Todo empreendedor antenado sabe sobre a relevância de ter um Instagram comercial, e também sobre os benefícios que ele proporciona no que podemos falar de relacionamento mais informal e próximo com seus clientes.
Hoje o Instagram tem mais de um bilhão de usuários ativos e 90% deles seguem perfis comerciais.
Portanto, se você quer saber mais sobre como criar um Instagram comercial e como usá-lo para seu negócio e consequentemente obter mais visualizações no instagram, você está no lugar certo, siga com a gente nesse artigo.
Criada em 2016, a versão Business do Instagram veio para atender melhor às necessidades dos consumidores.
O layout é bem parecido com o de uma conta pessoal, mas o perfil profissional apresenta recursos extras às marcas cadastradas. Como acesso a métricas e estatísticas que mostram o engajamento e também o retorno das campanhas pagas.
Essas métricas ajudam muito o empreendedor a saber como está sendo o desempenho de sua campanha para decidir se vai continuar, se vai investir mais ou se vai mudar a estratégica.
O fato é que a conta comercial do Instagram consegue atingir diretamente o público alvo da marca, com muito mais assertividade do que uma campanha offline, por exemplo.
Como no Facebook, o Instagram comercial permite a criação de anúncios pagos, por meio de campanhas ou impulsionamentos.
Se você quiser promover um post, por exemplo, basta clicar no botão promover e já aparecerão vários dados para você preencher: público alvo, duração da campanha, orçamento total e forma de pagamento.
Para quem não tem muito dinheiro para investir em propaganda mas mesmo assim precisa de um alcance mais rápido, é a alternativa ideal.
No caso das campanhas, a orientação é que você só faça se houver necessidade de criar um anúncio com mais opções de segmentação.
Nesse caso, precisa-se que a conta do Instagram comercial esteja vinculada à do Facebook e ao seu Gerenciador de Negócios.
Nesse sentido, as duas estratégias são excelentes formas de conquistar novos seguidores para a marca, e você não precisa fazer muitos anúncios para garantir que estará na telinha do seu público alvo. Pois, alguns já são suficientes, e você não corre o risco de exagerar na exposição.
Ter um perfil comercial no Instagram passa mais credibilidade e profissionalismo para os seguidores da sua empresa/marca.
As pessoas passam muito tempo do seu dia logados no Instagram e por isso você precisa, antes de tudo, fornecer um conteúdo rico e de qualidade.
Para que seja também uma estratégia eficiente para a sua marca, você deve saber que a conta comercial do Instagram oferece diversas vantagens como:
Fornecimento de dados analíticos sobre o perfil dos usuários
Recursos para campanhas e possibilidade de criar anúncios patrocinados
Possibilidade de conexão com o WhatsApp por meio de um botão ou link na bio
Criar uma conta comercial no Instagram é grátis
Você pode analisar os resultados das suas campanhas e anúncios sempre que quiser
Os produtos que você vende podem ser exibidos com mais facilidade
Você consegue atrair leads
Determina a região de alcance das suas publicações
Tem conhecimento de dados específicos sobre os usuários, para determinar as estratégias das próximas campanhas.
São muitos os benefícios, não é mesmo?
É fundamental que você tenha em mente que todas essas vantagens e esses recursos só ajudarão seu negócio a ter resultados melhores.
O maior risco está em não usar todo o potencial da plataforma em favor da sua empresa ou marca.
Mas atente-se porque os recursos devem ser utilizados de maneira correta. Pois, se as estratégias não forem otimizadas, nem as métricas forem analisadas, a função não será eficiente.
Por isso, se você quer que a sua empresa tenha visibilidade e suas campanhas tenham resultados satisfatórios, tire um tempo para estudar mais sobre os recursos e dê a devida atenção para a sua conta comercial no Instagram.
Para criar uma conta comercial no Instagram você deve estar logado no perfil pessoal que você criou.
Para facilitar, trouxemos um passo a passo para que você não tenha dúvidas em como mudar o seu perfil para uma conta comercial:
Clique em sua foto de perfil que está no canto inferior direito e em seguida clique sobre o ícone com 3 linhas, no canto superior direito, e depois clique em configurações, na parte inferior.
Clique em conta
Depois clique em “mudar para conta profissional” – estará no fim da lista como um link na cor azul.
Escolha a opção que melhor descreve o seu objetivo de ter uma conta profissional no Instagram: “criador de conteúdo” ou “empresa”.
Selecione uma categoria que descreve melhor o que você faz e escolha as opções de exibição do perfil.
Se o perfil estiver como privado, autorize a conta a se tornar pública.
Se mais para frente você quiser voltar a ter um perfil pessoal, você pode fazer essa mudança a qualquer momento.
Portanto, basta acessar o menu de configurações, clicar em “conta” e selecionar o link azul que aparecerá no final da página novamente, que diz “mudar para conta pessoal”.
Já vimos que qualquer usuário do Instagram pode ter uma conta profissional na rede, e também vimos que a plataforma disponibiliza várias ferramentas para os perfis de empresa ou criadores de conteúdo, que já não estão disponíveis para quem tem conta pessoal.
Na conta pessoal, o usuário tem acesso às funções básicas da plataforma como: publicação de fotos e vídeos no Feed, Stories, Reels ou IGTV.
Somente em contas pessoais é possível tornar um perfil privado também mas não há acesso a ferramentas que monitoram a audiência e o engajamento das suas publicações.
Qualquer conta criada no Instagram, por padrão será uma conta pessoal, e para alterá-la para profissional é preciso fazer o procedimento que mencionamos no item acima
As contas profissionais do Instagram tem um pacote amplo de ferramentas exclusivas para criação de anúncios, publicações e acompanhamento de estatísticas.
Por meio da aba “insight”, com informações sobre alcance de publicações, gráficos com evoluções de seguidores e interações, além da divisão de dias e horários com melhor desempenho de postagens criadas, é possível ter acesso a essa função que é importante para marcas e criadores de conteúdo, porque elas ajudam a entender o comportamento dos seguidores que estão interagindo com o seu conteúdo.
A famosa “bio” é a primeira coisa que as pessoas veem quando entram no seu perfil. Entre os principais dados, você não pode deixar de colocar:
Nome do negócio
Breve descrição
Página oficial
Informações de contato
Links e informações relevantes, como prêmios recebidos por exemplo.
A bio no Instagram é essencial para deixar claro qual é a proposta de valor da sua empresa ou marca e fortalecer a conexão com as pessoas que te seguem.
A conta comercial do Instagram é fundamental para quem quer explorar sua empresa ou marca por meio de estratégias de marketing digital.
Ou seja, se você quer promover campanhas e criar anúncios, e conseguir medir o desempenho do alcance dessas ferramentas, o Instagram oferece tudo isso de forma fácil e intuitiva.
Basta mudar o perfil de pessoal para profissional e começar a transmitir conteúdo para os consumidores. Afinal, é uma das tarefas mais importantes que todo empreendedor precisa fazer.