06/10/2022 às 09h29min - Atualizada em 06/10/2022 às 09h24min

Cobrança recorrente: como funciona e quais são os benefícios?

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

Reprodução - Freepik

Ao empreender existem muitos questionamentos sobre qual modelo de negócio seguir e quais produtos ou serviços terão mais sucesso. Entre essas dúvidas, é possível que você se pergunte como fazer cobrança recorrente para aqueles clientes com contratos mais longos.

Essa é uma forma de pagamento comum, já utilizada por empresas de energia elétrica, telefonia e internet, água e outros tipos de produto. Mas, atualmente, as cobranças por recorrência vem ganhando cada vez mais espaço.

Com a popularização de serviços e produtos por assinatura, a cada dia vemos mais empresas oferecendo esse tipo de contratação.

Isso acontece por ser um serviço mais prático para o cliente e uma receita mais previsível para as empresas. Por isso, na hora de começar uma empresa ou um novo produto, vale a pena considerar esse sistema.

Para saber tudo sobre como fazer cobrança recorrente e quais os benefícios, continue lendo.

O que é cobrança recorrente?

Com o advento da economia da recorrência, cada vez mais empresas recorrem a  esse tipo de cobrança. Isso porque, muitas companhias preferem oferecer serviços de maneira constante para seus clientes e, assim, manter uma receita fixa ao longo dos meses.

Como o próprio nome diz, a cobrança recorrente é uma forma de cobrar seus clientes de maneira periódica. 

Assim, seguindo uma frequência combinada entre os dois, é possível programar a emissão e envio de cobranças automáticas. Enquanto isso, o consumidor tem acesso ao produto ou serviço nessa mesma frequência ou durante toda a vigência do contrato.

Além de contas referentes a habitação e clubes de assinatura, é possível utilizar a cobrança recorrente para outros serviços. Escolas, escritórios de contabilidade, agências e produtoras e até profissionais autônomos podem usar esse tipo de cobrança para facilitar o recebimento por seus serviços.

Vantagens de usar cobrança recorrente

Como dissemos, essa é uma forma de cobrança cada vez mais escolhida por quem empreende. E isso acontece porque oferece diversas vantagens como:

  • mais opções de pagamento para o cliente

  • mais comodidade e praticidade na hora de pagar

  • maior previsibilidade do fluxo de caixa da empresa

  • contratos mais longos 

  • mais praticidade no dia a dia do financeiro

  • redução de atrasos e da inadimplência

Como fazer cobrança recorrente?

Agora que você já entendeu o que é a cobrança recorrente, deve estar se perguntando como fazer cobrança recorrente na sua empresa. 

Para aderir a um sistema de pagamentos recorrente basta que você tenha algum produto ou serviço que seja oferecido de forma frequente para os seus clientes. 

Como dissemos acima, não é necessário vender um produto por assinatura ou oferecer um serviço indispensável. Todas as empresas que têm contratos com pagamentos mensais por um período um pouco mais longo podem implantar a cobrança recorrente.

Tipos de pagamentos recorrentes

Outro lado positivo da cobrança recorrente é que é possível oferecer vários meios de pagamento para isso. Muito se engana quem pensa que apenas quem tem cartão de crédito pode fazer pagamentos de assinatura.

Essa variedade de opções permite que a sua empresa atenda a um número maior de clientes, contribuindo para o sucesso das vendas.

Veja abaixo como fazer cobrança recorrente com cada um desses meios de pagamento disponíveis.

Boleto recorrente

Embora não seja a primeira opção quando pensamos em pagamentos frequentes, o boleto bancário pode ser utilizado para esse fim. No entanto, a grande vantagem é que não é preciso fazer o processo de emissão dos boletos todos os meses.

Com o boleto recorrente é possível programar a emissão do boleto no valor e frequência desejada. Além disso, você também pode utilizar um sistema de gestão de cobrança para enviar a cobrança para o cliente.

Para quem paga, utilizar o boleto é vantajoso para quem não tem cartão de crédito ou não quer usar o limite do cartão com isso. Nesse caso, basta pagar mensalmente o boleto enviado pela empresa.

Cartão de crédito

Atualmente o cartão de crédito é o método de pagamento recorrente mais comum. Isso porque ele é o prioritário quando pensamos em:

  • sistemas de streaming, de séries e filmes ou música, 

  • assinatura de softwares e ferramentas digitais

  • clubes de assinatura no geral

Essas empresas costumam preferir esse meio de recebimento por ser mais previsível do que o boleto. Afinal, o valor cai automaticamente na fatura do cliente, sem que ele precise tomar nenhuma ação.

Além disso, essa forma também dificulta um pouco na hora de cancelar o serviço, já que pode cair no esquecimento.

Para o consumidor também é bastante vantajoso, já que ele não precisa fazer nada ao longo dos meses para renovar a compra.

Débito automático

Quando pensamos no débito automático o mais comum é lembrarmos das contas de energia, internet e telefone, gás e água.

Realmente, esses serviços são os que mais utilizam esse método que debita direto na conta do cliente o valor devido.

Em muitos casos o valor é variável, de acordo com o consumo. Por isso, o consumidor precisa ficar atento à fatura, que chega pelo correio ou e-mail para se preparar para pagar o valor cobrado.

Transferências

Também é possível realizar cobranças recorrentes através de transferências. A grande diferença aqui é que o pagamento não é automatizado pela empresa. Uma vez que só o cliente é capaz de programar transferências recorrentes.

Uma forma de fazer esse meio funcionar melhor de maneira recorrente é programar o envio de lembretes automáticos para o cliente, antes e no dia do vencimento.

Assim, ele sempre receberá antes da data de vencimento, o valor e dados bancários para realizar a transferência. Caso seja um valor fixo, ele pode programar na sua própria conta bancária um DOC, TED ou PIX recorrente.

Como fazer cobrança recorrente automatizada?

Como você viu acima, receber de seus clientes de forma periódica pode ser muito positivo para empresa. Afinal, a previsibilidade é muito maior e o risco de inadimplência menor.

Mas, para fazer essa gestão de forma eficiente é preciso saber como fazer cobrança recorrente de forma automatizada. 

Para isso, basta contar com um sistema de gestão. Esse tipo de programa vai possibilitar que você programe lembretes, cobranças e envio de boletos para o seu cliente.

E o melhor, em alguns casos é possível utilizar o sistema de gestão de cobrança da conta empresarial. O que pode facilitar o dia a dia da sua empresa e melhorar o controle financeiro.

 
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