18/10/2022 às 09h41min - Atualizada em 18/10/2022 às 09h37min

Plano de marketing para igreja

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Quer traçar um plano de marketing para igreja? Definitivamente, muita gente tem dúvida sobre como montar um Plano de Comunicação para as Igrejas. Então, a ideia deste artigo é apresentar algumas perguntas, que devem ser respondidas para que você possua um documentos que te ajude a definir as ações da área de Comunicação da igreja.

 

Sendo assim, continue a leitura para saber como fazer esse plano de marketing.

Dicas de como traçar um plano de marketing para igreja

 
 

Confira agora as principais questões que você deve analisar:

1. Comece alinhando a visão da Comunicação com a liderança

Primeiramente, não adianta desenvolver ações de marketing aleatórias sem o alinhamento necessário com a liderança da Igreja. Dessa maneira, é necessário entender o que ele pensa, o que para o próximo ano e quais são os principais eventos para montar uma agenda coerente.
 

2. Entenda quais são as razões para usar a comunicação

Parece bobo, mas muita gente não sabe como responder esta pergunta. Porém, é fundamental saber qual é o objetivo de vocês estarem na Internet como igreja.

 

Por exemplo, a razão pode ser evangelizar, divulgar cultos e eventos, transmitir palavras de alento, entre outros. Assim, é necessário  ter muito claro por que vocês utilizam a comunicação. Uma vez que isso irá servir como bússola para todas as estratégias. 

 

Nesse caso, uma dica é estudar sobre o Golden Circle, que é uma metodologia utilizada por grandes marcas, como Amazon e Apple, para descobrir qual é o seu propósito. Ou seja, as igrejas não são empresas, porém, muitos dos princípios que temos hoje, podem ser adaptados para tornar a mensagem do Evangelho mais conhecida.
 

3. Defina seus objetivos com comunicação

Além disso, não  adianta estar na internet somente porque os outros também estão. Uma vez que a comunicação é mais que isso. Ou seja, é compreender claramente o que você deseja ao utilizar canais de comunicação como vídeos, mensagens no whatsapp, posts no Instagram ou devocionais nos blogs. 

 

Sendo assim, o objetivo é entender a importância da Comunicação hoje e como ela pode ajudar a igreja a alcançar aqueles que mais precisam de sua palavra
 

4. Qual necessidade sua igreja quer atender estando no meio digital? 

Em suma, o Marketing Digital trabalha em cima da “dor do cliente”. Portanto, é sobre isso que estamos mencionando aqui. Em outras palavras, o que você como igreja pode oferecer para as pessoas? 

 

Entenda que é diferente tocar diretamente no problema de alguém e publicar qualquer coisa somente para cumprir tabela nas redes sociais. Por isso que podemos observar tantos Stories no Instagram sem qualquer relevância. Então, não cometa esse erro, pense no seu público antes de publicar.
 

5. Estabeleça uma linha editorial para a Igreja

Mais um ponto chave da Comunicação é estabelecer no planejamento quais assuntos e conteúdos vão ser abordados ao longo do ano. Além disso, cabe a igreja apresentar pautas como memes, política ou esportes?

 

Depende do que foi definido pelo Planejamento Anual e se está de acordo com a atual liderança.
 

6. Quem são os fiéis com quem você quer falar? 

Em suma, você deve se preocupar em manter uma comunicação clara, coerente e concisa. Para isso é essencial ter claro com quem você fala! Portanto, analise com cuidado os gráficos do Analytics do seu Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e YouTube. 

 

Isso porque eles vão te mostrar quais são as faixas etárias que mais te seguem, cidades, países e que línguas eles falam. 
 

7. Em quais redes sociais a sua Igreja vai estar presente? 

Antes de mais nada, saiba em quais redes o seu público está. Já que sabendo qual é o público que você quer falar, fica mais fácil traçar sua estratégia de marketing.
 

8. Crie metas que devem ser atingidas pelo seu plano de Marketing

Assim, a cada 3 meses realize um relatório dos avanços, erros e possíveis melhorias.Afinal, o planejamento é um documento para te ajudar a não perder o foco. Porém, muitas vezes, é essencial fazer reajustes.⠀
 

9. Tenha um calendário editorial com as datas da Igreja

Saiba quais são as datas comemorativas mais importantes da igreja. Sendo assim, o calendário anual irá direcionar o esforço da comunicação ao longo do ano, se preparar para os eventos que estão chegando e ações que devem ser desenvolvidas para que o evento ocorra com mais tranquilidade. ⠀
 

10. Faça sua rotina de produção de conteúdo 

Outro ponto importante é que toda semana é necessário separar um tempo para produzir conteúdos para as redes sociais. Aqui, lembre-se também que o trabalho de curadoria é importante.
 

11. Realize transmissão online dos cultos da sua Igreja

Atualmente, dá para transmitir o culto do próprio celular. Sendo assim, essa atitude irá aproximar ainda mais os fiéis da sua Igreja.
 

12. Transforme áudios do culto em podcasts

Uma boa ideia é gravar os áudios de mensagens e transformar em podcasts para plataformas de streaming de áudio. Normalmente, as mensagens são longas para colocar nos streaming. Porém,  elas podem ser divididas em partes e publicadas nas plataformas.

 

Além disso, os temas dos podcasts podem ser diversos, como superstições como ver horas iguais, e como conquistar os jovens cristões.
 

13. Treine equipes de Marketing

Anote aí uma ferramenta que pode ajudar a montar a escala de voluntários e ações semanais da Comunicação: chama-se Trello, um aplicativo gratuito. Enfim, o essencial é encontrar uma maneira de organização que simplifique a comunicação da igreja.

Por fim, jamais se esqueça que o objetivo de toda Comunicação da igreja é comunicar o Reino de Deus.
 

 

Então, o que achou sobre esse plano de marketing para a Igreja? Deixe nos comentários.

 
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