Utilizamos a internet diariamente de diversos modos e para diversos fins, tanto para entretenimento, quanto para estudos e trabalho.
Então por que não utilizar a internet também para vender seus produtos e serviços? Isso mesmo, utilizar a internet para fazer seu próprio lucro.
Nos dias atuais, cada vez mais vemos as marcas migrando para o meio digital, colocando-se no mercado online.
Isso ocorreu pois após a pandemia de covid-19, os adeptos às redes sociais dobraram e com isso, novas técnicas surgiram para chamar a atenção de potenciais clientes.
Porém, não foi somente o público que mudou e aumentou, mas a concorrência de produtos e marcas também, por isso surgiram meios de entender e se colocar no mercado digital.
Por isso, surgiram as agências de marketing digital, com o intuito de auxiliar o desenvolvimento de empresas e produtos no meio digital.
Dentro dos trabalhos exercidos por essas empresas está a consultoria SEO.
O Search Engine Optimization é uma ferramenta de marketing digital que interpreta o algoritmo dos buscadores e transforma em caminhos para explorá-los.
O SEO foca em sua colocação nos buscadores, ou seja, em que parte do google você esta aparecendo com os seus produtos?
O ideal é estar na primeira página do google, é lá que a maioria das pessoas para sua pesquisa e encontra o que busca.
Essa colocação na primeira página leva tempo e trabalho contínuo, pois sua concorrência no meio digital é acirrada e por isso você precisa de boas métricas para ranquear no google.
O SEO é um trabalho de médio a longo prazo que explora seu desempenho e colocação nos buscadores, ou seja, com o trabalho feito seus produtos irão subindo nas páginas e ficando visíveis aos olhos dos consumidores.
Este trabalho é essencial para uma boa colocação no mercado, uma vez que na primeira página do google seus cliques e o alcance de seus produtos aumentarão.
O SEO é um conjunto de ações que juntos fazem o resultado visível e contábil, entre as ações temos:
Planejamento estratégico;
Análise do segmento de atuação da empresa e dos concorrentes;
Estudo e pesquisa de palavras-chave;
Produção de conteúdo com qualidade, isto é, conteúdos com relevância.
Melhorias realizadas no interior do site (SEO On Page);
Construção de links em sites de terceiros (estratégia de SEO Off Page conhecida como Link Building);
Otimizações contínuas no site;
E monitoramento de dados e métricas.
Antes de iniciar o trabalho de SEO, os responsáveis pela ação farão uma pesquisa com o cliente, entendendo qual os objetivos em mente para ter certeza das metas a traçar.
O nome desta ação é reunião de briefing, onde a agência conhece e se familiariza com a marca e o produto a ser trabalhado.
A reunião de briefing é um modo de conhecer o cliente e a cultura da empresa, apresenta o projeto a ser desenvolvido e se familiarizar com os clientes.
A relação cliente-empresa é de extrema importância pois quanto mais proximidade existir entre as partes, mais alinhados estarão seus objetivos.
Portanto, se você deseja estar bem colocado no google e consequentemente aumentar seu nicho de vendas, o melhor lugar é o google.