05/09/2022 às 16h31min - Atualizada em 05/09/2022 às 16h10min

O que saber sobre vinhos antes de comprá-los?

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

AB Notícia News
Reprodução - Pexels

Primeiramente, é importante você saber que as taças de vinho devem permitir girar a bebida para arejá-la e revelar sua cor. As taças só devem ser enchidas até 1/3 de sua capacidade. Dependendo do tipo e tipo de vinho, a bebida é servida em copos de diferentes formatos e capacidades. 

 

Os vinhos podem ser classificados de várias maneiras. Vale a pena conhecer os tipos de vinhos para saber o que bebemos bem e o que as diferentes características do vinho significam para a sua qualidade, sabor e aroma.

 

A cor do vinho

 

A divisão básica dos vinhos é a sua classificação em termos de cor. Existem três cores básicas de vinho: branco, rosa e vermelho. O vinho tinto é mais frequentemente feito a partir de uma variedade de uva vermelha/preta. A cor do vinho, do vermelho claro ao cereja escuro, vem do pigmento contido nas cascas dos frutos. É liberado no processo de maceração.

 

O vinho tinto costuma ser um pouco mais pesado que o vinho branco e, portanto, é servido com pratos mais pesados.

 

O vinho branco é geralmente feito de uvas brancas. A cor do vinho depende da casta, do grau de envelhecimento e vinificação. Pode ser muito leve, quase transparente, através de palha, esverdeado, amarelo e chá. Esta última cor é obtida graças ao método tradicional georgiano de produção de vinhos brancos. Ao fermentar o suco com o mosto, a cor do vinho é semelhante à do chá. Normalmente, o vinho branco é ligeiramente ácido e mais refrescante do que o vinho tinto.

 

Os vinhos rosés são feitos em um processo semelhante ao vinho tinto. Por outro lado, o segredo da cor rosa do vinho é um processo de maceração curto. 

 

Quando se trata de características, está mais próximo dos vinhos tintos. Geralmente tem um aroma distinto, muitas vezes podemos sentir o amargor nele. No entanto, serve-se vinho rosé, assim como vinhos brancos, ligeiramente refrigerados e combinados com pratos mais leves.

 

O teor de açúcar do vinho

 

O teor de açúcar é a base para outra classificação utilizada na vida cotidiana. A maioria das pessoas distingue entre vinhos doces, meio-doces, meio-secos e secos. Os critérios para rotular uma determinada bebida com um rótulo de vinho doce ou seco parecem simples. É sobre o teor de açúcar por litro de vinho. Isso é chamado açúcar residual. Permanece no vinho após a fermentação estar completa.

 

No entanto, muitas vezes você pode encontrar uma situação em que o vinho seco é mais delicado do que o meio-seco, e o meio-doce é mais doce do que doce. Estas diferenças devem-se, nomeadamente, ao fato de cada país adotar os seus próprios critérios para determinar o grau de doçura do vinho. Além disso, a percepção de acidez no vinho é influenciada não apenas pelo teor de açúcar, mas também pelos taninos, pelo nível de pectinas e pelo teor alcoólico da bebida. 

 

Finalmente, também depende do gosto da pessoa que prova o vinho. Uma pitada de baunilha ou chocolate pode deixar o vinho mais doce, enquanto uma pitada de frutas cítricas fará a bebida parecer azeda.

 

Outras classificações de vinhos

 

Você também pode conhecer a divisão de vinhos devido ao teor de etanol. Vinhos fracos são aqueles que contêm até 10 % de álcool, médios são aqueles com uma força de 10 a 14% de etanol. No entanto, mais de 15 %  já são vinhos fortes.

 

A maioria dos vinhos no mercado são feitos de uvas de uma determinada região, como o saint felicien malbec, por exemplo. No entanto, eles podem ser cultivados com sucesso em qualquer país vinícola.

 

Com essas e outras dicas, você conseguirá acertar na escolha do vinho, e transformar qualquer jantar em uma ocasião especial.

 

Lembrando que deve ser consumido com moderação e bebidas alcoólicas não devem ser consumidas por menores de 18 anos.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia