06/10/2022 às 15h17min - Atualizada em 06/10/2022 às 15h11min

Qual a função da pele? Saiba mais aqui!

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

Reprodução - Andrea Piacquadio

A pele é o revestimento que cobre toda a superfície do corpo e o maior órgão do corpo, com uma área aproximada de 2m2 (dependendo da altura e do peso da pessoa). Mas qual a função da pele?

Se você quer saber mais sobre qual a função da pele, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

Qual a função da pele?

Sua função é isolar e proteger o corpo contra agressões externas: tóxicas, químicas, mecânicas, calor, frio, radiação ultravioleta e microrganismos patogênicos.

Também está envolvida na termorregulação, mantendo o equilíbrio dos fluidos corporais e atuando como uma barreira para a possível perda de água e na eliminação de várias substâncias através do suor e da secreção sebácea.

É o destinatário de uma grande quantidade de informações externas que acessam o corpo através de receptores de toque, pressão, temperatura e dor.

É também o órgão da relação com o meio ambiente, uma vez que externalizamos nosso estado emocional para a pele: coramos, ficamos pálidos, emitimos cheiros e muito mais.

Em muitos casos, a pele também é o local de expressão de alterações internas do corpo.

Anatomia da pele

Três camadas bem diferenciadas são distinguidas na pele, de fora para dentro:

Epiderme

É a camada mais externa da pele que, por sua vez, é composta por várias camadas. Atua como uma barreira protetora do corpo contra agentes externos.

A epiderme é coberta pelo filme hidro lipídico, que é uma mistura de sebo e suor.

Através dos diferentes poros da pele, duas substâncias atingem a superfície da pele: sebo, produzido pelas glândulas sebáceas; e suor secretado pelas glândulas sudoríparas. 

Quando atingem a superfície da pele, ambas as secreções são misturadas para formar a emulsão que conhecemos como filme hidro lipídico, indispensável para manter o grau de hidratação da pele e que confere a aparência macia e a textura da nossa pele.

As funções do filme hidro lipídico são hidratar a pele para evitar a penetração de germes graças às propriedades antifúngicas e bacteriostáticas; isso se deve ao seu pH ácido (4,5-5,9). 

Também é uma barreira contra a radiação ultravioleta do sol, retardando assim o envelhecimento da pele.

Derme

Proporciona resistência e elasticidade à pele, sendo a estrutura de suporte da pele, nutrindo as camadas mais externas da pele por dentro e protegendo-a de danos externos. Abriga a maioria dos receptores táteis.

Com o passar dos anos, a produção natural de elastina e colágeno diminui, diminuindo assim a capacidade da pele de reter água, com rugas aparecendo.

Agentes externos, como o sol, aceleram esse processo.

Hipoderme ou tecido subcutâneo

Serve como um armazém de energia, bem como um isolador térmico e um protetor de choque mecânico.

pH da pele

O papel mais importante da pele é sua barreira ou função protetora contra agentes externos.

O manto ácido da pele (parte da barreira hidrolipídica) nos protege precisamente graças à acidez deste meio, desfavorável para microrganismos.

O pH é a medida do grau de acidez e é medido em uma escala de 0 a 14.

De 1 a 7 é a zona ácida, com 7 sendo o pH neutro correspondendo à água pura e de 7 a 14 correspondendo ao pH básico ou alcalino. O pH do manto ácido da pele está entre 4,5 e 5,9.

O pH da maior parte da pele do corpo é de 5,5, embora varie ligeiramente de uma área para outra e também de acordo com o sexo, sendo um pouco mais ácido em homens do que em mulheres.

Dependendo da idade, os valores de pH desde o nascimento até a puberdade são um pouco mais alcalinos do que no resto da vida. 

Há um aumento acentuado na acidez da puberdade e, novamente, há uma ligeira tendência à alcalinidade em uma idade mais avançada. Não há diferenças por raça ou cor da pele.

A pele deve ser cuidada

Para que mantenhamos a pele em perfeitas condições, é essencial cuidar bem dela. Além de manter a hidratação em dia, é fundamental também estar atento aos sinais que ela dá. Por exemplo, o câncer de pele coça e nesse caso, é fundamental procurar um dermatologista para verificar se é algo mais grave ou apenas uma mancha passageira.

É essencial que você limpe o rosto duas vezes ao dia - de manhã e antes de ir para a cama - para eliminar toxinas e maquiagem. Para que essa limpeza seja eficaz e não agressiva, você deve usar produtos específicos para o rosto.

A hidratação é outra chave para uma pele saudável e elástica, não apenas no rosto, mas em todo o corpo. Para fazer isso corretamente, você deve escolher leites hidratantes que se adaptem ao seu tipo de pele e aplicá-los diariamente por meio de massagens suaves.

A água mantém a pele hidratada e ajuda a eliminar toxinas. Como se isso não bastasse, contém nutrientes, vitaminas e minerais excelentes para a pele, como cálcio, magnésio e sódio. O truque é beber líquidos regularmente e sem esperar para ter sede.

As necessidades da sua pele evoluem com a idade: se você é jovem, ela exigirá principalmente hidratação e fotoproteção. E à medida que você completa anos, você deve dedicar mais tempo a isso, cuidados antioxidantes e uma boa dose de nutrição.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia