01/09/2022 às 12h29min - Atualizada em 01/09/2022 às 12h25min

Etiqueta de envio: como se preparar para a Black Friday

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

AB Notícia News
Reprodução - Karolina Grabowska
Com a aproximação da Black Friday, é importante que os e-commerces façam um planejamento estruturado para aproveitar todos os benefícios que esta data traz para as vendas. Neste contexto, planejar a confecção da etiqueta de envio com antecedência pode ser um grande diferencial para o negócio e, com isso, impactar positivamente os clientes. 
 
A importância da Black Friday para as vendas online
 
A Black Friday é um evento comercial muito popular nos Estados Unidos e é conhecido pelos descontos em produtos de diversas categorias, tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas online. 
 
A data surgiu nos Estados Unidos no século XIX e está diretamente ligada a um dos feriados mais importantes naquele país: o Dia de Ação de Graças. 
 
Vale lembrar que a Black Friday 2022 acontece no dia 25 de novembro. Porém, é muito comum criar ações promocionais especiais para todo o mês de novembro (Black November e Black Week são alguns termos que têm se popularizado nos últimos anos). 
 
O Portal Globo explica que, frente ao cenário econômico desafiador no país, reunindo desemprego, juros e inflação elevados, a Black Friday pode representar um momento de aquecimento do consumo. Entender um pouco sobre a perspectiva do consumidor nesse momento, quais as perspectivas de melhora financeira e intenções de compra para o segundo semestre do ano é relevante para a preparação para a data.
 
Para além disso, as empresas que querem aproveitar a data para aumentar as suas vendas, é necessário lembrar que o planejamento precisa ocorrer muito antes, tais como o estoque, a logística, a encomenda de etiqueta de envio e as campanhas de marketing, por exemplo. 
 
O Portal E-commerce Brasil trouxe alguns insights que foram observados durante a última Black Friday (2021) e que podem servir de análise para a definição de estratégias para a Black Friday 2022:
O “esquenta Black Friday”, semana anterior à quinta-feira pré-Black Friday, tem se consolidado no calendário nacional. Em 2021, o período teve um faturamento de R$ 2,8 bilhões, 31% maior do que em 2020;
Além disso, a quinta-feira teve um crescimento de vendas maior do que a sexta-feira em um comparativo com 2020, crescendo 10% contra 4%;
54% das compras foram feitas à vista, 15,4% parceladas de quatro a nove vezes e 10,6% parceladas em dez vezes.
 
Qual é a importância da etiqueta de envio para a Black Friday?
 
A etiqueta de envio ou etiqueta de frete é utilizada pelas transportadoras para identificar os volumes transportados. Nesta etiqueta consta o nome e endereço do destinatário, assim como as informações do remetente (ou seja, da loja online). 
 
Essas informações são indispensáveis para que a mercadoria chegue ao endereço final com segurança.
 
Porém, é importante pontuar que a etiqueta de envio não dispensa a nota fiscal. Assim, é necessário saber que as transportadoras não aceitam volumes que não estejam acompanhados com a nota fiscal. No geral, a nota fiscal é dobrada, inserida em um pequeno saco plástico e colados na embalagem ao lado da etiqueta de envio.
 
Existem diversos benefícios em usar a etiqueta de envio no e-commerce. Além de padronizar o tamanho para o registro de todas as informações necessárias, elas podem ser encomendadas previamente em uma gráfica para manter a qualidade e não impactar, negativamente, na experiência do cliente até o momento da chegada do produto. 
 
Outras vantagens em produzir a etiqueta de envio em uma gráfica:
Inserção do logo da empresa: é possível inserir o logo da empresa e criar um aspecto mais profissional em todas as entregas. Por outro lado, existe uma economia de tempo utilizando essa alternativa, pois não é necessário cortar o papel manualmente e colar na caixa.
Automatização do processo de postagem: A identificação dos produtos não é feita manualmente, já que esse processo pode ser automatizado e economiza tempo para desempenhar outras atividades muito mais estratégicas. 
Redução de gastos com logística: Os custos com logística também reduzem com a automação e com os procedimentos para expedição dos pedidos pela eliminação ou diminuição de falhas humanas.
 
Para aqueles e-commerces que têm a expectativa de aumentar o volume de vendas durante todo o mês de novembro devido à Black Friday, é importante planejar toda a questão da logística para evitar falhas. E, dentre estes planos, encomendar a etiqueta de envio com uma gráfica com credibilidade é essencial. 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia