01/09/2022 às 16h01min - Atualizada em 01/09/2022 às 15h53min

O que é a tecnologia blockchain?

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

AB Notícia News
Reprodução - rawpixel

Considerado por muitos especialistas como a inovação tecnológica mais importante desde a criação da internet, o blockchain pode ser descrito como um avançado banco de dados, uma rede de registros de informações que não podem ser alterados ou excluídos depois de sua verificação. Fazendo uma comparação, é como funciona um livro-razão de um cartório, em que fazemos registros e ninguém altera o que foi escrito.

Essa tecnologia permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa. Na verdade, os dados armazenados no seu banco de dados ficam em blocos interligados em uma cadeia, e esses dados são cronologicamente consistentes porque não é possível excluir nem transformar a cadeia sem a rede aceitar. 

Assim, é possível usar a tecnologia blockchain para criar um ledger inalterável ou imutável para monitorar pedidos, pagamentos,contas e outras transações, já que essa tecnologia possui mecanismos integrados que impedem entradas de transações não autorizadas.

 

Porém, se engana que essa tecnologia só pode ser aplicada no mundo das moedas digitais, como no funcionamento do Bitcoin ou projetos de tokens diferentes como XLM. No momento de sua concepção essa era a ideia, mas com o tempo e com sua evolução, a blockchain mostrou um potencial de uso muito maior do que somente facilitar as transações com criptomoedas.

Embora a primeira rede blockchain tenha sido a do Bitcoim, depois foram criadas outras criptomoedas, como a litecoin e a dogecoin, por exemplo, e essa tecnologia foi se mostrando eficiente para identificar e registrar qualquer tipo de valor, não apenas mudanças financeiras, mas também escrituras dos imóveis, ações na bolsa de valores, identidades digitais, registros de uma cadeia de suprimentos, gestão de dados, etc. As possibilidades são imensas.

 

De uma forma mais ampla, essa tecnologia blockchain pode ajudar a reduzir os custos de instituições bancárias com infraestrutura, podendo gerar uma economia expressiva, principalmente, por sua eficiência operacional em relação aos processos de confirmação e autenticação de transações.

 

Mas, afinal, por que a tecnologia blockchain é importante?

 

Estamos em plena era digital, com cada vez mais informações sendo compartilhadas virtualmente, e é aí que contar com uma tecnologia como a blockchain pode ser de grande ajuda.

Se formos considerar as tecnologias de bancos de dados tradicionais, que precisam lidar  com um número enorme de dados e constantes  desafios na hora de registrar transações financeiras. Por exemplo, ao vender um imóvel, após seu pagamento, a propriedade é transferida para o comprador. 

Embora tanto o comprador quanto o vendedor possam registrar as transações monetárias, isso pode não ser muito seguro, já que o vendedor pode alegar que não recebeu o dinheiro, mesmo que tenha recebido, assim como, o comprador pode alegar ter realizado o pagamento, mesmo que não tenha feito.

 

Assim, visando evitar problemas legais, é preciso a supervisão de uma terceira parte confiável, para validar as transações. Mas, na verdade, a presença dessa autoridade central complica e cria uma maior vulnerabilidade nessa transação, pois se o banco de dados central for comprometido, as duas partes serão afetadas.

E é nessa hora que contar com a tecnologia blockchain pode fazer toda a diferença,  reduzindo esses problemas, ao criar um sistema descentralizado, que seja à prova de violações, para registrar as transações. 

Basicamente, para as transações de imóveis, a blockchain cria um ledger, que é um registro, para o comprador e outro para o vendedor, com todas as transações precisando ser aprovadas pelas duas partes, atualizando, automaticamente, e em tempo real, os dois ledgers. 

Enfim, por toda a segurança oferecida, a tecnologia blockchain já está sendo adotada em diversos setores e, provavelmente, ainda vamos ouvir falar muito nela.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia