17/10/2022 às 17h15min - Atualizada em 17/10/2022 às 17h15min

Data-Driven Marketing: o que é, quais as vantagens para o seu negócio?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Você já ouviu falar em Data-Driven Marketing? Esse é um termo em inglês que pode facilmente ser traduzido para “orientado por dados”. 

 

Isso porque, essa é uma metodologia estratégica, utilizada por inúmeras companhias, que utilizam como base a coleta e análise de informações de consumidores, com dados sólidos como centro da tomada de decisões.

 

Em suma, todas essas informações vão muito além de dados cadastrais do consumidores, como nome, idade e telefone. 

 

Uma vez que elas buscam compreender uma maior complexidade dessas pessoas para que seja possível criar um perfil a respeito deles e com isso, conseguir tomar decisões assertivas acerca de tudo. 

 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito dessa metodologia, entenda seus principais benefícios para uma empresa. 

 

Além disso, confira as transformações que estratégias como o Data-Driven Marketing e ferramentas como o CRM gratuito podem realizar em uma companhia que busca criar uma trajetória bem-sucedida no mercado. 

O que é Data-Driven Marketing

Assim como já mencionado anteriormente, o Data-Driven Marketing nada mais é do que uma metodologia estratégia que tem como base o princípio de análise de dados para adotar qualquer decisão no caminho na companhia. 

 

Assim como uma leitura do consumidor para que sejam tomadas as decisões mais assertivas possíveis acerca de estratégias de marketing. 

 

Portanto, pode-se dizer que essa metodologia é como o CRM grátis, por exemplo, que por sua vez nada mais é do que uma ferramenta que coleta e analisa esses dados. 

 

Entretanto, é necessário saber que os dados mencionados aqui não podem ser qualquer um, como nome, idade e endereço. Isso porque, é preciso profundidade de informações.

 

Em suma, não são quaisquer dados que são acompanhados e analisados. O Data-driven Marketing se propõe a fazer uso de uma análise computacional com um grande volume de dados digitais que são analisados.

 

Resumindo, todos esses dados são responsáveis por esclarecer dúvidas como: para quem, quando, como e com que mensagem uma marca chega até o objetivo de venda. 

 

A partir daí, a empresa poderá adotar melhores estratégias, como o pipeline de vendas, realmente impactando suas personas, além de construir análises robustas. 

Quais as vantagens para o seu negócio?

Assim como toda metodologia e estratégia, é preciso almejar um objetivo ou até mesmo a construção de metas. 

 

Nesse caso, alguns de vários objetivos podem ser alcançados com a adoção dessa metodologia, uma vez que ela possibilita diversos benefícios. Desse modo, veja algumas dessas principais vantagens a seguir. 

  1. Segmentação ideal de consumidores

Através da adoção dessa metodologia, a companhia conseguirá otimizar sua publicidade e campanhas. 

Assim como o uso de um CRM de Vendas, realizando uma segmentação baseada em dados concretos e assim criar campanhas bastante específicas que de fato conversem e impactam o seu público-alvo. 

  1. Criação de conteúdo relevante

Outro benefício importante é o fato de que através dos dados corretos, é possível construir um conteúdo que seja relevante para aqueles que almeja impactar. 

 

Tudo isso através da estratégia do marketing de conteúdo, por exemplo, que além de atrair o público ajudará sua companhia na construção de uma imagem pautada em ser uma autoridade em determinado assunto.

  1. Possibilidade de conduzir testes A/B

Caso nunca tenha ouvido falar nos testes A/B, eles nada mais são do que formas de apresentar ao público real materiais ou campanhas em duas versões, mas com pequenas modificações de texto ou visual.

 

Dessa forma, as duas versões são apresentadas ao público durante um período de teste e a que tem melhor performance assume até o fim da campanha como uma versão fixa, o que também pode ser realizado com o melhor CRM.

 

Em suma, é importante frisar que essa estratégia só é possível através da análise de dados orientados para a tomada de decisão. Sendo assim, ao investir na versão com desempenho mais satisfatório você melhora as taxas de clique e conversão do cliente.

  1. Integração total com vendas

Por último, mas não menos importante, através dessa metodologia também é possível promover uma integração entre os setores de marketing e de vendas o que é essencial  para bons resultados, como:

 
  • Aumento do número de vendas;

  • Maior lucratividade;

  • Construção de uma boa imagem;

  • Construção de um caminho para o sucesso do mercado. 

 

Desse modo, ao observar todos esses pontos, é possível entender todas as vantagens de usar essa estratégia em seu negócio. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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