Que o cliente é um fator indispensável para o crescimento de uma empresa todo mundo sabe. Mas, como atrair e fidelizar clientes? Como fazê-los retornar?
Para isso, várias estratégias podem ser utilizadas, como os brindes. No entanto, escolher o brinde certo para seus clientes não é tarefa fácil e a escolha do brinde pode até mesmo afastar a sua clientela.
Sendo assim, leia as nossas sobre como escolher o brinde certo para seus clientes.
É graças aos clientes que uma empresa cresce. Logo, ele é a peça mais importante para o seu negócio e a empresa precisa mostrar isso ao cliente.
Uma das formas demonstrar ao cliente que a empresa o valoriza e que depende dele é oferecer brindes.
Ao ganhar o brinde, o cliente sente a necessidade, de forma inconsciente, de retribuir o presente consumindo os produtos ou serviços de sua empresa.
Para escolher o brinde certo é preciso considerar alguns fatores como conhecer seu público, ter um objetivo com o brinde, usar a criatividade e não esqueça de avaliar os resultados. Veja mais sobre cada um desses itens.
O brinde certo para seu cliente é aquele que é bonito, prático e funcional. Então, você precisa saber do que seu público gosta, o que combina com ele.
Quanto mais interessante for o brinde, mais o cliente irá utilizá-lo e, portanto, terá mais contato com a marca da sua empresa.
Outro fator determinante para a escolha do brinde é ter um objetivo, isto é, para que a empresa vai oferecer aquele brinde?
Para atrair clientes, para fidelizá-los? Por conta de alguma data especial?
Geralmente, as empresas costumam oferecer brindes semelhantes, práticos e mais comuns, como squeezes, agendas e canetas, por exemplo.
No entanto, vale a pena ficar atento ao que o seu concorrente oferta aos clientes dele e tentar se destacar oferecendo brindes diferentes.
Porém não esqueça de que o brinde tem que ser algo útil. Se ele ficar numa gaveta ou mesmo se ele for jogado fora, seu objetivo não será alcançado.
Toda empresa deve ter uma identidade visual, através da qual se comunica com o cliente. Assim, o brinde escolhido deve seguir o padrão de cores e formas utilizadas pela marca.
Toda estratégia precisa ser avaliada para verificar a sua eficácia e a necessidade de realizar ajustes. E como oferecer brindes é uma estratégia, periodicamente a empresa deve fazer uma avaliação dos resultados obtidos com a estratégia e constatar se vale a pena ou não continuar utilizando-a.
Vale ressaltar que é interessante que o brinde escolhido também tenha a ver com a empresa. Apesar disso, existem algumas opções de brindes que se adequam a qualquer tipo de negócio.
Alguns brindes são tradicionais, mas nos últimos tempos os brindes tecnológicos têm sido os preferidos já que são bonitos, úteis e muito desejado por todo mundo. Confira abaixo algumas opções de brindes para seus clientes.
Squeee.
Copo ecológico.
Caneta.
Moleskine.
Ecobag.
Capa para celular.
Caixa de som bluetooth.
Carregador portátil
Fone de ouvido.
Escolher o brinde certo para seus clientes parece tarefa fácil e pode até ser desde que você tenha um objetivo com essa estratégia.
Além disso, é preciso conhecer o seu público, saber do que ele gosta, o que ele quer e oferecer brindes bonitos e úteis, que sejam utilizados sempre por seu cliente. Dessa forma, ele se mantém em contato com a marca.
Nessa estratégia, você pode utilizar brindes mais tradicionais como canetas, cadernos e squeezes ou apostar em brindes tecnológicos como caixa de som bluetooth, carregador portátil ou fone de ouvido. Qualquer uma dessas opções vai deixar o seu cliente encantado.