28/09/2022 às 11h01min - Atualizada em 28/09/2022 às 10h59min

SEO e SEA: o que são, quais as diferenças e como funcionam?

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

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SEO e SEA são estratégias importantes para as empresas que querem investir adequadamente em marketing digital. 

 

Inclusive, qualquer pessoa que se interesse pelo assunto ou seja profissional da área, precisa conhecê-los adequadamente.

Essas ações estão em alta e ouvimos falar sobre elas constantemente, mas antes de colocá-la em prática, é muito importante saber como funcionam para que seja possível alcançar bons resultados e posicionar o negócio na internet.

Ambas utilizam os mecanismos de busca para atrair leads para o site ou blog do negócio. Em linhas gerais, seu propósito é aumentar o número de pessoas que visitam as páginas e passar pelo funil de vendas.

No entanto, devido à semelhança dos nomes e do modo como essas metodologias trabalham, é muito comum confundir seu conceito. Mas, saiba que é possível trabalhá-las em conjunto para melhorar ainda mais os resultados.

Se você tem alguma dúvida, não deixe de ler este artigo até o final. Aqui, você vai entender qual é o conceito de SEO, o que é SEA, as diferenças entre eles e como funcionam.

O que é SEO?

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization (otimização para os motores de busca), um conjunto de estratégias que tem como objetivo fazer com que a página do negócio apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

O Google é o principal mecanismo de busca do mundo e seus algoritmos ranqueiam as páginas indexadas, de acordo com a relevância que oferecem. Quando alguém pesquisa alguma informação, esses algoritmos decidem a ordem dos resultados.

Um fabricante de tinta para cozinha industrial deve investir em SEO para que seu negócio tenha uma boa presença e apareça bem posicionado no Google. Isso porque os primeiros resultados recebem mais visitantes e com isso têm mais oportunidades de vendas.

Essa estratégia pode ser aplicada em qualquer página na internet, tanto é que costuma ser usada em canais como:

  • Plataformas e-commerce;

  • Blogs;

  • Página de serviços;

  • Página de notícias.

Essas ações chamam a atenção dos usuários, principalmente quando estão pesquisando sobre um produto ou serviço. Mas, por ser vital para o planejamento de marketing digital, alguns termos usados são mais disputados do que outros.

Por exemplo, se você pesquisar sobre “marketing digital” na internet, vai encontrar vários assuntos relacionados ao tema.

Agora, se você usar o termo “marketing digital para imobiliárias importância”, vai encontrar conteúdos específicos sobre o assunto.

Em outras palavras, na hora de usar as estratégias de SEO, é importante escolher palavras-chave longas para especificar o material e com isso aumentar as chances de aparecer entre os primeiros resultados.

Para escolher essas palavras, uma empresa especializada em fachada ACM vazado deve conhecer bem seu público, pois assim saberá de que maneira as pessoas pesquisam informações relacionadas aos serviços que oferecem.

Mas, o SEO não para por aqui, visto que envolve várias outras estratégias, como marketing de conteúdo, design responsivo, link building, dentre outras ações importantes.

O que é SEA?

SEA é uma sigla para Search Engine Advertising, que em português significa propagandas nos mecanismos de busca, e com base em seu nome, já é possível perceber a diferença entre ela e o SEO.

SEO trata de links orgânicos, ao passo que SEA fala sobre links patrocinados, que são estratégias pagas para que o negócio apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

A estratégia mais comum nesse sentido é o custo por clique, em que a companhia paga apenas pelas vezes em que o usuário clicar no anúncio.

A ação pode ser usada em diferentes plataformas, como o próprio Google, Facebook e Instagram. Nesse sentido, a organização vai pagar apenas pelos usuários que demonstraram interesse em suas soluções.

Diferenças entre SEA e SEO

Ao investir em SEO, as estratégias são totalmente orgânicas e trazem como vantagem o fato de despertar a atenção dos usuários, sem que para isso um fabricante de persiana vertical preta precise fazer pagamentos mensais.

Ao longo do tempo, essas ações transmitem credibilidade porque as páginas ocupam as primeiras posições devido à relevância de seus conteúdos. É uma excelente tática para divulgar o negócio e melhorar seu posicionamento na web.

Mas, as estratégias de SEO levam um longo tempo para alcançar os resultados esperados, enquanto isso, os negócios precisam de algumas ações para ganhar espaço rapidamente.

É justamente aqui que entra o SEA, visto que suas estratégias trazem resultados imediatos. O investimento é mensal e ajuda a divulgar a marca para um público mais extenso, por meio de links patrocinados.

São pessoas que já estão procurando uma solução específica e quando digitam o nome do produto ou serviço que precisam, visualizam anúncios e assim a organização consegue impactar os consumidores em curto prazo.

Como cada estratégia funciona

O SEO usado por um fabricante de caixa de papelão industrial funciona por meio de estratégias específicas, como o uso de palavras-chave.

São termos usados pelos usuários para procurar informações específicas e o buscador vai apresentar os resultados com base nesse conteúdo.

Mas, não basta apenas escolher a palavra, é necessário aplicá-la corretamente, de modo que faça sentido dentro do contexto.

Outra estratégia importante é investir na autoridade da marca na internet, e suas páginas ganham autoridade conforme alcançam uma posição mais elevada nos resultados de busca.

Existem 2 tipos de autoridade, sendo de domínio e de página. A autoridade de domínio se refere ao site todo, e quanto mais relevante ele for, mais oportunidades terá porque receberá muitos visitantes.

Quanto à autoridade de página, são estratégias voltadas para uma página específica, sempre levando em conta a autoridade de domínio.

O site de uma empresa de instalação de cerca elétrica também precisa de links internos e externos que sejam relevantes. Tanto é que o que determina o sucesso da plataforma é justamente a qualidade dos links que recebe e menciona.

Se você inserir links para páginas de autoridade, seu site será beneficiado, da mesma forma, ele precisa ser referenciado por plataformas de confiança.

Outro ponto muito importante para o funcionamento do SEO são os conteúdos de qualidade, responsáveis por garantir um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Mas se o material for repetitivo, copiado ou incompleto, o Google simplesmente não faz seu ranqueamento na primeira página. Para que o conteúdo seja completo, é muito importante inserir imagens e variar seu formato, podendo ser texto, vídeo, entre outros.

Quanto ao SEA, se o funcionamento é semelhante ao do SEO, visto que um dos passos mais importantes é usar palavras-chave relevantes que possam beneficiar o negócio.

Por exemplo, uma empresa pode criar uma campanha sobre telha francesa de barro usando justamente esse termo, sempre procurando encontrar todos os termos aplicáveis relacionados ao negócio,

Saber usar a palavra-chave adequadamente é fundamental porque ela responde à pesquisa feita nos buscadores. Depois de descobrir quais são esses termos, o negócio pode escrever um rascunho para a página de destino.

A página de destino é aquela que será acessada pelo usuário assim que clicar no anúncio. A principal vantagem dessa estratégia é que a marca consegue se destacar em meio aos concorrentes.

O negócio precisa estar disposto a pagar a quantia certa para permanecer no topo das consultas nos motores de busca. Considere o orçamento da empresa para desenvolver uma campanha que se destaque.

Mas, um fabricante de mesa de carteado e jantar não deve abrir mão de um bom conteúdo para que as pessoas permaneçam em seu site, depois de clicar em sua campanha nos motores de busca.

De qualquer forma, o SEA é muito importante para poupar tempo, visto que aumenta a base de clientes e o reconhecimento da marca com muito mais rapidez e agilidade do que o SEO.

Mas para criar uma boa campanha, é necessário considerar os termos que serão usados nos anúncios, o preço da licitação, a relevância da campanha, a taxa de cliques esperada e a experiência oferecida pela página de abertura.

Atentando-se a todos esses pontos, um fabricante de controlador temperatura aquecedor solar piscina tholz vai aumentar seu tráfego, melhorar o reconhecimento da marca e aumentar o número de conversões.

Os resultados também serão muito mais rápidos, além da possibilidade de ter acesso a dados que trazem uma análise profunda sobre os resultados.

Considerações finais

Tanto o SEA quanto o SEO são importantes para o negócio, e para potencializar ainda mais seus resultados, devem ser trabalhados em conjunto.

Uma empresa pode usar um anúncio pago para potencializar o alcance de um conteúdo postado no blog e com isso começar a captar leads.

Portanto, para alcançar o que a empresa deseja, é fundamental entender seus conceitos e o modo como cada um deve ser trabalhado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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