19/08/2022 às 11h50min - Atualizada em 19/08/2022 às 11h49min

Saiba como escolher o brinde certo para seus clientes

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Que o cliente é um fator indispensável para o crescimento de uma empresa todo mundo sabe. Mas, como atrair e fidelizar clientes? Como fazê-los retornar?

 

Para isso, várias estratégias podem ser utilizadas, como os brindes. No entanto, escolher o brinde certo para seus clientes não é tarefa fácil e a escolha do brinde pode até mesmo afastar a sua clientela.

 

Sendo assim, leia as nossas sobre como escolher o brinde certo para seus clientes.

Por que oferecer brindes aos seus clientes?

É graças aos clientes que uma empresa cresce. Logo, ele é a peça mais importante para o seu negócio e a empresa precisa mostrar isso ao cliente.

 

Uma das formas demonstrar ao cliente que a empresa o valoriza e que depende dele é oferecer brindes.

 

Ao ganhar o brinde, o cliente sente a necessidade, de forma inconsciente, de retribuir o presente consumindo os produtos ou serviços de sua empresa.

Como escolher o brinde certo para seus clientes

Para escolher o brinde certo é preciso considerar alguns fatores como conhecer seu público, ter um objetivo com o brinde, usar a criatividade e não esqueça de avaliar os resultados. Veja mais sobre cada um desses itens.

  • Conheça seu público.

O brinde certo para seu cliente é aquele que é bonito, prático e funcional. Então, você precisa saber do que seu público gosta, o que combina com ele.

 

Quanto mais interessante for o brinde, mais o cliente irá utilizá-lo e, portanto, terá mais contato com a marca da sua empresa.

  • Defina um objetivo do brinde.

Outro fator determinante para a escolha do brinde é ter um objetivo, isto é, para que a empresa vai oferecer aquele brinde?

 

Para atrair clientes, para fidelizá-los? Por conta de alguma data especial?

  • Surpreenda seu cliente.

Geralmente, as empresas costumam oferecer brindes semelhantes, práticos e mais comuns, como squeezes, agendas e canetas, por exemplo.

 

No entanto, vale a pena ficar atento ao que o seu concorrente oferta aos clientes dele e tentar se destacar oferecendo brindes diferentes.

Porém não esqueça de que o brinde tem que ser algo útil. Se ele ficar numa gaveta ou mesmo se ele for jogado fora, seu objetivo não será alcançado.

  • Cuidado com o design.

Toda empresa deve ter uma identidade visual, através da qual se comunica com o cliente. Assim, o brinde escolhido deve seguir o padrão de cores e formas utilizadas pela marca.

  • Avalie os resultados.

Toda estratégia precisa ser avaliada para verificar a sua eficácia e a necessidade de realizar ajustes. E como oferecer brindes é uma estratégia, periodicamente a empresa deve fazer uma avaliação dos resultados obtidos com a estratégia e constatar se vale a pena ou não continuar utilizando-a.

 

Vale ressaltar que é interessante que o brinde escolhido também tenha a ver com a empresa. Apesar disso, existem algumas opções de brindes que se adequam a qualquer tipo de negócio.

 

Dicas de brindes para seus clientes

Alguns brindes são tradicionais, mas nos últimos tempos os brindes tecnológicos têm sido os preferidos já que são bonitos, úteis e muito desejado por todo mundo. Confira abaixo algumas opções de brindes para seus clientes.

  • Squeee.

  • Copo ecológico.

  • Caneta.

  • Moleskine.

  • Ecobag.

  • Capa para celular.

  • Caixa de som bluetooth.

  • Carregador portátil

  • Fone de ouvido.

Conclusão

Escolher o brinde certo para seus clientes parece tarefa fácil e pode até ser desde que você tenha um objetivo com essa estratégia.

 

Além disso, é preciso conhecer o seu público, saber do que ele gosta, o que ele quer e oferecer brindes bonitos e úteis, que sejam utilizados sempre por seu cliente. Dessa forma, ele se mantém em contato com a marca.

 

Nessa estratégia, você pode utilizar brindes mais tradicionais como canetas, cadernos e squeezes ou apostar em brindes tecnológicos como caixa de som bluetooth, carregador portátil ou fone de ouvido. Qualquer uma dessas opções vai deixar o seu cliente encantado.

 
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