28/09/2022 às 11h05min - Atualizada em 28/09/2022 às 07h03min

5 estratégias de vendas online para alavancar o seu e-commerce

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

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Ter boas estratégias de vendas online é muito importante para o sucesso de qualquer plataforma de e-commerce. O crescimento desse tipo de negócio trouxe muita competitividade e é necessário saber se destacar.

 

Existe uma grande demanda para os empreendedores que querem desenvolver e lucrar com suas lojas, mas para isso, é necessário conhecer as principais estratégias de vendas pela internet.

Desde 2020, os lojistas perceberam a necessidade de se reinventar, o que fez com que muitas marcas expandissem as vendas de produtos e serviços na internet. O crescimento foi tanto, que os consumidores perceberam as vantagens de comprar dessa forma.

Poder escolher os produtos que precisa de casa e recebê-los no conforto do lar são alguns dos motivos que fazem com que as pessoas comprem tudo o que precisam no ambiente online.

Para os empreendedores, é uma forma de ter seu próprio negócio ou até mesmo expandir as vendas da loja física. Mas não basta apenas criar um site e esperar que as coisas aconteçam, é necessário trabalhar com boas estratégias.

Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas de vendas digitais, saber sobre a importância de investir em marketing para o e-commerce e quais são as fases das estratégias de vendas.

Dicas de estratégias de vendas

O comércio eletrônico está crescendo exponencialmente e como resultado disso a competitividade entre as lojas online está aumentando consideravelmente.

A boa notícia é que existem algumas práticas que podem ajudar a destacar sua marca, e dentre as principais estão:

Chat online

O atendimento ao cliente é um recurso muito importante para reter os consumidores e criar uma imagem positiva no mercado.

Uma loja virtual de fogão a lenha para a pescaria deve disponibilizar um chat em seu site para que as pessoas possam esclarecer suas dúvidas sobre os produtos, o funcionamento do processo de compra, dentre outros assuntos.

É uma forma de reduzir as incertezas, quebrar objeções e reduzir o índice de abandono de carrinho. A ferramenta também garante uma experiência direta que melhora o contato entre a loja e o cliente.

Investir em e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias mais vantajosas em relação ao retorno sobre os investimentos (ROI), principalmente quando se trata de e-commerce.

O custo de implementação dessa prática é muito baixo e seu alcance é alto, desde que o estabelecimento digital faça uso de uma ferramenta de automação.

O e-mail pode ser usado tanto nas estratégias de captação de clientes quanto para reter clientes atuais. Para captar os contatos das pessoas, basta criar uma landing page e oferecer um material rico, como:

  • E-book;

  • Planilhas;

  • Infográficos;

  • Webinars.

A partir do momento em que a empresa estabelece sua base de contatos, ela precisa trabalhar com ações para a conversão e retenção de clientes. O e-mail ajuda a alcançar esses objetivos porque estabelece um relacionamento com as pessoas.

Uma autoescola especializada em direção defensiva para motociclistas deve investir em comunicação personalizada, estudar a relevância dos conteúdos publicados, dentre outras práticas.

Criar campanhas personalizadas

É possível segmentar os clientes em grupos, considerando características semelhantes, como idade, renda, localização, profissão, entre outras.

Leve em conta os hábitos de consumo e liste os clientes em categorias, como aqueles que compram regularmente, que possuem ticket médio acima de um determinado valor, clientes inativos e assim por diante.

A classificação ajuda a criar campanhas direcionadas, melhorando a promoção dos produtos e serviços. Com isso, a loja vai atrair o público certo para aumentar as vendas.

Garantir boa usabilidade

A loja virtual precisa ser bonita e atraente, além de funcionar adequadamente. Os campos disponíveis precisam atuar da melhor forma possível e o cliente deve acessar as páginas sem dificuldades.

Se houver alguma complicação ao longo da interação entre o cliente e o site, ele provavelmente não vai comprar e muito menos voltar para visitar novos produtos.

Por exemplo, o site de uma empresa de transporte fretado para funcionários evita lentidão, imagens de baixa qualidade, excesso de anúncios, entre outras situações. Seu e-commerce precisa fazer a mesma coisa e garantir uma boa experiência para o usuário.

Criar um programa de fidelização

Além da dificuldade em atrair clientes, outro desafio é fidelizá-los, mas isso é possível por meio de estratégias que aumentam a satisfação do público e encantam as pessoas.

Por meio de programas adequados, a plataforma cria condições para que os consumidores voltem a comprar, ampliando as vendas sem a necessidade de investir muito.

O programa de pontos é uma das estratégias mais usadas em que a cada compra, o cliente acumula pontos que podem ser trocados futuramente por produtos ou descontos.

Você também pode oferecer condições especiais para clientes frequentes e até mesmo pacotes de benefícios para aqueles que já compram há mais tempo.

Importância de investir em marketing

Uma loja virtual de solda mig usada pode obter muitas vantagens ao investir em estratégias de marketing que justificam a importância dessa prática.

São ações que aumentam o reconhecimento da marca, criam uma boa base de clientes e ajudam a obter um bom retorno sobre os investimentos.

Tudo isso acontece sem a necessidade de fazer investimentos muito grandes, e mesmo assim alcançando um público muito maior.

A internet cresce constantemente no mundo todo, e qualquer pessoa que tenha uma plataforma de vendas, precisa fazer com que ela esteja presente nos diferentes canais.

Outra vantagem dos anúncios digitais para o e-commerce é a segmentação do público, pois você pode definir exatamente o perfil do seu cliente e direcionar as campanhas para ele.

É possível usar a base atual de pessoas que compram na sua loja para criar um público semelhante. Isso acaba por melhorar a competitividade da marca no mercado em que atua, mesmo que ela tenha que competir com plataformas maiores.

Mas para aproveitar todas essas vantagens, uma loja de portão basculante garagem precisa conhecer as fases das estratégias de vendas.

Fases das estratégias de vendas

As estratégias de vendas são divididas em 3 fases e cada uma delas representa uma estratégia em si. São elas:

Encontrar clientes em potencial

A primeira fase é encontrar os potenciais clientes, por meio de promoções, descontos e concursos. Mesmo que a plataforma não vá atrás dos clientes, é possível responder ligações e e-mails para conquistá-los, além de investir em várias formas de mídia.

O comércio eletrônico precisa fazer pesquisas de mercado e analisar os dados de suas vendas para criar o perfil do potencial cliente e, a partir disso, investir em maneiras de atraí-lo.

Depois é necessário detalhar o perfil, criando a persona, que nada mais é do que um personagem semi fictício que representa o perfil do cliente ideal.

Sabendo quem é a persona, fica mais fácil criar uma lista de empresas ou indivíduos que atendem a essas características e estabelecer um relacionamento comercial com eles.

Mas antes de entrar em contato, um fabricante de perfil metálico galvanizado deve se informar melhor sobre essas pessoas para apresentar soluções certeiras.

Para uma plataforma e-commerce, a melhor forma de atrair leads é por meio da criação de conteúdos de valor, que são publicados em seu blog, redes sociais e site.

Conquistar os clientes

A segunda fase das estratégias de vendas é conquistar os clientes. Depois de criar uma lista, atrair as pessoas ou entrar em contato com elas, deve-se compreender suas necessidades e mostrar que as soluções vendidas resolvem seus problemas.

Uma empresa de aluguel de escorredor de plástico deve usar suas técnicas de vendas e negociação para se colocar no lugar do cliente para entender suas necessidades.

Os vendedores precisam escutar mais para criar uma conexão com seu cliente e posteriormente gerar uma venda. Esse atendimento pode fidelizar clientes que, além de comprarem em seu negócio, passarão a indicar a marca para outras pessoas.

Fidelizar os clientes

Por fim, depois que o consumidor comprou alguma coisa na plataforma, chegou o momento de fidelizá-lo, por meio das estratégias de marketing de relacionamento e do uso de uma boa ferramenta de CRM.

A partir do momento em que a loja conhece profundamente as pessoas que compram com ela, fica mais fácil fazer a oferta certa para a pessoa mais adequada, no momento apropriado, por um preço justo e usando o canal certo.

Um fabricante de etiqueta colorida para imprimir vai conseguir superar as expectativas de seus clientes e mostrar para as pessoas que realmente se importa com elas.

Considerações finais

As plataformas e-commerce estão crescendo, e justamente por conta desse crescimento, estão inseridas em um mercado competitivo, sendo necessário disputar a atenção dos consumidores.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre as estratégias de vendas que pode aplicar em sua loja virtual. Por meio delas, seu negócio vai se destacar em meio aos concorrentes e seus compradores vão se sentir mais satisfeitos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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