28/10/2022 às 15h19min - Atualizada em 28/10/2022 às 15h16min

4 Dicas de segurança que ajudam no aluguel de equipamentos para a construção civil

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

Reprodução - Freepik

O aluguel de equipamentos para a construção civil é um dos melhores tipos de serviços que pode ser contratado por gestores de obras. Ao contratar essa modalidade por meio de uma empresa qualificada, o cliente tem certeza que está contando com um produto de qualidade. 

Isso inclui a garantia de que ele passou por repetidos testes e manutenções antes de ser disponibilizado ao público. A confiabilidade nesse tipo de serviço tem aumentado a procura por aluguel de equipamentos ao longo dos últimos anos. 

 

Isso tem o objetivo de assegurar a máxima segurança na utilização desse produto, garantindo que não ocorram acidentes ou outros procedimentos equivocados. Ao longo desse artigo, você vai acompanhar algumas dicas de segurança.

Elas serão de grande valia para os gestores de obras que se preocupam com a condição de saúde dos funcionários. Além disso, são fundamentais para quem quer manter o seu empreendimento sempre de acordo com as mais rígidas normas de proteção. 

 

Esses procedimentos passam pela aplicação das Normas Regulamentadoras (Nrs), tanto para os trabalhadores como para os administradores. Por isso, é preciso ficar atento em relação às normas e às formas corretas de manuseio dessas ferramentas. 

Aluguel de equipamentos para a construção civil e os EPIS

 

Embora possa parecer uma dica um tanto óbvia, a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual é imprescindível em canteiros de obras. Além de evitar acidentes mais graves, também impede que sanções mais severas sejam aplicadas diante de eventuais fiscalizações dos órgãos competentes. Assim, você garante a segurança dos colaboradores e ainda evita prejuízos financeiros com multas e outros gastos. 

 

Nesse sentido, a utilização disciplinada dos EPIs em uma obra proporciona até mesmo economia para o gestor do empreendimento. Os EPIs requeridos mudam de acordo com a função executada. Os mais comuns dentro do setor da construção civil são: 

                                              

  • Calçados

  • Óculos protetor      

  • Capacete de segurança

  • Protetores auditivos

  • Máscaras e respiradores

  • Luvas

  • Cinturões

  • Entre outros. 

                                                                                              

A organização e método são fundamentais

 

Tenha em mente que o método de organização de sua obra passa por uma gestão eficiente. Ela precisa orientar da melhor forma possível os funcionários sobre o uso adequado dos equipamentos e das principais normas de segurança. Isso de acordo com cada tipo de maquinário. 

 

Nesse sentido, é fundamental que sejam ministradas palestras ou realizadas reuniões para abordar esses temas. Assim, garantindo que os trabalhadores estejam atentos às diretrizes da obra e das normas que regem o setor da construção civil como um todo. 

                                                                                                              

Não utilize os equipamentos para outras funções

 

Essa é outra questão consideravelmente simples, mas que acaba ocorrendo com alguma frequência, especialmente quando é preciso se deslocar para obter o equipamento necessário. Por isso, infelizmente é normal o uso de equipamentos que não são específicos para as funções em que estão sendo utilizados. 

 

Mesmo que seja em uma situação pontual, é importante que os trabalhadores estejam atentos a isso. Principalmente à forma como os serviços de aluguel de equipamentos para a construção civil devem ser utilizados. Lembre-se que a utilização inadequada do produto locado pode provocar multas para o gestor da obra, previstas em contrato. 

                                                                                                                                                                                 

Busque todas as informações sobre o uso do equipamento

 

Outro fator bastante importante durante a contratação do serviço de aluguel de equipamentos para construção civil é a busca de orientações. Isso inclui todas as orientações de manuseio e segurança junto à fabricante e à empresa que executa essa função.

Essa atitude serve para esclarecer eventuais dúvidas que só iriam surgir adiante, no momento da utilização do produto. Não esqueça de solicitar à empresa locatária todos os passos que forem necessários para que você se sinta seguro ao efetuar a locação.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia