26/09/2022 às 16h07min - Atualizada em 26/09/2022 às 10h05min

4 dicas de como se comunicar no trabalho

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

Aprender como se comunicar no trabalho é um ponto essencial nos dias de hoje, até porque na maioria dos dias é lá que as pessoas estão e convivem por mais tempo com alguém.

 

Mesmo que no trabalho uma pessoa seja amiga de todos os presentes, existe uma maneira certa de se comunicar com cada um devido ao ambiente em que estão.

A comunicação no trabalho deve ter a ver com os assuntos em relação à organização, e saber a hora certa de conversar assuntos de fora é ótimo para ajudar a evitar conversas desnecessárias.

As equipes que sabem se comunicar podem se tornar muito mais eficientes e serem mais unidas graças ao fato de todos saberem o que dizer e como se comportar desde a etapa do exame admissional sangue, por exemplo.

Com isso em mente, este artigo dará algumas dicas de como se comportar em uma conversa com um líder, listará os tipos de comunicação e explicará a importância de uma boa comunicação na empresa.

Como agir em uma conversa com um líder?

Uma das partes mais importantes da comunicação nos ambientes é saber lidar com os líderes e falar com eles abertamente, sem medo, mas usando a linguagem correta.

Conheça a seguir algumas dicas que podem ajudar a melhorar a comunicação com o líder de uma empresa especializada na criação de painel eletrônico de senhas para atendimento ou de qualquer outro segmento.

1. Pense no que vai falar

Antes de falar com um líder, seja para pedir ajuda, contar um problema ou responder a um chamado, é essencial pensar no que vai falar para não acabar embaralhando as ideias.

Isso é fundamental, pois, às vezes, os gestores não conseguem ajudar seus colaboradores se não entendem o que eles estão querendo de verdade.

Garanta que suas explicações ficarão claras e que não apareça nenhum ruído na sua fala, para que o gestor possa entendê-lo e ajudá-lo.

2. Seja sempre honesto

Quando for falar com o líder, busque ser sempre honesto, não fique rodeando e esperando a hora certa de contar o que precisa.

Garanta que nada será contado pela metade, ou que fatos serão escondidos para evitar chateação, pois eles podem ser importantes para o gestor entender melhor o que se passa.

Além disso, podem ajudar o gestor a pensar em uma solução que possa ser dada sem causar maiores problemas ao negócio de usinagem de motor nacional.

Trabalhar a comunicação honesta ajuda muito não só no trabalho, mas em várias outras etapas da vida, seja no pessoal ou em relação à saúde.

Contar toda a verdade além de evitar que o líder saiba dela por outras pessoas, pode ajudá-lo a ver você como uma fonte confiável que ele pode contar.

3. Apresente soluções nas conversas

Quando for falar com seu líder, se atente para não ser aquele tipo de funcionário que só reclama, antes de apresentar um problema a ele pense em algumas soluções e as apresente.

Nunca se coloque em uma posição de vítima, muitos colaboradores fazem isso e essa estratégia não causa boa impressão na maioria das vezes.

Os líderes de uma fábrica de bolas infláveis gigantes querem saber que contam com uma equipe forte que tem a capacidade de resolver problemas que surgem no decorrer do dia.

Por isso, garanta que pode fazer de tudo para resolver o problema antes de apresentá-lo, seja um erro nas operações ou um problema na relação com outro colaborador.

Pense em cada ajuda que suas soluções podem dar para resolver o problema, não tenha medo de dar sua opinião e ouça atentamente as orientações que o líder passar.

4. Tente ser objetivo

Ser o mais breve possível quando for apresentar algo ao líder é o mais indicado, seja um projeto, um problema ou qualquer outra coisa.

Evite contar fofocas ou falar mal de algum colega, isso não é bem visto e pode prejudicar a sua imagem ao tentar falar sobre outras pessoas.

Caso perceba que está sendo atacado de alguma forma no ambiente de trabalho, seja com xingamentos ou de maneira indelicada, não deixe de reportar ao líder.

Porém, isso deve ser feito com o máximo de profissionalismo possível, sem parecer uma vítima, mas sim um profissional que espera ser tratado com respeito no ambiente de trabalho.

Tipos de comunicação existentes

Dependendo do lugar do mundo e do ambiente em que uma pessoa se encontra, ela pode se comunicar de várias maneiras diferentes.

As mais comuns e que funcionam em um ambiente de trabalho, principalmente quando somente a fala direta não pode ajudar são:

  • Comunicação verbal;

  • Comunicação não verbal;

  • Comunicação escrita;

  • Comunicação visual.

A comunicação mais usada, seja no dia a dia ou em um negócio fornecedor de geladinho leva o nome de comunicação verbal.

Essa comunicação pode ser gestão através da fala ou até mesmo em linguagem de sinais quando existem casos onde seja necessário.

Essa comunicação, além de ser usada em empresas, é usada em apresentações escolares, aulas e outras milhares de situações sociais.

A sua eficiência se dá pela possibilidade de fazer alguém entender algo com menos palavras e mais diretas.

Já a comunicação não verbal é quando se trabalha usando expressões faciais e linguagens corporais, isso com o intuito de passar a informação para uma ou mais pessoas.

Um bom exemplo é quando uma pessoa sorri em um momento espontaneidade que foi engraçado com uma pessoa que estava ao seu lado.

A comunicação verbal ajuda a entender melhor tanto sentimentos quanto os pensamentos das pessoas, que são explicadas através do corpo.

A vantagem de uma comunicação não verbal é que ela serve para todos os âmbitos da vida, até para saber quando um animal gosta de você, ou está desconfortável em alguma situação como estar perto de um vaso de planta.

A comunicação escrita também está entre as mais usadas no mundo, principalmente nos  últimos anos com o enorme salto que a tecnologia deu em relação à comunicação humana.

A escrita é usada para passar informações através de livros, mensagens de texto, e-mails, cartas, e outras inúmeras opções que existem nos dias de hoje.

Por último, a comunicação visual é totalmente simples de entender, até porque ela conta com a ajuda de imagens, desenhos, gráficos e até tabelas para que as informações sejam passadas.

Esses e muitos outros recursos visuais que existem podem ser usados de muitas formas, até mesmo na publicidade e na comunicação no mundo digital que é tão comum atualmente.

Esse tipo de comunicação, assim como as já citadas, pode ser misturada com outras para garantir que o entendimento seja completo e que a mensagem passada chame a atenção do público.

Importância de uma boa comunicação na empresa

Se comunicar bem dentro do ambiente de trabalho não é essencial somente para um bom convívio, mas também para que as informações em relação aos serviços sejam entendidas corretamente.

A comunicação é uma parte mais do que fundamental, seja para contar com um bom PGR medicina do trabalho ou para avaliar o andamento dos processo empresariais.

Independente do aspecto, as pessoas devem saber se comunicar, por isso que ela é a base vital de cada uma das atividades do mundo.

Desde sempre, as pessoas estudam maneiras de contatar as outras de uma forma eficiente, e hoje em dia já foi possível notar essa evolução tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Um ambiente de trabalho deve saber equilibrar uma comunicação profissional com as formas que seus colaboradores têm de se comunicar.

Um problema que acaba sendo muito comum em empresas é delas não saberem como se comunicar com seus colaboradores, e essa comunicação interna contar  com ruídos que atrapalhem essa relação.

Esse problema pode ter origem de vários aspectos distintos, seja pelo excesso de informação ou a falta dela, falta de motivação dos colaboradores, falta de união da equipe, e muito mais.

Uma boa comunicação pode ser a chave para que os processos da fábrica de expositores para supermercados sejam mais eficientes funcionando de uma forma melhor.

Em resumo, uma boa comunicação no ambiente de trabalho é importante para que boas soluções sejam encontradas pela equipe e para que ideias sejam passadas com total entendimento.

Considerações finais

Um ambiente de trabalho, antes de focar suas energias em estratégias de venda ou de divulgação de serviços ou produtos, deve ter uma equipe bem alinhada.

E, para isso, a comunicação é mais do que essencial, até porque ela é a base de todas as etapas, seja a de contratação, a de produção ou a de divulgação, entre outras.

Por isso, busque sempre se atualizar sobre novas formas de se aproximar das pessoas no trabalho através da comunicação correta.

Estude boas formas de falar com os líderes, conheça os tipos de comunicação e entenda a importância de saber lidar com as pessoas com a linguagem mais adequada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia