28/10/2022 às 17h00min - Atualizada em 28/10/2022 às 16h56min

Quais os benefícios da natação para a saúde?

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

A natação é praticada por povos originários de diversos continentes como forma de sobrevivência, e passou a virar um esporte oficialmente em 1858 na Austrália em uma piscina de 50m de comprimento. O objetivo foi percorrer uma distância no menor espaço de tempo.

Contudo essa história nem sempre foi assim, ao longo de 1930 essa prova era realizada em águas abertas, e nessa competição prevaleciam quatro estilos,nado peito, nado costas,  nado livre, nado Crawl e nado borboleta.

Existe também a modalidade Medley que um reúne os quatro estilos em uma única prova, em competições oficiais os atletas podem concorrer em provas individuais que variam de 50 e até 1.500 metros ou revezamento em equipe de quatro integrantes, de cada um percorre 100 e 200 m.

Além de todas as questões de competições, o que é mais importante é que passou a trazer muitos benefícios na vida de uma pessoa das mais variadas idades e, até mesmo, tem sido prevenção para aquelas pessoas que estão na terceira idade. E poderá ser necessário até o investimento em ead gestão financeira.

Quais os benefícios da natação para a saúde?

Existe alguns benefícios que a natação promove na vida de uma pessoa e é importante saber antes de começar a realização da atividade, são eles:

  • Baixa impacto nas articulações;

  • Alívio do estresse;

  • Equilíbrio muscular;

  • Melhora a postura;

  • Melhora o condicionamento físico;

  • Alto gasto calórico;

  • Auxilia no tratamento de doenças cardiorrespiratórias;

  • Indicada para recuperação de lesões.

A gravidade faz sentir que o peso está reduzido na água, isso permite algumas pessoas a fazerem alguns exercícios que não conseguiriam fazer fora da água, dentro da água ela consegue fazer de uma forma mais intensa, que promove um certo fortalecimentos na região das articulações e ossos, fazendo com que ela execute determinados movimentos.

Além disso, ela promove um alívio de estresse pode até ser considerado uma terapia, fazendo com que a água proporciona a sensação de relaxamento, e isso é muito benéfico na vida das pessoas que procuram um relaxamento diferente.

Então, a natação por ser um exercício predominantemente aeróbio, ela tem a capacidade de melhorar o seu condicionamento numa forma geral, fazendo com que as pessoas fiquem mais aptas e tenham melhor disposição no dia a dia.

De que forma a natação pode ser benéfica ao cérebro?

Como foi dito, ela promove um alívio de estresse muito grande. Isso acontece porque ao entrar na água o nadador reduz a sua atenção emocional, obtendo um sentimento de paz.

E somado a tudo isso, a liberação de alguns hormônios nomeados da felicidade como por exemplo a serotonina que ajudam a combater o estresse. E toda essa sensação acaba reduzindo parcialmente os níveis de cortisol, que é conhecido como hormônio do estresse.

Além do mais, como a natação é um exercício que promove a meditação, passa a ter relação com o cérebro quando entra num processo conhecido como neurogênese, que é a formação de novos neurônios, que foram destruídos por estresses ou situações desagradáveis, da prevenção de algumas situações.

Prevenção de quedas: Como a natação ajuda no equilíbrio de pessoas da terceira idade?

Como foi mencionado, um dos benefícios da natação é o equilíbrio muscular, e é justamente por isso que a natação tem aquela forma de trabalhar o corpo todo. Músculos ficam ativos quando se faz um exercício na água, então, essa ativação faz com que a musculatura fique mais simétrica.

Isso é extremamente importante para pessoas que já alcançaram a terceira idade, porquanto, as articulações já estarem gastas e o fato de que por muitas vezes tem muitas doenças articulares, o risco de queda pode ser muito maior.

É a natação pode ser um dos principais benefícios da prevenção de quedas, e dependendo da situação, seu idoso faz tratamento em um determinado ambiente, pessoal responsável pela gestão hospitalar devem estar por dentro de toda a situação.

É de suma importância dar uma atenção maior a essas pessoas, é necessário fazer uma adaptação para que o risco de queda possa ser reduzido. Todo esse fato era evitar muitos problemas, por isso além de indicar o idoso para a natação, é extremamente importante os profissionais terem uma faculdade de administração hospitalar.

Por que a natação é tão importante?

Por fim, a natação consegue trazer diversos benefícios para a saúde, desde o meio interno trabalhando o estresse, e a parte do cérebro até a parte externa do corpo, trabalhando os músculos e até mesmo o equilíbrio.

Ela é extremamente importante porque faz com que a pessoa tenha um desenvolvimento simétrico em todas as partes do seu corpo, além de ser um esporte ótimo para o cérebro, podendo ser participativo na parte neuronal.

A natação tem uma diversidade ampla de aplicações, e pode ser feita em casas, em hospitais e até mesmo em lugares que dão aulas particulares.

Esses locais que dão aula, é importante que tenha profissionais capacitados, com uma boa gestão de recursos humanos presencial, para terem consciência durante o processo de admissão. Com profissionais de qualidade, irá evitar até mesmo riscos de afogamento.  

Vale lembrar, que esses lugares que são particulares é extremamente ter um cuidado significativo com o nadador além de possuir conhecimentos técnicos em outras áreas como financeiras, é muito importante ter um curso técnico de gestão financeira para saber lidar com os capitais.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia