20/09/2022 às 15h22min - Atualizada em 20/09/2022 às 15h20min

Como usar inteligência artificial no varejo para aumentar vendas

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

AB notícias de

A inteligência artificial no varejo é algo muito importante, dado que os avanços técnicos dessa tecnologia trouxeram automação em vários processos, inclusive no que se refere a vendas. Hoje, alguns processos foram ajustados e as vendas se tornaram mais rápidas.

 

Essa tecnologia pode ser usada para responder clientes, atender chamadas e finalizar compras. Uma empresa de controle de acesso físico pode usar esse tipo de tecnologia para que seu trabalho fique mais automático e não seja necessário usar outras coisas.

O avanço digital proporcionou várias mudanças estruturais dentro do cenário empresarial. Logo, as empresas que não adotam essas inovações, como a inteligência artificial no varejo, poderão acabar perdendo sua fatia de mercado.

O que uma empresa de projeto de instalação de cftv não vai permitir que aconteça, pois as empresas que são inteligentes vão aproveitar isso tudo para investir mais no seu avanço tecnológico. Trazer melhorias em todos os setores do negócio, sem que falte nada para tal.

Como já se sabe,a inteligência artificial tem sido usada por todas as empresas grandes no mercado. Até uma empresa que fabrica colonoscópio, principalmente para identificar possíveis problemas neste instrumento médico, a IA pode ser usada em diversos ramos.

A inteligência artificial no varejo, aos pouquinhos tem tomado parte do dia a dia das pessoas. Um grande exemplo, são as plataformas de streaming, que indicam as pessoas séries e filmes, de acordo com os dados que o perfil dela consome.

Esse é um dos modos de aplicar a IA. Um software para controle de pesagem pode ser melhorado e muito, também com o uso da IA, para deixar a pesagem mais exata.

A IA tem várias aplicações no varejo e conhecê-las é significativo para analisar planos estratégicos e soluções a serem construídas no seu negócio. Se bem usado, pode ser uma ferramenta importantíssima para que o negócio cresça e aprimore vários pontos.

Hoje, existem até casas com persiana de teto motorizada, onde a persiana abre e fecha pelo comando de voz. A inteligência artificial tomou conta do mercado e, está sendo aprimorada, novas descobertas vêm sendo feitas sobre essa tecnologia.

No decorrer das últimas décadas, a geração de informações na internet chegou a níveis absurdos. Esses grandes volumes de dados foram o ponto de partida para o bom desenvolvimento da inteligência artificial nos últimos anos.

Hoje, o rastreamento de carros via satélite é muito rápido. Muito também por causa da inteligência artificial. Ela consegue armazenar esses volumes absurdos de dados e fazer toda uma limpeza, gerando aquelas imagens de satélites visíveis por todos.

Com ela, vários setores da economia chegaram a avanços significativos, como a ascensão do comércio digital. Agora, com a aplicação da inteligência artificial no comércio, esse mercado nunca mais será como foi.

Nesse ramo, que é um dos mais competitivos do mundo, varejistas que dão experiências inovadoras por meio da tecnologia, estão transformando seu processo de vendas e produzindo uma grande lucratividade.

Mesmo que não seja tão evidente para os clientes finais, essa tecnologia nova tem um grande impacto, de forma positiva, no setor varejista, como será apresentado mais para a frente. Esse avanço tecnológico tem sido algo revolucionário no mundo.

É questão só de tempo e velocidade, como um velocímetro digital para carros onde vai ser contada a velocidade do carro. Essa tecnologia vai melhorar ainda mais e será a transformação do século.

Conceito de inteligência artifical no varejo

É uma inovação onde as máquinas e sistemas imitam o cérebro humano graças a essa tecnologia. A partir disso, esses instrumentos acionam os bancos de dados, a fim de fazer a interpretação e avaliar variados tipos de comportamentos do consumidor final da empresa.

Segundo alguns analistas, investir em inteligência artificial no comércio tem um custo bem alto, todavia, compensa o investimento. Pois, sem ele, o varejista vai ficar para trás e perderá espaço no setor que, aliás, está cada vez mais competitivo e combativo.

De acordo com uma pesquisa, cerca de 25% dos negócios já fazem uso da IA. E 60% dos varejistas afirmaram que os seus negócios têm ao menos uma solução tecnológica relacionada à inteligência artificial.

 

A vantagem de tal aplicação, de acordo com a maioria deles, foi o crescimento no faturamento. Assim, nos tópicos a que virão a seguir, pode-se ver outros motivos para incorporar a IA no varejo. Eles são:

1. A boa experiência do cliente

A inteligência artificial dentro do varejo abre portas para um atendimento ao cliente mais individualizado. Isso porque os varejistas podem ter dados de cada um cliente, como:

  1. Um melhor histórico de compras;

  2. Os gostos;

  3. Os desejos.;

  4. Por fim, a Idade, sexo e algumas outras coisas.

Com isso, o varejista dá uma caminhada de excelência ao cliente, de um modo mais eficaz, estratégico e também mais inteligente.

2. Melhor gestão do estoque

Através de várias câmeras e sensores, fica mais fácil e prático identificar os produtos presentes no estoque.

Desse modo, é possível criar um plano de controle com dados atuais e atualizados a todo momento, o que gera mais eficácia e uma noção melhor da necessidade de mercado. Isso funciona como rastreamento de frotas com tecnologia GPS feito por uma IA.

3. Achar as tendências comerciais

A inteligência artificial no varejo possibilita a captura e armazenagem de informações estratégicas. Logo, isso ajuda a avaliar e identificar de modo preciso certos padrões e tendências do mercado varejista.

Os benefícios da estratégia

Nos anos que passaram, o comportamento do cliente mudou de modo significativo com a tecnologia. O comportamento é mais receptivo.

A inteligência artificial é um dos principais elementos para compreender as preferências do consumidor, aprimorar o relacionamento com o cliente e fazer abordagens um pouco mais interessantes. A seguir, saiba as principais vantagens dessa solução tecnológica:

Coleta de dados

A tecnologia possibilita que os varejistas armazenem dados dos clientes, tanto nas lojas físicas quanto em espaços digitais.

Por exemplo, de forma presencial, já há sistemas de monitoramento com leitura da expressão dos clientes. Isso auxilia a traçar sentimentos no processo de aquisição.

Já no digital, o comportamento do cliente também pode ser acompanhado. Esses dados ajudam em escolhas estratégicas sobre os hábitos de compra, jornada de compra e em saber as preferências deles.

Automatização de tarefas

Hoje, a automatização, alavancada pela inteligência artificial, permite melhorar várias atividades. Como a gestão de estoque, a nutrição dos clientes na jornada de compra, identificação de gostos de consumo, entre outras coisas.

Desse modo, atividades manuais devem ser trocadas por processos mais ágeis e eficientes. O que otimiza os resultados do varejo por conta da assertividade da automação nos processos.

Satisfação do consumidor da marca

A inovação possibilita a coleta, o monitoramento e a avaliação de informações sobre os processos de compra e conexão com os clientes.

Com isso, é possível se aprofundar mais no conhecimento sobre os gostos e as melhores abordagens, o que dá garantia de mais sucesso nas atividades de vendas, conexão e também no bom atendimento ao consumidor.

Importância da inteligência artificial

Quando se fala em IA, certas empresas do ramo de varejo ainda não entendem a fundo por que ela é tão necessária.

Para começar, falar de uma tecnologia que vai de encontro ao novo perfil de cliente, que espera que tudo tenha uma grande excelência em todos os pontos de contato, com suas empresas preferidas.

Pode-se citar que, algumas empresas grandes, até o ano de 2015, não apresentaram resultados bons. Mas, ao implementar aplicativos e plataformas, onde era possível criar vitrine de produtos, isso fez com que a empresa tivesse um aumento muito grande.

A empresa também permitiu que os clientes tivessem a visualização de todos os produtos que ela oferecia. Os clientes gostam de soluções facilitadoras, ainda mais das empresas que eles gostam.

Outro aspecto significativo do uso da inteligência artificial nas tarefas do varejo é a individualização do atendimento.

Isso acontece pelo cruzamento hierarquizado de informações nos variados canais dados aos clientes, os quais mostram o histórico de compras, desejos e necessidades de cada cliente da empresa.

Dessa forma, é possível, por exemplo, impulsionar campanhas de marketing individuais, dar ferramentas de indicações de produtos, permitir a realização de compras sem ter contato com o vendedor, ajuda em buscas on-line e várias outras atividades.

Considerações finais

O diferencial de competitividade e os números que a inteligência artificial no varejo gera são quase imensuráveis. Essa tecnologia, traz diversas soluções para o comércio, que vai desde a melhoria do setor de vendas ao marketing, ajudando na tomada de decisão.

Estrategicamente, a inteligência artificial faz com que a empresa não cometa erros por conta de decisões baseadas em achismo, ela faz com que o varejo adote a ciência de dados e use isso a seu favor. Por isso, ela é tão importante.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia