26/09/2022 às 16h02min - Atualizada em 26/09/2022 às 15h59min

11 dicas de vendas online para iniciantes

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

O processo das vendas online para iniciantes é o que muitas pessoas empreendedoras precisam saber quando iniciam sua jornada na internet, pois tem tudo a ver com os conteúdos que agregam valor aos produtos e serviços comercializados.

 

Esse tipo de venda no Brasil, por exemplo, tem levantado bilhões de reais a cada ano que passa, representando um crescimento substancial entre as lojas virtuais que se iniciam no mercado, seja qual for o segmento.

É realmente um processo que dá certo e tem retorno financeiro, porém precisa de bons conhecimentos para que a loja se desenvolva e os iniciantes não se percam nessa jornada, conseguindo aproveitar todos os pontos.

Vendas online nada mais são do que transações comerciais realizadas no ambiente digital, envolvendo a venda de diferentes tipos de serviços e produtos, sem que haja contato presencial entre o vendedor e o cliente.

Essas vendas podem ser realizadas através de canais de vendas digitais, como lojas virtuais de papelão ondulado duplo, redes sociais ou também m-commerce, que são transações feitas por celulares.

Seja qual for o canal de vendas utilizado, o processo de compra é, na verdade, o mesmo para todos os consumidores. Ou seja, eles acessam a loja online através de um aplicativo ou navegador, selecionando os itens que querem comprar.

Depois, adicionam esses itens no carrinho de compras, selecionando, em seguida, as formas de pagamento, o produto é enviado e a venda está fechada. Pouco tempo depois, ou até em poucas horas, o pedido é entregue na residência.

O que é necessário para iniciar as vendas online?

Primeiramente, é preciso muita disposição e vontade de aprender, porque esse processo, para quem inicia, é muito desafiador e manter o ânimo é essencial.

Para começar as vendas online, a loja que fornece coxinha frita congelada precisa ter um canal de vendas e elas podem ser feitas apenas por um pessoa com CPF, porém, o mais indicado é que o fornecedor tenha um CNPJ.

Portanto, é importante formalizar qualquer empresa ou loja como sendo um Microempreendedor Individual (ou MEI) e essa modalidade é bem simples, bastando ir até o Portal do Empreendedor, solicitando a abertura do CNPJ.

Empresas prestadoras de serviço também podem se enquadrar como MEI, por exemplo uma assessoria jurídica para uma auto escola para habilitados, que podem dar suporte nas leis que regem o trânsito.

As etapas das vendas digitais

As vendas online estão baseadas em três pilares, que são as etapas do funil de vendas, termo muito utilizado no marketing digital e que os iniciantes precisam conhecer com profundidade para começarem suas vendas online.

A primeira etapa é o topo do funil e está relacionada com o consumidor em potencial, que tem um problema a ser solucionado, mas que ainda não conhece a empresa para instalar gás e não reconhece que ela pode fornecer a solução ideal para o problema.

Nessa etapa, a empresa deve despertar a atenção desses consumidores para conseguir fazer a prospecção, investindo na produção de conteúdo qualificado, como artigos no blog, postagens nas redes sociais e confecção de e-books.

Esses materiais produzidos devem conter informações bastante qualitativas, para que os consumidores enxerguem o negócio como sendo uma autoridade no mercado em que atua.

Isso é importante porque é a partir dos conteúdos que a marca consegue os dados básicos das pessoas, para transformá-las em leads.

Na segunda etapa, no meio do funil, o cliente já se conscientizou que tem algum problema para resolver e vai analisar as opções de soluções.

Diante disso, é fundamental que a corporação mostre os seus benefícios que podem solucionar esse problema e os infográficos, e-books ou consultoria gratuita para a colocação de placa personalizada com logomarca são ótimas opções.

Sempre lembrando que é nessa fase que a empresa vai qualificar os leads, identificando as pessoas mais disponíveis para a compra, como também os indecisos, que ainda não estão prontos para a decisão de comprar.

A fase de fundo do funil é ideal para que todas as dúvidas sejam esclarecidas para o cliente, podendo ser realizada por meio de uma oferta por parte da entidade. No entanto, é preciso que essa oferta realmente faça diferença, para conseguir o cliente.

Outro ponto importante nessa fase é treinar muito bem as equipes de atendimento e de vendas, porque qualquer erro vai ser fatal e a venda não será fechada e no início das vendas isso torna a situação bastante complicada.

Vantagens desse tipo de negócio

Já tendo conhecimento das etapas e do que é vender online, a lista abaixo mostra algumas vantagens nesse processo:

  1. Baixo investimento no início;

  2. Mais autonomia no negócio de brindes para eventos corporativos;

  3. Maior flexibilidade no local de trabalho;

  4. Orientação na análise de dados dos consumidores;

  5. Possibilidades de vendas em qualquer dia ou horário.

Sem sombra de dúvidas, iniciar um negócio online é mais simples e mais barato do que um físico, porque no comércio varejista físico costuma existir muita burocracia e os investimentos são mais altos para mantê-lo funcionando.

Pela internet é diferente, pois a abertura e a manutenção da loja online é mais prática e economiza recursos financeiros do empreendedor iniciante, mesmo que ele tenha que obter um domínio do site ou contratar uma boa plataforma de e-commerce.

É vantajoso vender online porque é o próprio empreendedor iniciante que vai coordenar as atividades diárias, estabelecendo prioridades, horários de trabalho e as metas. É muito mais autonomia para administrar o negócio de fachada, por exemplo.

Contudo, essa autonomia precisa levar em consideração os horários e as necessidades dos parceiros diretos e também dos fornecedores com os quais o empreendedor mantém contato.

Quanto à flexibilidade, ela favorece o trabalho em qualquer local, seja em casa ou no escritório, por exemplo, onde a rotina pode ser melhor organizada, sobrando tempo para o lazer com a família ou com os amigos.

Vender pela internet dá a possibilidade de trabalhar mais focado na análise dos dados dos consumidores e esse é um ponto fundamental para o sucesso das vendas online.

Portanto, ao mensurar as informações a empresa prestadora de serviços de vigia noturno, obtém os seguintes dados:

  1. Itens mais usados pelos vigias;

  2. Origem dos compradores do serviço;

  3. Número de novos usuários interessados;

  4. Taxa de abandono de contratos;

  5. Taxa de conversão.

Portanto, conhecer com profundidade o comportamento dos consumidores é essencial nas vendas online para iniciantes, independentemente da etapa do funil de vendas em que eles estejam.

Com as lojas virtuais, é possível realizar vendas em qualquer dia ou horário, inclusive finais de semana, feriados, de madrugada, porque o negócio não fica restrito ao horário comercial.

A loja, portanto, não vai precisar de um vendedor para atender os clientes, pois o próprio consumidor acessa a página de venda, escolhe o produto e fecha a venda.

Caso surja alguma dúvida, o cliente pode entrar em contato através dos canais de atendimento ao cliente, no horário comercial, que ficam disponíveis por 24 horas.

Passo a passo de vendas online para iniciantes

Visto isso, abaixo, a lista mostra dicas úteis de vendas online para os empreendedores iniciantes. São elas:

  1. Definir o nicho de mercado em que produtos serão vendidos;

  2. Escolher um nome atrativo para o negócio;

  3. Conhecer a persona da empresa;

  4. Selecionar os canais para as vendas;

  5. Investir em marketing digital;

  6. Ter bons fornecedores;

  7. Disponibilizar um atendimento ao cliente de primeira qualidade;

  8. Definir as formas de pagamento dos produtos e serviço;

  9. Disponibilizar várias formas de envio dos produtos;

  10. Realizar um pós-venda de qualidade;

  11. Mensurar os resultados continuamente.

Vender online é um processo que vale a pena e que exige empenho e muita resiliência. Porém, os iniciantes precisam começar do jeito certo, escolhendo uma boa plataforma de vendas.

Melhor plataforma para iniciar as vendas

Iniciar uma loja virtual envolve muito trabalho, porque os pagamentos precisam ser processados, os estoques devem ser gerenciados e ainda há a preocupação no trato com os clientes.

A primeira coisa que precisa ser feita é definir qual plataforma será usada. Portanto, o empreendedor pode escolher uma que seja melhor para o seu tipo de negócio, pois será menos trabalhoso lidar com a loja. As melhores plataformas são:

  1. Zyro;

  2. WooCommerce;

  3. PrestaShop;

  4. Magento;

  5. OpenCart;

  6. AbanteCart;

  7. osCommerce;

  8. Nuvemshop;

  9. CubeCart;

  10. Open Real State.

Mediante essas ferramentas, iniciar uma loja online fica muito mais fácil, pois elas vão garantir que a loja seja criada e mantida em poucas horas e essa plataforma vai ser a melhor de acordo com as exigências do empreendedor.

É necessário que elas se encaixem com o tipo de negócio online e, para isso, o empreendedor deve se informar do funcionamento de cada uma delas.

Já no que se refere à mercadoria ideal, algumas dicas para definir quais serão os produtos para serem vendidos pela internet, são:

  1. Escolher um nicho específico;

  2. Conhecer bem o público que a loja quer alcançar;

  3. Focar em categorias de produtos já conhecidos;

  4. Dar atenção aos fornecedores;

  5. Observar a concorrência.

Escolher os produtos certos para vendas online, por meio das dicas acima, é fundamental para toda a estratégia que envolve o negócio. Ademais, com elas, é mais fácil definir com consciência os produtos escolhidos.

Considerações finais

Os iniciantes que pretendem vender produtos online precisam ter muita consciência de como funciona o ambiente virtual.

A abertura de uma loja é um processo relativamente fácil e as vendas realmente trazem bastante lucro para o empreendedor. Afinal, o comércio eletrônico é o que mais tem feito sucesso nos últimos tempos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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