18/10/2022 às 16h35min - Atualizada em 18/10/2022 às 16h31min

A função do psiquiatra na clínica de reabilitação

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

Reprodução - Yerson Retamal

O papel da clínica de recuperação é beneficiar para que o adicto realize o processo de desintoxicação das drogas no corpo da melhor forma possível. Para que isso aconteça, é necessário uma equipe profissional especializada e segmentada no tratamento. Quando os familiares opinam em realizar uma internação em uma clínica de reabilitação, há algumas orientações que devem ser passadas antes de prosseguir com o tratamento. 

O espaço, localidade, horário de visita, como funciona o processo no tratamento e acima de tudo quais serão os profissionais disponíveis na instituição, devem ser levados em consideração. Você deve estar se perguntando: Afinal, por que os profissionais disponíveis na instituição são importantes assim? Para que o tratamento aconteça da melhor forma possível, torna-se necessário o acompanhamento médico. 

Médicos psiquiatras, nutricionistas, supervisores, enfermeiros e psicólogos, fazem parte dessa equipe multiprofissional. Todos os profissionais trabalham em prol de um bem comum, pois um precisará do outro para que o tratamento prossiga. Entretanto, no artigo de hoje iremos percorrer sobre a importância do médico psiquiatra no tratamento contra a dependência química e alcoólica

 

Afinal, qual é a função de um médico psiquiatra?

 

De forma geral, o médico psiquiatra tem a função de orientar, diagnosticar, prevenir, tratar e receitar medicações necessárias no tratamento de algum transtorno psíquico. Esse profissional tem importância significativa no tratamento, levando em consideração que a dependência química e alcoólica é caracterizada por um transtorno mental, você sabia dessa informação?

O uso de substâncias químicas corrosivas ao Sistema Nervoso Central (SNC), afeta a forma lógica do adicto de pensar. A alta produção de dopamina causa instabilidade aos neurotransmissores, modificando o Sistema Límbico do indivíduo. Quando uma pessoa se torna dependente o indivíduo desenvolve um amor patológico pelo produto, e buscará de todas as formas fazer o uso da substância química. 

Esse comportamento destrutivo, alterado, agressivo, impulsivo e inconsequente, leva o usuário de drogas a cometer atitudes irreversíveis. Em muitos casos, o excesso de drogas além de causar a dependência, faz com que o indivíduo desenvolva a depressão pensando constantemente em suicídio, desenvolva graves crises de ansiedade, crise de pânico e até esquizofrenia. O uso de drogas causa efeitos colaterais tanto para a saúde física como psíquica do indivíduo, sendo necessário o acompanhamento de um médico psiquiatra

 

O que um médico psiquiatra faz em uma clínica de recuperação? 

 

Quando o usuário de drogas chega na clínica de recuperação a primeira atividade após a chegada do paciente, é a realização de uma avaliação médica. Esse primeiro passo é importante pois o médico psiquiatra tem o conhecimento das:

  • Drogas que se fazia o uso;

  • Grau de dependência;

  • Problemas psíquicos desenvolvidos;

  • Constância, dosagem e período na substância química. 

Essa ficha técnica ajuda a individualizar e humanizar cada atendimento, pois para cada paciente há uma história adversa. Entretanto, a lista de atividades prescritas acima são apenas uma das atividades desempenhadas pelo médico. O doutor também é responsável por receitar medicações necessárias durante um período determinado, além de controlar as graves crises de abstinência e monitorar periodicamente a evolução do usuário de drogas. 

 

Encontrando uma clínica de recuperação que tenha supervisão de um médico psiquiatra

 

É importante levar em consideração que toda a clínica de recuperação deve conter a presença de um médico psiquiatra. Agora que você entende que o médico psiquiatra tem grande relevância em toda a reabilitação, procure uma instituição que realize acompanhamento qualificado. Uma instituição pode te ajudar durante a procura.

Afinal, como funciona isso? A instituição realiza atendimento há 12 anos no segmento da dependência química e alcoólica. O objetivo principal é fazer com que o usuário de drogas saia do estado de dependência e ganhe uma nova oportunidade de vida. Mas para que isso aconteça, é necessário a ajuda de um médico psiquiatra. 

Ainda sente dúvidas sobre como funciona o tratamento contra a dependência química e alcoólica além dos profissionais que devem existir na instituição? Entre em contato com uma instituição e tire todas as suas dúvidas.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia