06/09/2022 às 12h51min - Atualizada em 06/09/2022 às 12h44min

Quanto tempo dura uma selagem no cabelo

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

A selagem capilar é um serviço comum nos salões e foi desenvolvido para restaurar cabelos severamente danificados.

Ao utilizar a queratina, sua principal fonte, o tratamento auxilia na restauração, na luz, na suavidade e na saúde total dos fios como um todo.

Selagem capilar: definição

Muitas pessoas confundem o efeito do selamento capilar com um método de alisar os cabelos. No entanto, este não é o resultado fornecido.

Este serviço tem como fonte principal a queratina, a qual promove o fechamento da cutícula do cabelo selando, assim, toda a sua base. 


Por não alisar, a finalidade da queratina é possibilitar luz, suavidade e renovação à fibra capilar.

Este procedimento destina-se, principalmente, aos cabelos prejudicados, os quais foram submetidos à exposição prolongada de tintas e de procedimentos químicos, os quais requerem nutrição extensiva.


Ao fechar a cutícula e potencializar os fios, o volume do cabelo é reduzido, passando a sensação de mais liso, mesmo que esse não seja o objetivo. 

Este tratamento pode ser feito, no salão, com o auxílio de um profissional, ou na própria residência da cliente, desde que ela tenha o produto necessário e o utilize conforme as orientações do cabeleireiro.


Esse fato acontece, pois, pode acontecer de o efeito não ser tão bom quanto o esperado e, nessa situação, será necessário voltar a selar logo depois.

Selagem capilar: indicações

Este serviço pode ser realizado em qualquer tipo de cabelo, especialmente nos mais deteriorados.


A selagem profissional age naqueles fios, extremamentes, secos ou que sofreram alguma química.


A queratina apresenta um alto nível de atividade de renovação e, por isso, fica encarregada pelo melhor alinhamento dos fios, resultando em um efeito de redução de volume.

Selagem capilar: como realizá-la

Primeiramente, é essencial lavar o cabelo com um shampoo detox, o qual irá abrir a cutícula e permitirá que o tratamento penetre raiz por raiz. Após, basta adicionar a queratina e espalhar a máscara hidratante pelos fios. Preste atenção nas orientações presentes na embalagem e siga, corretamente, os tempos de descanso descritos nela.

Depois, enxágue e, com a ajuda de uma toalha, retire a sobra de umidade. Para completar o tratamento, seque o cabelo com um secador e sele a mecha com uma prancha. No caso de cabelos cacheados, um difusor é o mais indicado para esse processo de secagem.


Buscando resultados mais duradouros, recomenda-se que o processo de selagem seja realizado em um salão, mas ele também pode ser feito na residência da cliente. Neste caso, você vai precisar de:
 

  • 1 ampola de sérum;
  • 1 colher (sopa) de queratina líquida;
  • 3 colheres (sopa) de máscara de reconstrução;
  • protetor térmico.

Selagem capilar: duração

As selagens podem ser refeitas, em média, de 3 em 3 meses, pois essa é a duração comum do tratamento, podendo variar conforme os cuidados realizados após o uso do produto, como a quantidade de vezes que o cabelo é  lavado ou exposto a produtos químicos e ao cloro.

Selagem capilar: cuidados após

Depois de realizado o serviço, seja ele no salão ou na residência da cliente, devemos nos atentar a alguns cuidados que ajudarão a manter os resultados por longos períodos. Entre eles, podemos mencionar:

  • Não use shampoos detox, que têm efeitos anti-resíduos todos os dias;
  • Reduza a quantidade de vezes que o cabelo é lavado;
  • Use produtos específicos;
  • Após a selagem do cabelo, recomenda-se que nenhum outro tratamento ou procedimento, como coloração ou alisamento, seja realizado no cabelo pelos próximos 3 meses. Isso permitirá que ele recupere a sua base e a sua hidratação.

Selagem capilar: principais dúvidas


A selagem pode ser entendida como um tipo de alisamento?
 

A finalidade dela não é deixar os cabelos lisos, pelo contrário, é permitir a reorganização dos fios reduzindo, assim, o volume deles e garantindo um aspecto liso. Todavia, normalmente, os produtos utilizados para esse serviço não apresentam componentes químicos.


Portanto, não modificam a base dos fios e não conseguem promover o seu alisamento.



Qual a diferença entre a selagem capilar masculina e a feminina?
 

Ela é realizada de maneira igual, porém, geralmente, como os cabelos dos homens são mais curtos, não é preciso utilizar a prancha, basta usar um secador de cabelo.



Grávidas podem realizar a selagem capilar?
 

Podem sim. Mas é extremamente importante ficar atento aos ingredientes usados, pois alguns deles podem ter a presença de substâncias contra indicadas em gestantes.


Portanto, é aconselhável verificar os rótulos dos produtos antes de usar e sempre escolher produtos naturais que não contenham outros ingredientes químicos.



Qual a diferença entre selagem capilar e cauterização?
 

Apesar de métodos parecidos, as duas são tipos de tratamento completamente distintos. A selagem é projetada para reestruturar o fio e requer o uso de um produto combinado. Já a cauterização diz respeito a um nível mais profundo de hidratação e não requer tanto produto na hora de fazê-la.


 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia