02/09/2022 às 13h35min - Atualizada em 02/09/2022 às 13h33min

Como criar um Instagram comercial para seu negócio

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

AB Notícia News
Reprodução - Freepik

Todo empreendedor antenado sabe sobre a relevância de ter um Instagram comercial, e também sobre os benefícios que ele proporciona no que podemos falar de relacionamento mais informal e próximo com seus clientes.

Hoje o Instagram tem mais de um bilhão de usuários ativos e 90% deles seguem perfis comerciais.

Portanto, se você quer saber mais sobre como criar um Instagram comercial e como usá-lo para seu negócio e consequentemente obter mais visualizações no instagram, você está no lugar certo, siga com a gente nesse artigo.

O que é Instagram comercial?

Criada em 2016, a versão Business do Instagram veio para atender melhor às necessidades dos consumidores.

O layout é bem parecido com o de uma conta pessoal, mas o perfil profissional apresenta recursos extras às marcas cadastradas. Como acesso a métricas e estatísticas que mostram o engajamento e também o retorno das campanhas pagas.

Essas métricas ajudam muito o empreendedor a saber como está sendo o desempenho de sua campanha para decidir se vai continuar, se vai investir mais ou se vai mudar a estratégica.

O fato é que a conta comercial do Instagram consegue atingir diretamente o público alvo da marca, com muito mais assertividade do que uma campanha offline, por exemplo.

Como funciona a conta comercial do Instagram?

Como no Facebook, o Instagram comercial permite a criação de anúncios pagos, por meio de campanhas ou impulsionamentos.

Se você quiser promover um post, por exemplo, basta clicar no botão promover e já aparecerão vários dados para você preencher: público alvo, duração da campanha, orçamento total e forma de pagamento.

Para quem não tem muito dinheiro para investir em propaganda mas mesmo assim precisa de um alcance mais rápido, é a alternativa ideal.

No caso das campanhas, a orientação é que você só faça se houver necessidade de criar um anúncio com mais opções de segmentação.

Nesse caso, precisa-se que a conta do Instagram comercial esteja vinculada à do Facebook e ao seu Gerenciador de Negócios.

Nesse sentido, as duas estratégias são excelentes formas de conquistar novos seguidores para a marca, e você não precisa fazer muitos anúncios para garantir que estará na telinha do seu público alvo. Pois, alguns já são suficientes, e você não corre o risco de exagerar na exposição.

Qual a vantagem de ter um perfil comercial no Instagram?

Ter um perfil comercial no Instagram passa mais credibilidade e profissionalismo para os seguidores da sua empresa/marca.

As pessoas passam muito tempo do seu dia logados no Instagram e por isso você precisa, antes de tudo, fornecer um conteúdo rico e de qualidade.

Para que seja também uma estratégia eficiente para a sua marca, você deve saber que a conta comercial do Instagram oferece diversas vantagens como:

  •         Fornecimento de dados analíticos sobre o perfil dos usuários

  •         Recursos para campanhas e possibilidade de criar anúncios patrocinados

  •         Possibilidade de conexão com o WhatsApp por meio de um botão ou link na bio

  •         Criar uma conta comercial no Instagram é grátis

  •         Você pode analisar os resultados das suas campanhas e anúncios sempre que quiser

  •         Os produtos que você vende podem ser exibidos com mais facilidade

  •         Você consegue atrair leads

  •         Determina a região de alcance das suas publicações

  •         Tem conhecimento de dados específicos sobre os usuários, para determinar as estratégias das próximas campanhas.

São muitos os benefícios, não é mesmo?

É fundamental que você tenha em mente que todas essas vantagens e esses recursos só ajudarão seu negócio a ter resultados melhores.

O maior risco está em não usar todo o potencial da plataforma em favor da sua empresa ou marca.

Mas atente-se porque os recursos devem ser utilizados de maneira correta. Pois, se as estratégias não forem otimizadas, nem as métricas forem analisadas, a função não será eficiente.

Por isso, se você quer que a sua empresa tenha visibilidade e suas campanhas tenham resultados satisfatórios, tire um tempo para estudar mais sobre os recursos e dê a devida atenção para a sua conta comercial no Instagram.

Como criar uma conta comercial no Instagram?

Para criar uma conta comercial no Instagram você deve estar logado no perfil pessoal que você criou.

Para facilitar, trouxemos um passo a passo para que você não tenha dúvidas em como mudar o seu perfil para uma conta comercial:

  •         Clique em sua foto de perfil que está no canto inferior direito e em seguida clique sobre o ícone com 3 linhas, no canto superior direito, e depois clique em configurações, na parte inferior.

  •         Clique em conta

  •         Depois clique em “mudar para conta profissional” – estará no fim da lista como um link na cor azul.

  •         Escolha a opção que melhor descreve o seu objetivo de ter uma conta profissional no Instagram: “criador de conteúdo” ou “empresa”.

  •         Selecione uma categoria que descreve melhor o que você faz e escolha as opções de exibição do perfil.

  •         Se o perfil estiver como privado, autorize a conta a se tornar pública.

Se mais para frente você quiser voltar a ter um perfil pessoal, você pode fazer essa mudança a qualquer momento.

Portanto, basta acessar o menu de configurações, clicar em “conta” e selecionar o link azul que aparecerá no final da página novamente, que diz “mudar para conta pessoal”.

Qual a diferença de uma conta pessoal e comercial no Instagram?

Já vimos que qualquer usuário do Instagram pode ter uma conta profissional na rede, e também vimos que a plataforma disponibiliza várias ferramentas para os perfis de empresa ou criadores de conteúdo, que já não estão disponíveis para quem tem conta pessoal.

Na conta pessoal, o usuário tem acesso às funções básicas da plataforma como: publicação de fotos e vídeos no Feed, Stories, Reels ou IGTV.

Somente em contas pessoais é possível tornar um perfil privado também mas não há acesso a ferramentas que monitoram a audiência e o engajamento das suas publicações.

Qualquer conta criada no Instagram, por padrão será uma conta pessoal, e para alterá-la para profissional é preciso fazer o procedimento que mencionamos no item acima

As contas profissionais do Instagram tem um pacote amplo de ferramentas exclusivas para criação de anúncios, publicações e acompanhamento de estatísticas.

Por meio da aba “insight”, com informações sobre alcance de publicações, gráficos com evoluções de seguidores e interações, além da divisão de dias e horários com melhor desempenho de postagens criadas, é possível ter acesso a essa função que é importante para marcas e criadores de conteúdo, porque elas ajudam a entender o comportamento dos seguidores que estão interagindo com o seu conteúdo.

O que colocar na biografia do Instagram profissional?

A famosa “bio” é a primeira coisa que as pessoas veem quando entram no seu perfil. Entre os principais dados, você não pode deixar de colocar:

  •         Nome do negócio

  •         Breve descrição

  •         Página oficial

  •         Informações de contato

  •         Links e informações relevantes, como prêmios recebidos por exemplo.

A bio no Instagram é essencial para deixar claro qual é a proposta de valor da sua empresa ou marca e fortalecer a conexão com as pessoas que te seguem.

Conclusão

A conta comercial do Instagram é fundamental para quem quer explorar sua empresa ou marca por meio de estratégias de marketing digital.

Ou seja, se você quer promover campanhas e criar anúncios, e conseguir medir o desempenho do alcance dessas ferramentas, o Instagram oferece tudo isso de forma fácil e intuitiva.

Basta mudar o perfil de pessoal para profissional e começar a transmitir conteúdo para os consumidores. Afinal, é uma das tarefas mais importantes que todo empreendedor precisa fazer.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia