27/10/2022 às 15h57min - Atualizada em 27/10/2022 às 15h50min

O que é marketing esportivo e como fazer?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

O marketing possui várias ramificações, entre elas o marketing esportivo. Qualquer empresa pode fazer uso do marketing esportivo e aproveitar os benefícios que essa estratégia pode gerar e não somente empresas que atuam diretamente com esportes, como aposta esportiva.

 

Assim, descubra mais sobre o conceito de marketing esportivo e veja como fazer essa estratégia no seu negócio.

O que é marketing esportivo

O marketing esportivo é um dos braços do marketing com potencial para gerar clientes e oportunidades de negócios.

 

Apesar de parecer algo bem específico da área de esportes, a verdade é que empresas de qualquer ramo podem fazer marketing esportivo para criar negócios e atrair clientes para empresas ligadas ao esporte.

 

Assim, as ações executadas envolvem pessoas e instituições ligadas do mundo esportivo, como clubes, atletas, personalidades influentes, eventos e ligas, por exemplo.

 

Logo, através desse processo as marcas promovem produtos esportivos, para atrair a  atenção de consumidores desse mercado, satisfazendo suas necessidades e desejos relacionados ao esporte.

Como fazer marketing esportivo?

O Marketing esportivo é feito através de estratégias que estão por trás das diversas ações executadas pelas empresas. Veja abaixo algumas delas.

Patrocínio

O patrocínio é uma das estratégias mais conhecidas e utilizadas no mundo dos esportes. Através dessa estratégia, uma marca financia um time ou atleta e em troca a marca da empresa é divulgada na camiseta do uniforme ou em banners durante os jogos.

 

A vantagem do patrocínio é que ele gera brand awareness, que aumenta a consciência e a visibilidade da marca.

Eventos esportivos

Os eventos esportivos são excelentes para criar relacionamento com o público que ama esportes.

 

Neste caso, a estratégia mais comum são os patrocínios das ligas, torneios e competições. Além disso, a marca também pode desenvolver uma ação dentro de um evento para estimular a participação do público para divulgar aposta esportiva.

Licenciamento

Atletas, times ou entidades esportivas podem ceder o uso de seus nomes para que empresas comercializem produtos ou serviços com eles em troca de remuneração.

 

Podemos ver isso no dia a dia em diversos acessórios com as estampas de um time sendo vendidas em algumas lojas. 

 

Neste caso, houve uma negociação por licenciamento. Contudo, existem muitos itens sendo comercializados  que não foram licenciados verdadeiramente.

Anúncios em estádios

Uma estratégia bastante tradicional de marketing são os anúncios no estádio. No entanto, é uma estratégia que requer um investimento mais alto. Mesmo assim, gera bons resultados já que o anúncio atinge tanto quem está no estádio quanto quem está assistindo à partida pela televisão.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia essencial dentro do marketing e atende qualquer segmento, inclusive, o esportivo. 

 

Através da produção de conteúdo é possível atingir torcedores e fãs de todos os times, afinal, as pessoas passam cada vez mais tempo nas redes sociais e na internet, em geral. 

 

Sendo assim, algumas ações que você pode implementar como estratégia de marketing esportivo são:
Veja alguns exemplos de ações:

  • Fazer guest post em blogs de esportes;
  • Criar conteúdo de valor para as suas redes sociais;
  • Utilizar estratégias de SEO para atrair mais torcedores;
  • Criar ações digitais para estimular a interatividade dos torcedores, como desafios;
  • Contratar um atleta influenciador para falar sobre a sua marca em suas redes sociais.

Lembre-se de que qualquer estratégia de marketing na internet tem como base a produção de conteúdo. Então, foque nela.

Conclusão

Como você pode ver neste artigo, o marketing esportivo não é exclusivo para empresas do ramo esportivo. qualquer negócio pode fazer marketing esportivo aplicando as estratégias que apresentamos neste artigo.

 

Assim, você pode contratar um atleta para fazer sua campanha de aposta esportiva e turbinar seu faturamento com essa parceira.

 
 
 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia