26/08/2022 às 15h46min - Atualizada em 26/08/2022 às 15h35min

Saiba como o COVID-19 afetou a odontologia

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

Conviva Melhor
Reprodução - Nakaridore

A pandemia da COVID 19 mudou a rotina de quase todos os brasileiros. Porém, não se pode deixar de lado os cuidados com a saúde bucal. 

Pelo contrário, inclusive, neste momento todo mundo precisa ficar muito mais atento e rígido com ela. 

Impactos da covid 19 na prática odontológica

Além de ser prejudicial à saúde dos pacientes, o coronavírus causou um grande impacto nas clínicas odontológica, como:

  • Diminuição do fluxo de pacientes;

  • Pessoas com mais problemas bucais;

  • Exposição aos riscos de transmissão;

  • Serviços realizados somente de urgência.

A diminuição dos pacientes nas clínicas odontológicas pode ter resultado em um grande impacto na questão financeira, já que sem pessoas, o consultório não pode funcionar.

Os pacientes passaram a ficar com medo de frequentar as clínicas pelo simples fato de que um dos principais meios de transmissão da Covid 19 é pelas gotículas de saliva. E isso,  pode causar consequências para os dentistas.

Conforme os pacientes reduzem a frequência na clínica odontológica, podem proporcionar um desenvolvimento de doenças bucais,

Caso elas não sejam tratadas através do odonto pme, podem ocasionar até mesmo o alastramento através da corrente sanguínea e a perda do elemento dentário.

Como o coronavírus pode prejudicar a saúde bucal?

Uma das primeiras consequências que podem ter sido aumentadas é justamente a questão dos desgastes dentais e as lesões cervicais.

Neste tempo de pandemia, se os pacientes forem microempreendedores, é importante que ele realize um convênio odontológico para fazer os seus tratamentos, por meio de um plano dentario empresarial.

O desgaste dentário nada mais é do que o uso exacerbado dos dentes, o friccionando e apertando. 

Com isso, promove um desgaste e uma retirada da estrutura dental, e assim, eles vão diminuindo de tamanho.

Então, eles vão diminuindo de tamanho e podem causar outros cenários alterando mordida causando sensibilidades. Nessa situação, é fundamental ir até o dentista do plano odontologico empresarial.

Outra lesão que acontece ligada a esse fato, são as cervicais que são pequenos desgastes na região do dente próxima à gengiva.

Isso faz com que a estrutura do dente vá se perdendo e se deve justamente a questão emocional ou pelo estresse.

Porém, tudo isso só é possível resolver por meio de uma consulta através do plano odonto empresa, por exemplo.

Desse modo, o tratamento é basicamente feito do seguinte jeito, um profissional especializado deve achar possíveis interferências e assim, proteger os dentes. Além de estar sempre observando qualquer movimento estranho na boca.

Dessa maneira, é sempre importante procurar um dentista para que ele possa avaliar esse contexto e promover o melhor tratamento, por meio de um plano odontologico para microempreendedor individual.

Os cuidados com a saúde bucal contra o coronavírus

O sistema imunológico humano serve como uma proteção uma barreira que protege de seres indesejáveis.

Assim, representa a defesa do corpo humano porque são elementos que interagem entre si e dessa forma, a saúde bucal precisa estar em dia para ajudar. 

A saúde começa pela boca, ou seja, não podemos negligenciar a bucal diariamente que é essencial para evitar o surgimento de outros problemas.

Portanto, manter os hábitos de escovação dos dentes após cada refeição ao acordar e dormir, ou fazer uso do fio dental e enxaguante bucal são indispensáveis.

Cuidar da sua alimentação com orientação de um profissional e um nutricionista também é fundamental para manter a sua imunidade alta e ajudar na primeira linha de defesa.

A pele é a principal barreira que o corpo tem contra agentes, a saliva também possui uma substância que mantém a lubrificação da boca e ajuda a proteger contra vírus que podem invadir os órgãos do sistema respiratório digestivo.

Cuide dos seus produtos de higiene individual

Isso acontece porque, a transmissão dos vírus é por pequenas gotículas de saliva e ele fica ativo na superfície por algumas horas.

Então, o uso de creme dental e escova de dentes e uma toalha de rosto precisam ser de uso individual.

Em relação às escovas, é correto que elas não fiquem juntas de forma amontoada e não devem ser compartilhadas.

Caso adquira o vírus, e tenha como um dos sintomas, uma inflamação na garganta, por exemplo, é indicado que troque a escova.

Além do cuidado de lavar as mãos até o pulso e entre os dedos, antes de iniciar a higienização bucal.

Um dos principais cuidados para conter o vírus é lavar bem as mãos e com frequência. Além disso, deve-se evitar ao máximo levar elas até a região do rosto e da boca. 

Por conta disso, é importante aproveitar esse momento difícil para usufruir dos beneficios plano odontologico empresas.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia