27/09/2022 às 20h26min - Atualizada em 27/09/2022 às 20h25min

6 exames para você fazer periodicamente e cuidar da sua saúde

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Em um mundo ideal, todos teriam acesso a um sistema de saúde de qualidade e fariam exames periodicamente para cuidar da saúde, mas não é assim que acontece. 

 

No entanto, além do Sistema Único de Saúde – o SUS –, no Brasil é possível cada vez mais encontrar clínicas, hospitais e laboratórios que oferecem exames com preços mais acessíveis e atendimento de qualidade. 

 

Inclusive, hoje em dia existem soluções tecnológicas que permitem que o setor de saúde seja mais eficiente, como o uso de software para laboratório, por exemplo. 

 

Porém, quais são os exames que todas as pessoas deveriam fazer pelo menos uma vez por ano para acompanhar a saúde? Continue a leitura e descubra! 

 

Quais exames considerar realizar? 

Antes de conferir a nossa lista com algumas indicações de exames, é importante compreender que, primeiro, você deve passar com um médico para conversar sobre essa possibilidade. 

 

Somente um especialista poderá indicar quais exames você realmente deve fazer. Dito isso, aqui estão algumas das opções de exames que você deve considerar realizar pelo menos uma vez por ano. 

 

1. Frequência cardíaca

A sua frequência cardíaca em repouso logo pela manhã dá uma indicação do seu bem-estar geral. O que é normal depende da sua idade e forma física – verifique todas as manhãs durante uma semana para saber a sua pulsação habitual. 

 

Você pode verificar manualmente ou com um monitor de frequência cardíaca, rastreador de fitness ou aplicativo para smartphone.

 

Uma mudança de 10 batimentos por minuto (bpm) ou mais pode significar que você está esgotado. Acima de 100 bpm pode significar que você está estressado, desidratado, excitado ou doente. 

Se a frequência cardíaca elevada persistir, consulte um médico para realizar um exame cardíaco. 

 

2. Pressão arterial

A hipertensão arterial é um importante fator de risco para derrames, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e doenças renais. Muitas vezes, não há sintomas de alerta, portanto, verificar sua pressão arterial regularmente é vital. 

 

Os monitores de pressão arterial são fáceis de usar; apenas certifique-se de estar em um ambiente calmo quando fizer o teste.

 

A pressão arterial normal em adultos está entre 90/60 e 120/80 mmHg. Se sua pressão arterial estiver alta, você pode ajudar cortando a ingestão de sal e álcool, comendo de forma saudável, exercitando-se e mantendo seu peso baixo, mas também deve procurar orientação médica. 

 

3. Testes de sangue 

Os exames de sangue são essenciais para analisar diversas questões relacionadas a sua saúde. Por esse motivo, é comum que médicos com diferentes especialidades solicitem esse tipo de teste. 

 

Depois de ter seus resultados, não confie apenas no Google para interpretá-los. Sem a orientação profissional adequada, o aconselhamento online pode ser enganoso. Se obtiver um resultado positivo, consulte um médico. 

 

4. Níveis de açúcar no sangue

O diabetes pode levar a complicações como doenças cardíacas, renais e dentárias, acidente vascular cerebral e cegueira. Você pode comprar testes caseiros de glicose no sangue (que envolvem jejum prévio), mas a diabetes é uma condição complicada e um teste caseiro não é suficiente por si só.

 

Se você tiver alguns dos sinais comuns de diabetes (por exemplo, aumento da sede, aumento da fome, boca seca, visão turva ou dores de cabeça), consulte um médico. 

 

Para quem tem acesso a um serviço de atendimento virtual, isso pode ser feito até remotamente. Se o médico achar que você precisa de mais exames, eles podem providenciar para você. 

5. Exames nos seios

É importante que as mulheres estejam familiarizadas com a aparência e a sensação de seus seios em diferentes pontos do seu ciclo menstrual. As alterações mamárias podem acontecer por vários motivos, e a maioria não é grave. 

 

Porém, é importante manter-se atenta a alterações no contorno ou formato da mama, nódulos, espessamento ou inchaços e alterações no mamilo ou na pele, pois podem ser um sinal de câncer. É melhor consultar um médico o mais rápido possível ao notar algum deles. 

 

6. Verificações testiculares

Esta é uma verificação essencial que os homens devem fazer para descobrir caroços ou inchaços que podem ser uma indicação de câncer. É importante verificar regularmente para que você possa reconhecer uma anormalidade.

 

Os homens devem checar seus testículos após um banho quente ou chuveiro, segurando o escroto na palma da mão e usando os dedos e polegares de ambas as mãos para examinar os testículos. 

 

Também é crucial consultar um médico se sentir um nódulo ou inchaço incomum, uma dor aguda ou um escroto pesado. 

 

Conclusão

A realização de exames é algo extremamente importante para qualquer pessoa, de bebês a pessoas idosas. Portanto, todos os anos é importante procurar um médico para solicitar a realização de um check-up e ver como está a saúde. 

 

Neste artigo, citamos alguns dos principais exames que você deve considerar fazer periodicamente para saber se está tudo certo. Porém, tenha em mente que é essencial conversar com o seu médico para saber quais exames você realmente precisa fazer! 

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia