos de blog, pois muitas vezes contêm informações de natureza educacional. Portanto, utilizá-los nos diferentes componentes da estrutura de uma entrada de blog é um recurso básico para aumentar sua visibilidade. 

 

SEO On-page e Off-page

Uma grande variedade de fatores está envolvida no processo de posicionamento orgânico de um site. É por isso que é essencial diferenciar o SEO On-Page do SEO Off-Page. 

 
  • On-page: design responsivo, palavra-chave, otimização da meta-descrição e do título, links internos. 

  • Off-page: link building, marketing de conteúdo, guest post e autoridade do domínio. 

Como otimizar seu site com SEO

A seguir, confira as principais dicas de como otimizar seu site com SEO:

Design Responsivo

Um ponto fundamental do SEO On-Page é oferecer aos visitantes um web design responsivo, ou seja, que se adapte a qualquer dispositivo com conexão à Internet. 

 

Até muito recentemente, os desenvolvedores da web primeiro criaram o design do site com base no formato desktop e depois adaptaram a interface para o resto. Atualmente, a maior quantidade de tráfego vem de dispositivos móveis, por isso é mais aconselhável fazer esse processo ao contrário. Até o Google modificou seu algoritmo ao incorporar a indexação mobile first. 

 

Se as pessoas não puderem acessá-lo da mesma maneira em seus smartphones, tablets ou notebooks, elas sairão rapidamente do seu site. 

Faça uma análise do seu site

Fazer uma auditoria de SEO é muito importante para saber o status do seu site. Os pontos mais relevantes a analisar são: 

 
  • Tráfego orgânico: meça o número de visitantes que seu site recebe para determinar se você precisa melhorar esse número.

  • Tráfego pago: tem a mesma finalidade, mas com relação às visitas que vêm de anúncios. Use este índice para avaliar se você deve criar uma campanha de SEM para melhorar seu posicionamento na web.

  • Autoridade de domínio: descubra qual número os mecanismos de pesquisa classificaram seu site para relevância.

  • Concorrentes: Descubra quem são seus principais concorrentes online e faça o mesmo processo de análise em seus sites.

Identifique as palavras-chave

Descubra quais são as palavras-chave mais adequadas para aumentar a visibilidade online da sua empresa. Para isso, você pode usar ferramentas como o SEMRush e o Ubersuggest. 

 

Você só precisa colocar a palavra-chave que deseja pesquisar na caixa de pesquisa e selecionar o país e o idioma. A maioria das ferramentas mencionadas permite avaliar dados como: volume de buscas, dificuldade de SEO, dificuldade paga e custo por clique.

 

Quanto maior o volume e a dificuldade, mais complexo será posicionar sua palavra-chave. Nesse caso, aproveite as plataformas que oferecem ideias de palavras-chave alternativas. 

 

Quando você os tiver, use-os em seu site e se tiver um blog corporativo onde possa compartilhar conteúdo educacional, melhor ainda! Para controlar se você está fazendo bom uso das palavras-chave, você pode incorporar o Yoast SEO, o plugin do WordPress. 

Estratégia de Link Building

Para aumentar a autoridade do seu site, é necessário obter o maior número possível de links de entrada. Estes devem ser de qualidade e sob nenhum ponto de vista é aconselhável recorrer a recursos fraudulentos como farms de links e spam. 

 

É fundamental que os links sejam de qualidade, pois nem todos têm o mesmo valor. Para que o SEO melhore, os sites que apontam para você devem ter uma autoridade bastante alta e o conteúdo deles deve estar relacionado ao seu.

 

Resumindo, otimizar seu site com técnicas de SEO é uma tarefa que exige definir metas de médio e longo prazo. Se você mantiver essa prática ao longo do tempo, verá o tráfego orgânico aumentar, bem como sua visibilidade online.

 
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